Indicadores: o que são, quais os tipos e os principais para o seu negócio

Os indicadores podem ser utilizados para guiar decisões importantes, monitorar resultados e servir como base para estratégias de melhoria.
Tayrane
17/08/2023 | 11 min

Seja no mundo dos negócios ou na vida cotidiana, os indicadores são verdadeiros aliados em um cenário onde as informações fluem em uma velocidade avassaladora.

Caso prefira escutar o artigo, dê play no player abaixo:

Para tomadas de decisão que exigem um embasamento analítico, esse recurso é indispensável para fornecer a orientação necessária para dar clareza a dados complexos. 

Mas, para que os indicadores cumpram o seu papel com excelência, é necessário traçar um planejamento estratégico e definir objetivos e metas claras.

Assim, os indicadores podem ser utilizados para guiar decisões importantes da companhia, monitorar resultados e servir como base para estratégias de melhoria no negócio.

Pensando na importância desse elemento para as empresas, elaboramos um post completo sobre o assunto!

Entenda, de uma vez por todas, o que são os indicadores, quais os principais e como utilizá-los para melhorar a performance das suas estratégias!

O que são indicadores?

Antes de explicar o que são indicadores, é importante voltarmos alguns passos para que você compreenda a importância de acompanhá-los. 

Você provavelmente já faz o acompanhamento das métricas no seu negócio, certo?

Esses ativos representados por valores brutos são responsáveis por mensurar o desempenho de uma determinada ação e estratégia, identificando tendências e cenários futuros nas empresas.

Números de visitantes de um site e o volume de leads alcançados são exemplos de métricas. No entanto, esse dado bruto não diz muito quando precisamos de análises mais aprofundadas, e que de fato ajudarão a entender os resultados do negócio.

Nesse caso, é preciso contar com os indicadores para ter uma visão substancial da performance dessas ações, já que eles são, na prática, o desdobramento das métricas

Dessa forma, é possível não apenas saber quantos visitantes o seu site atraiu, mas descobrir quantos deles de fato realizaram alguma ação específica, como conversão em materiais ricos, inscrição em eventos, entre outros.

Por isso, os indicadores precisam ser claros e objetivos, além de relevantes para a estratégia do negócio.

Em resumo, enquanto as métricas apresentam dados brutos, sem desdobramentos relevantes, os indicadores permitem um maior aprofundamento dos dados, fornecendo insights importantes sobre uma campanha ou processo. 

Quais os tipos de indicadores? 

Justamente por sua capacidade de absorver diferentes necessidades de análises, os indicadores são utilizados em diversos segmentos de negócio: da Gestão da Qualidade à Manutenção. A partir de agora, você verá como ele se integra a importantes áreas de atuação!

Gestão da Qualidade

Produtos defeituosos, irregulares ou que descumprem procedimentos pré-definidos: esses são só alguns fatores que podem ser observados quando há um acompanhamento de indicadores na gestão da qualidade.

Ao identificar padrões, problemas e outros dados relevantes, a companhia terá uma visão realista do negócio, o que servirá como insumo para a melhoria da qualidade dos produtos. Mas afinal, quais são os indicadores utilizados na área de Gestão da Qualidade?

1. Indicador de Eficiência

Ideal para identificar desperdícios e melhorar a produtividade, o Indicador de Eficiência permite entender quais recursos serão necessários para a produção de um item.

Ao entender se há uma necessidade de refação do produto e quais recursos utilizar, há um gerenciamento mais assertivo no calendário de entregas e na revisão do orçamento.

2. Indicador de Eficácia

Já o indicador de Eficácia é voltado para a satisfação e fidelidade dos clientes. Nesse caso, realizar pesquisas para entender se os clientes estão satisfeitos com as entregas é uma ação indispensável para empresas que desejam focar na retenção de seus consumidores. 

Assim, você saberá quais são os pontos fortes e fracos do produto, e entenderá quais atributos precisam de melhorias. 

3. Indicador de Efetividade

Você já parou para pensar na influência que seu produto ou serviço exercem na vida dos seus clientes? 

O Indicador de Efetividade é o que vai permitir entender se a sua solução de fato atende às necessidades dos consumidores, e se o seu funcionamento suprem suas expectativas. Uma boa maneira de mensurá-lo é realizando pesquisas com os próprios clientes.

4. Indicador de Atendimento

Nunca se falou tanto na experiência dos consumidores e em como ela impacta no sucesso do seu negócio. 

Afinal de contas, clientes satisfeitos certamente irão indicar o seu produto para outras pessoas, já os insatisfeitos podem migrar para a concorrência o mais rápido possível.

