Confira as 5 principais inovações tecnológicas

A indústria vive uma grande revolução. Veja aqui quais são as inovações tecnológicas que vêm transformando o mercado.
Henrique
28/03/2023 | 2 min
inovações tecnológicas para a indústria

Atualmente, a indústria vive uma grande revolução científica. São inúmeras inovações tecnológicas que estão surgindo e transformando a vida das pessoas.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

E sabemos que o mercado visa realizar mudanças para adequação às exigências dos consumidores. Por isso, é importante destacar as atualizações da tecnologia e inovação desenvolvida, já que isso permite que o mercado se alinhe aos desejos dos clientes.

Neste post, você verá as 5 principais inovações tecnológicas presentes na indústria e no mercado atual. Acompanhe!

A Internet das Coisas

É comum encontrar vários modelos de telefone celular com acesso à internet (os chamados smartphones) que oferecem muitos benefícios para as pessoas.

Mas já imaginou um relógio ou uma geladeira com o mesmo acesso? Essa é uma das mais importantes revoluções tecnológicas da atualidade. Por exemplo: alguns modelos de televisão possuem acesso à rede para que você possa usá-la como um computador.

Desse modo, a internet das coisas pode ser entendida como a internet em todas as coisas, o que cria uma rede de comunicação interativa.

A robótica

O avanço da robótica é algo muito presente na revolução industrial. Hoje, muitas das tarefas que eram realizadas pelas pessoas no cotidiano já são de responsabilidade de robôs.

Quer um exemplo? Existem robôs que fazem o trabalho doméstico (como limpar os vidros ou aspirar o pó que se acumula no chão), o que possibilita uma tarefa a menos para as famílias em casa.

A inteligência artificial

Além dos avanços robóticos, é preciso destacar outro avanço científico muito importante e que contribui para o aperfeiçoamento dos robôs. Esse avanço é a inteligência artificial, que permite às máquinas trabalharem em cooperação com os seres humanos.

Desse modo, países como a China e os Estados Unidos já investiram milhões para a construção dessas máquinas inteligentes e que, um dia, vão substituir o trabalho humano.

O banco digital

As transações financeiras digitais têm sido cada vez mais necessárias no mundo moderno, pois o dinheiro eletrônico traz mais flexibilidade.

Pensemos no exemplo do Banco Inter, um banco totalmente digital. A instituição oferece todos os benefícios de um banco normal em um único aplicativo de celular. Além disso, as contas digitais têm processos como pagamentos de cheques por meio de fotos.

Isso é a revolução tecnológica transformando o serviço bancário!

A biotecnologia

Por fim, umas das principais inovações da biologia para a indústria atual é a biotecnologia. Ela permite a manipulação de organismos vivos para a criação de remédios, alimentos e etc.

Vamos ao último exemplo do post? A biotecnologia é muito usada na agricultura para modificar geneticamente a estrutura celular de fungos e de germes que podem causar danos às plantações.

As inovações tecnológicas estão mudando o mercado

Você descobriu, ao longo deste post, quais são as 5 principais inovações tecnológicas que permeiam a indústria atual. Depois de ler todas essas informações, indicamos que você se aprofunde no assunto para aumentar o seu conhecimento.

Quer conhecer mais sobre as inovações tecnológicas para a indústria? Então confira nosso e-book sobre sistemas de automação industrial.

banner teste grátis o ploomes

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.