Diversidade e inclusão: o que é, importância e como promover na sua empresa

Diversidade envolve diferentes grupos sociais, já a inclusão foca no acolhimento equitativo desses grupos. Veja como promover na sua empresa.
07/11/2024 | 7 min
diversidade e inclusão

Diversidade e inclusão são dois termos entre os mais presentes no dia a dia de uma empresa moderna, ao menos é assim que deveria ser.

Investir nessas áreas serve para mostrar aos colaboradores a preocupação do negócio em dar voz às pessoas, demonstrando a vontade de ouvir diferentes opiniões que podem contribuir para o crescimento da empresa e dos profissionais que nela trabalham.

Falar sobre esses dois tópicos é cada vez mais necessário, por isso, se você tem dúvidas de como ou por onde começar, preparamos este conteúdo para mostrar o que é diversidade e inclusão e como trabalhá-los na sua empresa.

O que é diversidade e inclusão?

Os temas diversidade e inclusão estão em alta no mundo corporativo e nas boas práticas de gestão, mas você sabe o que cada um deles significa?

Basicamente, é assim:

  • Diversidade: é aquilo que é diferente, variado, que representa a multiplicidade;
  • Inclusão: é o ato de incluir ou acrescentar algo, adicionando coisas ou pessoas a núcleos dos quais não faziam parte.

Junto, ambos os termos buscam garantir um ambiente de trabalho plural, onde todas as individualidades são respeitadas e há um clima de respeito e segurança para que cada um seja quem é.

Qual a diferença entre diversidade e inclusão?

Para explicar a diferença entre diversidade e inclusão, imagine que você está em uma sala com outras pessoas. Dessas, cinco são homens e cinco são mulheres, sendo que há cinco pessoas brancas e cinco negras, cinco heterossexuais e cinco homossexuais. 

A diversidade é sobre quem está nessa sala, ou seja, indivíduos de diferentes idades, estilos e gostos pessoais. A inclusão é sobre como essas pessoas são tratadas, se todas têm o mesmo direito de fala e se são levadas em consideração.

Se ao menos um desses profissionais não se sente à vontade para expressar suas opiniões, é um sinal claro de que tem algo errado e que precisa ser revisto.

Qual é a importância da diversidade e inclusão no contexto organizacional?

Em um contexto organizacional, a diversidade e inclusão ajudam a manter a longevidade e a sustentabilidade do negócio. Isso porque empresas que são diversas e inclusivas tendem a trabalhar mais com a criatividade e desenvolver soluções eficazes para quaisquer problemas.

Uma pesquisa da Viewpoint, em 2022, mostrou que 60% das empresas entrevistadas concordam que diversidade e inclusão melhoram o desempenho do negócio. Além disso, cerca de 58% acreditam que boas práticas de diversidade e inclusão ajudam a atrair e reter talentos.  

Empresas entre as 25% mais diversas do seu nicho, conforme estudo da McKinsey & Company, são 36% mais lucrativas do que as demais. Quando é uma mulher no cargo de CEO, este lucro chega na casa dos 50%.

Quais são os principais benefícios de implantar diversidade e inclusão nas empresas?

Implantar diversidade e inclusão em uma empresa só traz benefícios a curto, médio e longo prazo. Veja quais são os principais e o que você pode esperar de cada um:

Redução da rotatividade

Reduzir a rotatividade de funcionários é um dos principais objetivos de qualquer negócio, já que isso significa diminuir os gastos com novas contratações e treinamentos para integrar os colaboradores à equipe. 

Quando um profissional se sente incluído e valorizado, ele tende a ficar mais satisfeito com seu próprio trabalho e com a empresa, o que reduz as chances dessa pessoa buscar uma oportunidade em outro negócio. 

Aumento da motivação e engajamento dos colaboradores

Colaboradores motivados são mais felizes e, como consequência, mais produtivos no trabalho. De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, quando ficam engajados, os profissionais são cerca de 31% mais produtivos.

A pesquisa também apontou que esses mesmos colaboradores conseguem ser até três vezes mais criativos. Isso significa que por meio da diversidade e inclusão é possível alcançar a motivação, que traz ganhos na produtividade e no aumento do engajamento.

Melhora do ambiente corporativo

Outro benefício visível quando uma empresa trabalha com diversidade e inclusão é a criação de um ambiente corporativo mais harmonioso e respeitoso para todos. 

Quando uma pessoa entende e respeita as diferenças das demais e vice-versa, os conflitos internos tendem a diminuir e a comunicação entre os colaboradores se torna mais transparente. A chave aqui é o respeito mútuo fomentado entre todos.

Quais são os principais grupos de diversidade e inclusão nas empresas?

