Confira 9 benefícios da proposta comercial online

Você sabe o que é uma proposta comercial? Veja neste post os 9 benefícios de uma proposta comercial online. Clique e confira!
Lucas
10/04/2021 | 6 min
Cinco pessoas trabalhando na elaboração de uma proposta comercial online

Um dos bens mais valorizados na vida profissional é o tempo. Por isso, novidades em processos e tecnologias são diariamente desenvolvidas com o objetivo de economizar recursos e tempo. No ambiente de negócios, apostar na versão de uma proposta comercial online pode ser uma alternativa bastante vantajosa.

Depois de um trabalho bem-sucedido de prospecção e de uma abordagem convincente, a conversão pode depender da agilidade do vendedor em aproveitar o momento favorável de seu comprador.

A proposta comercial é pautada na pesquisa realizada durante o atendimento e direcionada à solução das necessidades do cliente. Ela tem papel determinante na decisão para o fechamento. Sendo assim, você sabe como desenvolver uma proposta online de qualidade e quais benefícios práticos ela pode trazer?

É o que nós mostraremos a partir de agora. Continue a leitura e confira!

Benefícios da proposta comercial online

Manter um modelo padronizado de proposta de venda contribui para a rotina de trabalho ao gerar economia e produtividade. São vários os impactos desse recurso:

1. Passar uma imagem de modernidade

Uma empresa que demonstra cuidado em se modernizar, apresentando inovação e tecnologia em todos os setores e procedimentos, costuma ser vista com bons olhos pelo público.

Um documento digital bem elaborado, com layout e formato atraentes e que é enviado com rapidez e precisão passa essa boa impressão de investimento em qualidade.

2. Oferecer mais detalhes do produto

Independentemente de o vendedor ter feito um trabalho minucioso de apresentação do produto ou serviço, a proposta traz a possibilidade de acrescentar detalhes e informações que ficarão a critério do cliente acessar ou não.

3. Reduzir custos

O envio da proposta online elimina uma série de etapas dispendiosas no processo — como impressão em papel, deslocamento e tempo de trabalho.

4. Otimizar tempo para elaboração da proposta

Por se tratar de um modelo padronizado, o tempo de elaboração passa a ser tempo de preenchimento, otimizando o procedimento.

5. Tornar mais prático o trabalho do vendedor

Com um processo automático de cálculo e preenchimento da descrição técnica, os ajustes adicionais que serão realizados pelo vendedor diminuem consideravelmente.

6. Reduzir erros de cálculo

Um documento com cálculos padronizados também ajuda na redução de erros de cálculo. Há possibilidade de programar operações de impostos e frete descartando contas manuais, passíveis de engano.

7. Manter um histórico digital

Em uma realidade onde a estratégia de CRM é indispensável para a gestão de relacionamento com o cliente, manter registro das negociações é indispensável. Ter acesso rápido e organizado às propostas enviadas e preços praticados facilita atendimento, pós-venda e novas oportunidades de vendas.

8. Mostrar competitividade

Em alguns setores, a concorrência atua de maneira muito forte — no entanto, uma proposta bem elaborada e profissional pode surpreender. A gestão de propostas deve ser elevada a um patamar técnico e criterioso para transmitir autoridade e confiança.

9. Levar comodidade ao cliente

Muitos compradores preferem receber a proposta de forma online para analisar com calma, rever valores e discutir internamente em sua própria empresa — eles também conseguem economizar tempo ao evitar novas visitas e reuniões.

Uma proposta comercial online contribui para economia de tempo, para a celeridade dos processos e promove maior controle sobre as negociações. É uma importante solução para acelerar as vendas e dar suporte à equipe. Para facilitar ainda mais, existem sistemas prontos desenvolvidos para essa função.

Como realizar uma proposta comercial online?

Para não correr o risco de perder a negociação em função do tempo de espera para o desfecho, o vendedor pode ter um padrão elaborado cuidadosamente com todos os detalhes necessários — dados da empresa, descrição do produto, cálculos de taxas e impostos, preço e prazo, por exemplo.

Confira também:

Formato — deve ser atrativo

Pense em um layout estruturado, com as informações bem distribuídas de forma a chamar a atenção para uma essência objetiva. Textos muito longos tendem a não serem lidos, então é preciso estar atento para priorizar o que for indispensável e dar destaque aos dados principais.

Apresentação — deve demonstrar autoridade

Considere que a proposta pode ser consultada por outras pessoas que não sejam o seu comprador e que talvez elas não conheçam detalhes importantes a serem considerados na decisão.

Por isso, faça um resumo de quem é a empresa, sua atuação no mercado e de quais soluções você dispõe. Contextualize a opção pelos produtos e serviços, mostrando os benefícios e potenciais vantagens que são oferecidas. Embora essa etapa seja importante, ela deve ser sucinta e deixar o foco para o conteúdo em si.

Conteúdo — deve ser acessível a vários níveis de conhecimento

Entenda melhor sobre como deve ser o conteúdo:

  • objetivo: lembre-se de que o objetivo da venda deve ser atender a uma necessidade;
  • vantagens: enfatize as vantagens imediatas e a longo prazo que a escolha trará;
  • descrição: relacione especificações técnicas, mas também tente mostrar de maneira clara e prática as informações. Descreva com linguagem acessível;
  • custo: insira os números de composição de preço, com discriminação de taxas e impostos;
  • forma de pagamento e prazos: evidencie as formas de pagamento e, caso haja variação de preço entre elas (como desconto à vista ou parcela de sinal de negócio, por exemplo), registre também;
  • entrega: detalhe como será feita a entrega. Calcule o prazo em dias úteis ou corridos e cronograma identificando cada etapa e seu período correspondente;
  • prova de eficácia: mostre que a solução trará proveito real e rentável. Caso haja cases de sucesso e estatísticas comprovadas que atestem o desempenho, vale a pena inserir (não se esqueça de informar a fonte);
  • cronograma: para proposta de serviço ou projeto, descreva a infraestrutura da qual o cliente precisa dispor. Acrescente um cronograma. Não deixe de detalhar essa agenda informando datas e responsabilidades para cada uma das etapas.

Conclusão — deve-se associar valor à aquisição

É fundamental ressaltar a importância de realizar uma venda que atenda a uma dor do cliente. Ele precisa estar convencido disso. O próximo passo é reforçar por que ele deve confiar em sua empresa e por que ela é a melhor alternativa.

Mostre-se consultor e parceiro, não apenas vendedor. Lembre-se de que a proposta enviada pela internet terá que se expressar sozinha naquele momento e ser convincente. Promova uma experiência relevante.

Pronto! Agora você já conhece as melhorias que esse mecanismo de negociação pode gerar. Que tal implementar em sua empresa e aumentar a conversão em vendas? Entre em contato conosco e saiba como fazer isso!

banner ploomes teste grátis

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

Isso vai fechar em 0 segundos