Sendo assim, o indicador de atendimento é fundamental para mensurar a satisfação dos clientes. Nesse caso, se o número de reclamações está acima do esperado, é hora de entender o que precisa ser melhorado. 

5. Indicador de Segurança

O cuidado com a saúde e integridade física dos clientes precisa ser um fator de extrema prioridade em determinados segmentos, sobretudo os referentes ao setor alimentício e de saúde, por exemplo. 

Assim, é crucial que a empresa atenda a todas as normas de segurança, certificações e normas nacionais e internacionais, garantindo não somente a satisfação dos consumidores, como também sua segurança. 

Desempenho

Um dos mais conhecidos e utilizados no mundo dos negócios, os indicadores ou KPIs de desempenho são as métricas responsáveis por mensurar os resultados de campanhas, estratégias e ações com base nos objetivos previamente definidos pela companhia. 

Para garantir sua efetividade, os Indicadores de Desempenho também foram divididos em diferentes métricas.

1. Indicador de lucratividade

Utilizado para medir a eficiência operacional e a rentabilidade de uma empresa, esse indicador tem como objetivo avaliar a capacidade de uma empresa gerar lucro em relação a suas receitas ou investimentos. 

Ao calcular o percentual do lucro, por exemplo, a companhia consegue averiguar se o caminho que o negócio tem seguido é o mais indicado para alcançar os objetivos financeiros. 

Por exemplo, se o faturamento for positivo mas o dinheiro não é visto, pode ser um sinal de que os custos estão elevados, um sinal de alerta para analisar o cenário financeiro de forma mais profunda. 

2. Ticket Médio

Existem três maneiras de mensurar o ticket médio de uma empresa: por cliente, vendas e vendedor. Assim, é possível analisar a performance da área, identificando pontos de melhoria e o que está funcionando bem. 

Ao mensurar o ticket médio por clientes, por exemplo, é possível entender quais deles compram mais e definir ações de engajamento e retenção para essa base. 

Quando o acompanhamento é feito com vendedores, o indicador permite verificar quais profissionais estão se saindo melhor, por exemplo. Assim, fica fácil traçar ações para a melhoria de, como cursos e mentorias. 

3. Nível de serviço de entregas

Responsável por rastrear a qualidade da logística das empresas, este indicador ajuda a medir a eficiência da cadeia de suprimentos e do transporte de uma empresa. Ele avalia, ainda, o desempenho dos fornecedores, como o cumprimento de prazos e a confiabilidade diante das entregas.

4. Taxa de sucesso em vendas

Converter oportunidades em vendas reais é um desafio para boa parte das empresas, por isso, é muito importante mensurar a performance da área comercial do negócio.

Esse processo ajuda a entender se é preciso melhorar a qualificação de leads, aprimorar as habilidades de negociação ou fazer outras alterações para melhorar o desempenho das vendas.

Além de avaliar a eficiência das estratégias e processos de vendas, o indicador permite identificar gargalos no funil de vendas, mapeando, por exemplo, em quais etapas os leads abandonam a negociação. 

banner conheça o ploomes e faça um teste grátis

5. Turnover

Problemas internos podem impactar severamente nas taxas de Turnover, indicador que revela o volume da rotatividade de funcionários em uma empresa. Problemas com lideranças, clima organizacional e a valorização dos profissionais são alguns exemplos de fatores que interferem nessa taxa. 

Processos

Utilizados para avaliar o desempenho dos processos em uma empresa, esse tipo de indicador evidencia se de fato os processos utilizados estão entregando valor para os clientes. Confira os principais:

1. Indicador de qualidade

Criada para avaliar o grau de excelência de um produto ou serviço, o indicador de qualidade ajuda a monitorar a qualidade das soluções oferecidas, permitindo que as organizações identifiquem pontos de melhoria, tomem melhores decisões e garantam que os produtos ou serviços atendam às expectativas dos clientes e aos requisitos estabelecidos. 

Aspectos como desempenho, satisfação do cliente, eficiência de processos, conformidade com normas e regulamentos são, normalmente, avaliados ao acompanhar esse indicador. 

2. Indicador de produtividade

Se o seu objetivo é melhorar a produtividade da equipe, é hora de começar a acompanhar o indicador de produtividade. Além de mensurar o desempenho dos colaboradores, ele ajuda a entender se as condições de trabalho são favoráveis para a entrega de bons resultados. Assim, é possível entender o que precisa ser ajustado sem que haja uma sobrecarga de trabalho. 

