A importância do design de proposta Comercial: como uma boa apresentação vende mais

Saber como explorar o design de proposta comercial é algo fundamental para o sucesso do negócio. Veja como fazer uma proposta matadora!
Tayrane
10/01/2023 | 5 min

O alvo de toda empresa é conquistar consumidores, uma vez que é isso que a manterá no mercado. Sendo assim, saber como explorar o design de uma proposta comercial é algo fundamental para o sucesso do negócio.

Vale lembrar também que a proposta comercial é uma ferramenta de persuasão e deve ajudar a fechar o negócio. Por isso, deve resumir ao cliente os benefícios da compra do seu produto/serviço, os valores atrelados a ele e os métodos de pagamento, de modo que passe confiança e credibilidade.

Principalmente, porque mais pessoas podem utilizar a sua proposta para ajudar durante a tomada de decisão sem ter participado do processo de venda, ou seja, longe da área de influência do seu vendedor. 

Nesse sentido, vale a pena pensar se o design da proposta comercial deve ser adaptado à impressão, por exemplo, para facilitar seu uso em reuniões por parte dos potenciais clientes.

Nesse sentido, vale a pena pensar se a proposta deve ser adaptada a impressão, por exemplo, para facilitar seu uso em reuniões por parte dos potenciais clientes.

No post de hoje explicaremos como um design bem-feito pode contribuir para alavancar as vendas da sua empresa. Não deixe de conferir!

Organização

É muito importante atentar para o fato de que o design de sua proposta comercial precisa estar bem organizado. Saiba que qualquer motivo de incoerência prejudicará a sua imagem e poderá acarretar na perda do cliente.

Para isso, verifique cuidadosamente se as informações descritas então bem organizadas e de fácil entendimento. O texto necessita estar dividido em parágrafos pequenos, pois, quando muito longos, tendem a tornar a leitura cansativa.

Além disso, procure escrever períodos menores e com sentido completo. Tome muito cuidado com a pontuação durante o desenvolvimento de seu texto, pois a inadequação do uso de vírgula e ponto final fará com que a sua redação fique desorganizada ou com duplo sentido.

Lembre-se de que um texto bem escrito chamará a atenção do seu lead de forma positiva, o que contribuirá para que a equipe de vendas feche o negócio.

Cronograma

É essencial que a proposta comercial tenha um cronograma para que o cliente possa compreender a data de entrega do serviço/produto que ele está adquirindo.

Não há problema se o seu vendedor não tenha uma data certa, desde que ele fale sobre uma possível entrega, ou seja, estabeleça uma previsão. Ele precisa estar ciente que o cliente espera por informações e, caso ele deixe isso em aberto, poderá criar uma má experiência para o cliente.

Além disso, é preciso que tudo seja feito com seriedade, pois caso haja um atraso muito grande na data prevista, isso não será bom para os negócios.

Nesse caso, é recomendável que você utilize em sua organização um software de CRM. Visto que essa ferramenta permite a automação de propostas, facilitando a inclusão de informações importantes, como o prazo que a distribuidora demorará para se deslocar para aquele determinado local, assim como as características dos produtos incluídos.

Escopo

O escopo é o item onde você define como o serviço será feito, quais materiais serão necessários e quantos funcionários estarão envolvidos. É importante que o cliente saiba disso com clareza para que depois não alegue que a empresa não cumpriu com o combinado.

Você pode modificá-lo ao longo do percurso, até que o serviço esteja pronto. Ainda assim, o cliente precisa entender que o que não foi definido inicialmente poderá não se encaixar agora, caso não seja viável para a empresa.

É claro que isso não impede o vendedor deve oferecer o máximo possível para agradar o seu cliente, uma vez que a experiência de compra atualmente é um grande diferencial para o sucesso de um negócio.

Design

O design da sua proposta comercial é essencial para a atração. Por isso, quando bem elaborado, a chance de fechar negócio é maior. Sendo assim, o layout precisa ser bem-feito para que a venda seja bem-sucedida. Veja abaixo o que precisa estar presente no design da sua proposta comercial.

Identificação da empresa e da proposta

É importante que a identificação da empresa e da proposta estejam bem visíveis em seu layout. Por isso, nunca se esqueça de colocar a logo da sua empresa — preferencialmente, em uma proposta escrita, no lado esquerdo superior da folha — para que todos possam identificar a sua organização.

Detalhamento dos objetivos

Outo item fundamental que deve constar em seu layout é o detalhamento dos objetivos do serviço/produto que a sua empresa oferece para o seu cliente. Por exemplo, você pode dizer que o serviço adquirido gerará lucro para o negócio do seu consumidor.

Detalhe os objetivos da forma mais positiva possível — sem enganar a pessoa — para que o seu time de vendas conquiste o cliente. Lembre-se que é isso que ele busca em um vendedor.

Descrição do produto ou serviço oferecido

Neste ponto a honestidade é a palavra-chave! É preciso descrever o produto ou serviço oferecido com precisão. Além disso, é bom deixar claro ao seu consumidor todas as precauções que ele deve tomar para garantir o bom funcionamento do produto comprado, por exemplo.

A precificação dos itens

Por fim, sempre esclareça os valores para o cliente. Deixe claro que alterações em algum outro momento do processo poderá ser cobrado um preço específico, caso seja o procedimento da empresa.

Nunca engane o seu consumidor quanto ao valor a ser pago. Caso o  vendedor queira dar um desconto para o cliente, a proporção desse desconto precisa ser dita a ele, pois isso ajudará a conquistá-lo também.

Novamente, um software de CRM poderá ajudá-lo a controlar esses valores. Isso porque o uso de campos inteligentes pode incluir cálculos de valor de produto/serviços (inclusive com impostos) de maneira automática.

O design da proposta comercial reflete a identidade da empresa

Você aprendeu neste post sobre como um bom design de proposta comercial é essencial para que a sua empresa feche muitos negócios. Além disso, você viu que um layout bem elaborado é fundamental para conquistar os seus clientes. Portanto, coloque todos esses ensinamentos em prática para o sucesso da sua empresa.

Então, gostou do  texto sobre como fazer um excelente modelo de proposta comercial para que a sua empresa possa vender mais? Confira como o Ploomes pode te ajudar nesse processo com nosso gerador de propostas comerciais.

banner ploomes teste grátis

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.