Como aumentar as vendas a partir de um pós-venda bem estruturado?

Quando a sua empresa deixa de atender os clientes a partir do momento em que a venda é finalizada, é bem provável que você esteja perdendo oportunidades de […]
Blog da Ploomes
25/11/2021 | 5 min
como aumentar as vendas com o pós-vendas

Quando a sua empresa deixa de atender os clientes a partir do momento em que a venda é finalizada, é bem provável que você esteja perdendo oportunidades de novas vendas. Com o pós-venda é possível desenvolver um relacionamento com os clientes, além de ter a chance de mais ganhos.

Esse momento da jornada de compra costuma ser deixado de lado pela grande parte das corporações, já que seu objetivo principal – que é a venda – já foi concluído.

Entretanto, um bom pós-venda é fundamental para atingir outros patamares no relacionamento com os clientes. É a chance de transformá-los em compradores recorrentes, admiradores e, mais que isso, promotores da marca.

Saiba mais, neste artigo, sobre a realização do pós-venda e como ele pode ser utilizado para aumentar suas vendas!

O que é pós-venda

O pós-venda, de forma resumida, é o atendimento prestado aos clientes depois que a venda ocorre. Mais do que isso, são todas as ações realizadas para que haja a fidelização desse cliente, fazendo com que ele se torne um consumidor recorrente.

Quando você realiza um pós-venda bem feito, a sua retenção aumenta e, consequentemente, a sua receita também irá aumentar.

O objetivo de toda empresa é aumentar as receitas, certo? Por isso é importante que você conheça a jornada de compra do seu público, saber que ela não se encerra quando o produto é entregue.

Ainda, o pós-venda não se restringe ao serviço de SAC. O principal objetivo é fidelizar o cliente, o atendimento deve ser ativo, para que haja o aumento da percepção de valor por essa pessoa.

Mas como ele pode auxiliar no aumento das vendas? Continue a leitura e saiba mais!

A importância de pós-venda bem estruturado

O pós-venda é tão ou mais importante do que as outras etapas do processo comercial, pois determina se o cliente vai manter o relacionamento com a empresa ou procurar a concorrência após a experiência de compra. 

A premissa básica do pós-venda é que, do ponto de vista financeiro, vale muito mais a pena fidelizar um cliente do que adquirir um novo. A frase clássica de Philip Kotler, o pai do marketing, diz que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. 

E é justamente no pós-venda que você garante a manutenção do relacionamento e aumenta seus níveis de fidelização, abrindo caminho para novas oportunidades de negócio e um crescimento sustentável.

Afinal, os clientes já passaram por todo o processo de aquisição, que envolve muitos investimentos em atração e conversão. Eles já têm experiência com a marca, já conhecem os produtos, já preencheram seus dados, já confiam na empresa. Portanto, já é meio caminho andado para comprar de novo!

Ninguém está aqui para dizer que atrair clientes não é importante, ok? O problema é que as estratégias de marketing estão apenas ou muito mais focadas em atração, em detrimento da retenção de clientes, que pode trazer inúmeras vantagens.

Como o pós-venda pode auxiliar no aumento das vendas

como aumentar as vendas com o pós-vendas

Quando realizado de forma eficiente, o pós-venda é capaz de aumentar as receitas da sua empresa de forma considerável. Para isso, há algumas estratégias e ações que ajudam a fidelizar os clientes e levá-los a consumir seu produto ou serviço mais vezes. Confira!

Suporte ao cliente

Depois de realizada a venda, é importante que a sua empresa esteja a disposição para auxiliar seu cliente com possíveis problemas, assegurando que ele tenha respostas ágeis e precisas. Além disso, o cliente precisa ter uma boa experiência no atendimento.

Lembre-se que atendimentos personalizados tendem a ser ainda mais valorizados. Especialmente no e-commerce, em que o distanciamento é uma característica marcante, o atendimento humanizado é um diferencial importante para que o cliente se sinta mais seguro.

Follow up

Muitas empresas dedicam tempo ao relacionamento com o cliente somente quando o contrato está perto de vencer. Assim, na época de renovação, os atendentes entram em contato para solicitar a renovação. 

Porém, para que o pós-venda seja bem feito e aumente as vendas, é recomendável que seja feito um follow up, para manter contato com o cliente e, assim, garantir que ele se lembre de seus produtos ou serviços.

Onboarding

Para empresas que atuam no mercado B2B, uma das formas de ter um pós-venda eficaz é por meio do onboarding. Nessa ação, no processo de implementação, há um acompanhamento do cliente, para garantir que ele tenha uma primeira impressão positiva.

O onboarding ajuda a retirar possíveis barreiras que o cliente possa encontrar ao usar o serviço, como configurações técnicas. O responsável pela implementação deve atuar como um mentor do cliente, para que ele possa tirar o melhor proveito do serviço que acabou de adquirir. 

Um bom onboarding aumenta a satisfação e dá um importante passo para que seja criado um longo relacionamento com o cliente. 

Cross selling e up selling

O cross selling e o up selling são estratégias que podem ser utilizadas tanto durante como após a venda ter se concretizado. Nesses dois casos, esta ação auxilia no aumento do ticket médio do consumidor.

Cross selling é a oferta de um produto complementar àquele que o cliente demonstrou interesse ou já comprou. Já o up selling é a oferta de um produto agregado para substituir aquele que o produto já comprou. 

Nos dois casos, a empresa pode oferecer uma experiência melhor ao seu cliente e, paralelamente, aumentar sua receita.

Programas de fidelidade

Programas de fidelidade são uma das principais estratégias de marketing para clientes. Trata-se de um conjunto estruturado de ações que visa reter os clientes e estimular a recompra em troca de recompensas para eles.

Muitos desses programas são baseados em um sistema de acúmulo de pontos a cada compra, que geram descontos, brindes ou acesso a ofertas exclusivas. Esse sistema de pontuação se popularizou com as milhas das companhias aéreas.

Mas existem outros diversos modelos de programas, como o cashback (dinheiro de volta como recompensa), grupos exclusivos (participação em um grupo VIP, pago ou não) ou programas de parcerias (descontos em produtos e serviços de terceiros).

Esperamos que este conteúdo te ajude a impulsionar suas vendas! Confira os artigos do blog e fique por dentro dobre as novidades do mundo da gestão.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

    Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

    Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

      Seus contatos serão utilizados para envio de e-mails, respeitando a sua privacidade, e é possível cancelar o recebimento de novas mensagens a qualquer momento.