3. Lead Time

O Lead Time é o indicador para quem precisa entender o tempo que um processo leva para ser executado. Além de auxiliar na agilidade das entregas, ele ajuda a entender a eficiência dos processos, identificar gargalos e atrasos, melhorar a previsibilidade e otimizar as operações.

4. Indicador de rentabilidade

Embora tenha aspectos similares ao indicador de lucratividade, a rentabilidade fornece dados gerais a respeito da capacidade de uma empresa de gerar lucros. 

A taxa ajuda a compreender o nível de eficiência na utilização de recursos e tomar decisões mais estratégicas a respeito da saúde financeira do negócio. 

Manutenção

Capaz de fornecer insights valiosos a respeito do desempenho dos equipamentos, eficiência dos processos de manutenção e a saúde geral dos ativos, os indicadores de manutenção ajudam a identificar tendências de falhas, padrões de desgaste e oportunidades para melhorar a confiabilidade e a disponibilidade desses equipamentos. Vamos aos indicadores!

1. MTBF (Tempo Médio em Falhas)

Indicador fundamental para mensurar a confiabilidade dos equipamentos utilizados em fábricas, o MTBF é capaz de medir o tempo médio de funcionamento de ativos reparáveis entre falhas. Assim, ao mensurar cada equipamento deve individualmente, é possível identificar todo o ciclo de vida da ferramenta, entendendo quando realizar a manutenção preventiva e inspeções. 

2. MTTR (Tempo Médio de Reparo)

Já o MTTR identifica o tempo médio de reparo de um equipamento após uma falha. Assim, é importante realizar esforços para que esse indicador se mantenha sempre baixo, já que quanto mais tempo o equipamento passa em manutenção, menor é o período que a companhia gera lucros a partir do produto confeccionado por meio desse ativo.

O ideal é que a equipe faça manutenções preditivas, averiguando constantemente a saúde das máquinas.

3. Disponibilidade

Já a disponibilidade refere-se ao tempo em que um ativo é capaz de executar sua função sem apresentar falhas. Dessa forma, o indicador é mensurado a partir da porcentagem relacionada à disponibilidade de um equipamento em um determinado período. 

4. Confiabilidade

Embora este indicador pareça similar ao anterior, a confiabilidade prevê a probabilidade de um recurso executar sua função em um determinado intervalo de tempo, enquanto o cálculo da disponibilidade tem como base a porcentagem de execução da demanda. 

5. Backlog

Já o Backlog indica a relação às demandas pendentes e a capacidade de atendê-las, ou seja, o tempo disponível para realizar o serviço. Na prática, trata-se de todas as atividades que precisam ser feitas, divididas em tarefas planejadas, programadas, executadas e pendentes.

6. CMF (Custo de Manutenção sobre Faturamento)

O CMF mede quanto a empresa precisa investir em manutenção de seus equipamentos em relação à receita que ela gera, mostrando-se uma ferramenta importante para avaliar a saúde financeira e a eficiência operacional de uma empresa. 

7. CPMV (Custo de manutenção sobre valor de reposição)

Outro indicador financeiro muito importante é o CPMV, que avalia os custos de manutenção de ativos de uma empresa em relação ao seu valor de reposição. Ele identifica se é mais vantajoso manter um ativo ou comprar um novo, sobretudo em equipamentos de alta criticidade. 

Como usar esses indicadores para melhorar o seu negócio

Quando os objetivos da companhia são estabelecidos, é fundamental escolher os indicadores adequados que possam medir o progresso em direção ao alcance de resultados.

O ideal é estabelecer metas mensuráveis, que devem servir como pontos de referência para avaliar o desempenho da empresa em relação aos indicadores.

Dessa forma, a análise de dados permitirá a identificação de gargalos e pontos de desenvolvimento no negócio, favorecendo a criação de estratégias direcionadas e eficientes para a melhoria da performance da organização. 

Normalmente, essa tarefa envolve a revisão de processos, a implementação de novas tecnologias, o treinamento da equipe, entre outras ações. 

Lembre-se, ao realizar o monitoramento contínuo, você conseguirá identificar rapidamente se as estratégias estão produzindo os resultados esperados.

Conclusão

Agora que você já conhece os principais tipos de indicadores, que tal se aprofundar no tema para entender mais sobre os indicadores de vendas

Além de permitir um maior controle da área comercial, eles ajudam a tomar decisões mais estratégicas.

Confira nosso conteúdo completo sobre o assunto no link acima e saiba quais indicadores comerciais sua empresa precisa acompanhar.

banner conheça o ploomes e solicite uma demonstração

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.