Dentro do tema diversidade e inclusão, existem os grupos sociais que estão mais em foco, afinal, o mundo corporativo possui um vasto histórico negativo quanto ao tratamento dado a essas pessoas.

Para facilitar o entendimento, separamos cada grupo e explicamos o que a empresa deve fazer para garantir os mesmos direitos a esses profissionais.

1. Gênero

A diversidade de gênero nas empresas, principalmente em cargos de liderança, é uma das pautas mais em alta no momento.

Precisa ser papel da empresa oferecer garantias de que homens, mulheres e pessoas que se identifiquem de qualquer outra maneira tenham as mesmas oportunidades de crescimento no negócio, sem nenhum tipo de descriminação.

Boas práticas incluem a paridade salarial e o combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.

2. Etnia

Quando se trata de etnia, o ponto principal de entendimento é que bons profissionais não se resumem a uma fisionomia.

Dar oportunidades para pessoas de diferentes origens culturais e raciais promove a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, demonstrando o compromisso da empresa em dar as mesmas oportunidades de crescimento a todos.

3. Orientação sexual

O estereótipo do homem hétero e branco dentro do mercado já quase não existe mais, e isso é ótimo para garantir o desenvolvimento de todos os setores.

A inclusão de colaboradores LGBTQIAP+ expande a diversidade do negócio. É preciso, no entanto, promover constantemente a conscientização sobre a importância de não haver qualquer tipo de descriminação ou outras formas de preconceito contra esse grupo.

4. Pessoas com deficiência

A lei brasileira nº 8.213/91 determina que empresas com um determinado número de funcionários devem reservar uma quantidade de vagas para Pessoas com Deficiência (PCDs).

Mais do que cumprir com a lei, porém, é fundamental que essa iniciativa parte da própria empresa, demonstrando entendimento de que deficiências não excluem essas pessoas do mercado de trabalho ou diminuem suas chances de obter ótimos resultados. 

5. Idade

O etarismo é a prática de descriminar pessoas por conta da idade. Nas empresas, isso é algo que deve ser totalmente abolido por meio da criação de vagas para pessoas com uma idade mais avançada.

É possível que o negócio se aproveite do vasto conhecimento dessas pessoas para melhorar a qualidade das entregas aos clientes, assim como para a troca de informações com os mais jovens.

Como promover a diversidade e inclusão na sua empresa? Confira 5 passos!

Além de tudo o que você leu até aqui, existem boas práticas que servem para promover a diversidade e a inclusão dentro de uma empresa e que podem ser aplicadas por qualquer negócio.

Veja os 5 passos para criar um ambiente mais diverso e inclusivo:

1. Incentive uma cultura organizacional inclusiva

Diversidade e inclusão são assuntos que devem começar a ser tratados de cima na hierarquia da empresa. 

Ao aplicar e incentivar uma cultura organizacional que coloque em primeiro lugar o respeito entre todos, isso muda o ambiente do negócio direto na sua raiz.

2. Garanta um processo seletivo diverso e sem vieses

Exigir um perfil estético dos candidatos é algo completamente ultrapassado, por isso, é importante que o processo seletivo para qualquer vaga na sua empresa seja aberto a reconhecer o talento de bons profissionais, independente de aparência física.

3. Crie um comitê de diversidade

Abra a oportunidade para que um grupo de colaboradores da empresa monte um comitê para cuidar de questões de diversidade e inclusão, seja por meio de eventos, palestras ou outras ações.

4. Desenvolva políticas de valorização e acolhimento

Invista em políticas e códigos de conduta que incentivem a valorização das diferenças e a tolerância zero a qualquer tipo de preconceito dentro e fora das instalações da empresa.

5. Estabeleça KPIs de RH para a diversidade e inclusão

Delegue ao setor de Recursos Humanos a tarefa de monitorar indicadores-chave de desempenho (KPIs) para as áreas de diversidade e inclusão.

Isso envolve contabilizar a quantidade de pessoas negras, LGBTQIAP+, mulheres, pessoas de outras etnias, entre outros grupos que fazem parte da empresa. Dessa forma, é possível entender qual parcela do total de colaboradores essas pessoas representam e o que é preciso fazer para aumentar esse número ou apenas incentivar o respeito às diferenças.

Saiba como criar um clima organizacional na sua empresa

Diversidade e inclusão têm relação direta com o ambiente que há na sua empresa. Se não existe uma valorização às diferenças, o respeito não é perpetuado e as coisas podem sair do controle rapidamente.

Quer evitar isso? Leia agora o conteúdo sobre clima organizacional que preparamos para mostrar como melhorar o do seu negócio.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.