Blog da Ploomes
Invista e dedique tempo com pós venda

Saiba como gerar promotores de sua marca

Entre os avanços do Marketing, com técnicas cada vez mais engenhosas e criativas, o famoso boca a boca ainda é o meio mais eficiente de convencer alguém. Seja a falar da sua marca ou a comprar um produto ou contratar um serviço. Aqui vamos te falar como ter clientes promotores.

Digo isso pois as pessoas tendem a confiar mais em contatos próximos, como familiares, amigos e colegas de trabalho.

Clientes promotores de marca são justamente as pessoas que compartilharão experiências positivas sobre um produto ou serviço, durante conversas do dia a dia. Portanto, gerar novos clientes promotores pode ser uma grande força de tração de novos clientes. Para que isso aconteça, proporcione, sempre, uma experiência única. Sempre!

Listamos algumas táticas essenciais de como transformar simples clientes em clientes promotores.

Atenção especial no pós vendas

Ao comprar um produto ou serviço pela primeira vez, confiamos na palavra de outras pessoas. Seja através de algum anúncio ou pela indicação de alguém.

Entretanto, o que vai fazer ele se encantar e espalhar a notícia será sua experiência depois da compra. Por isso, ter uma atenção especial e um pós vendas eficiente faz toda a diferença.

Portanto, isso engloba ações como o auxílio com os primeiros passos do novo produto ou serviço adquirido. Sendo assim, ter uma equipe eficiente de suporte capaz de solucionar problemas e tirar dúvidas de maneira ágil é essencial

Mas os primeiros dias são os mais críticos, é quando as expectativas do cliente estão mais elevadas. Nesse momento, ele está mais disposto a explorar ao máximo a nova aquisição. Portanto, use isso a seu favor para exceder as expectativas e ganhar um novo aliado nas vendas.

Mantenha o contato

Sempre mantenha o pós venda em contato com os clientes.
Sempre mantenha o pós venda em contato com os clientes.

Não só no momento da venda ou imediatamente depois. Além disso, se fazer presente é importante para que o cliente nunca se esqueça de sua marca.

Com uma carteira pequena de clientes, uma ligação ou e-mail pessoal de vez em quando mostra preocupação. Esse interesse e ajuda a manter o relacionamento ativo.

Se você trabalha com volumes maiores de clientes, um e-mail ou ação direcionada para grupos segmentados causa o mesmo efeito.

Em síntese esta é uma ótima maneira de ouvir mais o seu cliente e descobrir novas necessidades. Aproveite para saber também o que está funcionando e o que não está. Assim você direciona os esforços para atender novas necessidades e gerar mais valor para seus possíveis clientes promotores.

Transformar problemas em oportunidades

Aproveite sempre o feedback dos clientes
Aproveite sempre o feedback dos clientes

Mais importante do que manter contato é saber agir quando as coisas não estão saindo como esperado. Um pós vendas eficiente deve conseguir identificar problemas de maneira assertiva e conseguir transformá-los em oportunidades.

Se seu produto não está gerando o resultado esperado pelo cliente, vale uma conversa. Entenda melhor as necessidades e expectativas do comprador e propor soluções mais elaboradas e direcionadas para cada caso.

Além de reverter uma situação específica, esta atenção extra demonstra comprometimento com os resultados do cliente, que tendem a fazer com que ele o enxergue como um aliado e as chances de que ele se torne um promotor da sua marca aumentam.

Demonstrar empatia

Empatia significa se colocar no lugar do outro. Entregar um produto ou finalizar um serviço pode ser o fim do ciclo de vendas ou o início de um relacionamento de longo prazo,e a decisão está em suas mãos. Auxiliar o cliente a extrair o melhor da sua solução demonstra que você está comprometido e se preocupa com os resultados que o cliente vai atingir com seu produto ou serviço. Uma simples ligação após a venda para saber se está tudo bem e se o produto ou serviço está atentendo as expectativas tem um grande impacto positivo. Caso algo esteja errado, seja assertivo para resolver o problema e aproveite a chance de demonstrar comprometimento. Seu cliente com certeza se lembrará disso.

Ter um grande diferencial

O cliente tende a se lembrar muito mais da sua marca e se tornar um promotor caso ela tenha um grande diferencial, algo que a torne especial e a destaque das demais.

Este diferencial pode ser no produto ou serviço, no atendimento ao cliente ou na experiência como um todo, desde o primeiro contato até o suporte pós vendas – aqui entram todos os pontos destacados anteriormente. Ter propriedade sobre um determinado assunto ou segmento é outro fator que destaca sua marca das demais.

O cliente promotor o terá como referência e lembrará de sua marca na hora de indicar o produto ou serviço para um terceiro.

Agradeça os clientes promotores pela confiança

Toda compra é baseada em confiança e esperança de ter um problema resolvido ou desejo atendido. Agradecer o ato transmite a sensação de proximidade e interesse em se criar um vínculo maior entre comprador e fornecedor. No caso de vendas online, uma página ou e-mail de agradecimento é um bom começo, mas se possível, um contato mais pessoal pode trazer bons frutos.

Reconheça seus promotores

Além de agradecer, é importante reconhecer o cliente que está promovendo sua marca, demonstrando gratidão pela iniciativa. O reconhecimento pode ser, por exemplo, na forma de desconto, brinde ou até mesmo uma ligação ou e-mail pessoal.

Muitos clientes desconfiam de e-mails de agradecimento porque na maioria das vezes eles vem com pedidos de feedback e novas ofertas. Não faça isso, apenas agradeça pela escolha de seu cliente e ele perceberá sua preocupação com a satisfação dele que trarão mais benefícios a longo prazo do que uma oferta ou pedido oportunista.

Lembre-se:

São as vendas que mantém uma empresa viva, mas focar exclusivamente nelas significa que você está preocupado somente com o curto prazo. Para se construir uma marca que evolui continuamente, é fundamental desenvolver conexões com seus clientes promotores. Faça-os quererem promover sua marca para você.

Tiago Pagani

Tiago Pagani

Amante de tecnologia, jogos, arte e música (toco um pouco mas me vaiam se eu tentar cantar). Adoro desafios que me permitam resolver problemas reais de maneira criativa.

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial