Blog da Ploomes

Design de Proposta Comercial: como uma boa apresentação vende mais

O alvo de toda empresa é conquistar consumidores, uma vez que é isso que a manterá no mercado. Sendo assim, saber como explorar o design de uma proposta comercial é algo fundamental para o sucesso do negócio.

Vale lembrar também que a proposta comercial é uma ferramenta de persuasão e deve ajudar a fechar o negócio. Por isso, deve resumir ao cliente os benefícios da compra do seu produto/serviço, os valores atrelados a ele e os métodos de pagamento, de modo que passe confiança e credibilidade.

Principalmente, porque mais pessoas podem utilizar a sua proposta para ajudar durante a tomada de decisão sem ter participado do processo de venda, ou seja, longe da área de influência do seu vendedor. 

Nesse sentido, vale a pena pensar se o design da proposta comercial deve ser adaptado à impressão, por exemplo, para facilitar seu uso em reuniões por parte dos potenciais clientes.

Nesse sentido, vale a pena pensar se a proposta deve ser adaptada a impressão, por exemplo, para facilitar seu uso em reuniões por parte dos potenciais clientes.

No post de hoje explicaremos como um design bem-feito pode contribuir para alavancar as vendas da sua empresa. Não deixe de conferir!

Organização

É muito importante atentar para o fato de que o design de sua proposta comercial precisa estar bem organizado. Saiba que qualquer motivo de incoerência prejudicará a sua imagem e poderá acarretar na perda do cliente.

Para isso, verifique cuidadosamente se as informações descritas então bem organizadas e de fácil entendimento. O texto necessita estar dividido em parágrafos pequenos, pois, quando muito longos, tendem a tornar a leitura cansativa.

Além disso, procure escrever períodos menores e com sentido completo. Tome muito cuidado com a pontuação durante o desenvolvimento de seu texto, pois a inadequação do uso de vírgula e ponto final fará com que a sua redação fique desorganizada ou com duplo sentido.

Lembre-se de que um texto bem escrito chamará a atenção do seu lead de forma positiva, o que contribuirá para que a equipe de vendas feche o negócio.

Cronograma

É essencial que a proposta comercial tenha um cronograma para que o cliente possa compreender a data de entrega do serviço/produto que ele está adquirindo.

Não há problema se o seu vendedor não tenha uma data certa, desde que ele fale sobre uma possível entrega, ou seja, estabeleça uma previsão. Ele precisa estar ciente que o cliente espera por informações e, caso ele deixe isso em aberto, poderá criar uma má experiência para o cliente.

Além disso, é preciso que tudo seja feito com seriedade, pois caso haja um atraso muito grande na data prevista, isso não será bom para os negócios.

Powered by Rock Convert

Nesse caso, é recomendável que você utilize em sua organização um software de CRM. Visto que essa ferramenta permite a automação de propostas, facilitando a inclusão de informações importantes, como o prazo que a distribuidora demorará para se deslocar para aquele determinado local, assim como as características dos produtos incluídos.

Escopo

dados design de proposta comercial
Antes de tudo, defina o escopo do projeto com o cliente

O escopo é o item onde você define como o serviço será feito, quais materiais serão necessários e quantos funcionários estarão envolvidos. É importante que o cliente saiba disso com clareza para que depois não alegue que a empresa não cumpriu com o combinado.

Você pode modificá-lo ao longo do percurso, até que o serviço esteja pronto. Ainda assim, o cliente precisa entender que o que não foi definido inicialmente poderá não se encaixar agora, caso não seja viável para a empresa.

É claro que isso não impede o vendedor deve oferecer o máximo possível para agradar o seu cliente, uma vez que a experiência de compra atualmente é um grande diferencial para o sucesso de um negócio.

Design

O design da sua proposta comercial é essencial para a atração. Por isso, quando bem elaborado, a chance de fechar negócio é maior. Sendo assim, o layout precisa ser bem-feito para que a venda seja bem-sucedida. Veja abaixo o que precisa estar presente no design da sua proposta comercial.

Identificação da empresa e da proposta

É importante que a identificação da empresa e da proposta estejam bem visíveis em seu layout. Por isso, nunca se esqueça de colocar a logo da sua empresa — preferencialmente, em uma proposta escrita, no lado esquerdo superior da folha — para que todos possam identificar a sua organização.

Detalhamento dos objetivos

Outo item fundamental que deve constar em seu layout é o detalhamento dos objetivos do serviço/produto que a sua empresa oferece para o seu cliente. Por exemplo, você pode dizer que o serviço adquirido gerará lucro para o negócio do seu consumidor.

Detalhe os objetivos da forma mais positiva possível — sem enganar a pessoa — para que o seu time de vendas conquiste o cliente. Lembre-se que é isso que ele busca em um vendedor.

Descrição do produto ou serviço oferecido

Neste ponto a honestidade é a palavra-chave! É preciso descrever o produto ou serviço oferecido com precisão. Além disso, é bom deixar claro ao seu consumidor todas as precauções que ele deve tomar para garantir o bom funcionamento do produto comprado, por exemplo.

A precificação dos itens

Por fim, sempre esclareça os valores para o cliente. Deixe claro que alterações em algum outro momento do processo poderá ser cobrado um preço específico, caso seja o procedimento da empresa.

Nunca engane o seu consumidor quanto ao valor a ser pago. Caso o  vendedor queira dar um desconto para o cliente, a proporção desse desconto precisa ser dita a ele, pois isso ajudará a conquistá-lo também.

Novamente, um software de CRM poderá ajudá-lo a controlar esses valores. Isso porque o uso de campos inteligentes pode incluir cálculos de valor de produto/serviços (inclusive com impostos) de maneira automática.

O design da proposta comercial reflete a identidade da empresa

Você aprendeu neste post sobre como um bom design de proposta comercial é essencial para que a sua empresa feche muitos negócios. Além disso, você viu que um layout bem elaborado é fundamental para conquistar os seus clientes. Portanto, coloque todos esses ensinamentos em prática para o sucesso da sua empresa.

Então, gostou do  texto sobre como fazer um excelente modelo de proposta comercial para que a sua empresa possa vender mais? Pois bem, agora assine a nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações em sua caixa de entrada!

Powered by Rock Convert
Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial