Jornadas conversacionais automatizadas: o futuro do atendimento ao cliente

Jornadas conversacionais automatizadas fornecem uma experiência personalizada, flexível e empática, adaptando-se e a cada usuário.
Ploomes
17/03/2023 | 7 min

O atendimento ao cliente evoluiu drasticamente nos últimos anos, impulsionado pelos avanços da tecnologia e pelas crescentes expectativas do cliente em relação à personalização. 

As empresas não se contentam mais apenas em fornecer informações e soluções úteis para seus clientes – agora elas precisam aplicá-las mais rápido do que nunca. 

As jornadas conversacionais automatizadas são uma nova tecnologia revolucionária que leva o atendimento ao cliente para o próximo nível, oferecendo uma experiência sem precedentes de automação, enquanto ainda oferecem aos clientes uma experiência personalizada.

Com as jornadas conversacionais automatizadas, empresas de todos os setores podem oferecer suporte eficiente a seus clientes em qualquer canal – agilizando consultas, aumentando os índices de satisfação do cliente e liberando um tempo valioso para os agentes em geral.

Neste conteúdo, examinaremos em profundidade as jornadas conversacionais automatizadas – o que são, como funcionam exatamente e por que você deve considerar a implementação de uma para sua empresa!

O que são jornadas conversacionais automatizadas e por que são importantes para o atendimento ao cliente?

As jornadas conversacionais automatizadas são um componente-chave em uma estratégia eficaz de atendimento ao cliente. 

Ao adicionar chatbots a um site, canal ou aplicativo de marca, as empresas podem oferecer aos clientes suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, com consultas e perguntas frequentes. 

Isso pode melhorar drasticamente as experiências do cliente, fornecendo respostas mais rápidas e uma experiência mais personalizada.

A automação também ajuda a economizar custos, diminuindo a mão de obra necessária para atender às consultas dos clientes. 

É por isso que as jornadas conversacionais automatizadas se tornaram tão populares entre as empresas que buscam investir no atendimento ao cliente, pois oferecem um serviço de qualidade com custos reduzidos em comparação aos métodos mais tradicionais.

Então, o que são jornadas conversacionais automatizadas? Em suma, são interações automatizadas que direcionam o cliente exatamente para o que ele busca ao interagir com uma marca, seja informações sobre um produto, dados transacionais ou perguntas frequentes. Vamos aprofundar esse conceito nas seções a seguir.

Conversas genuinamente personalizadas

As jornadas conversacionais automatizadas são projetadas para fornecer aos clientes resoluções instantâneas, sem que a mesma experiência seja repetida. 

A diferença está em seus caminhos não pré-determinados, ou seja, a jornada de cada cliente é única e feita sob medida para ele. Este tipo de sistema oferece uma abordagem flexível e compreensiva que aprende com cada conversa individual que tem. 

Cada interação do usuário fornece informações valiosas que ajudam a melhorar o serviço automático geral fornecido por essa tecnologia.

As jornadas conversacionais automatizadas priorizam a experiência individual do usuário. O objetivo fundamental destes percursos é compreender que cada pessoa tem um conjunto de necessidades específicas e exclusivas, exigindo assim um percurso à sua medida para responder com competência à sua consulta ou pedido.

Uma experiência personalizada é o que realmente diferencia os usuários. Sabemos que as respostas automatizadas não são realmente eficazes, a menos que possam fornecer uma resposta em tempo real. 

Com jornadas conversacionais automatizadas, os clientes têm a oportunidade de conversar naturalmente mesmo que suas frases contenham regionalismos ou erros gramaticais e recebam soluções personalizadas sem demora.

As jornadas conversacionais automatizadas podem variar do básico ao complexo e fornecer aos clientes uma experiência omnichannel que continua a crescer a cada interação. Vamos explorar esse conceito com mais detalhes.

Hiperconectividade: conversas resolutivas sob medida para cada cliente individual

Se pretende proporcionar aos seus clientes uma experiência otimizada, é essencial que qualquer chatbot utilizado esteja disponível na plataforma que utilizam e ofereça soluções instantâneas mas personalizadas

Dessa forma, os usuários se beneficiarão de respostas rápidas em vez de um atraso nas respostas ou respostas genéricas.

A mesma experiência em diferentes canais

Os usuários digitais são incrivelmente diversos nas plataformas que usam, o que significa que nenhuma marca terá todos os seus clientes ou potenciais clientes totalmente concentrados em uma plataforma. 

Os usuários da Internet frequentemente navegam em vários sites e estão presentes em várias redes sociais e aplicativos – tudo dependendo do que melhor lhes convém como meio eficaz de comunicação.

Como resultado, é vital que as marcas forneçam uma jornada ininterrupta de experiências. As jornadas de conversação automatizadas são capazes de operar em diferentes plataformas sem esforço. 

Os sistemas de IA conversacional adaptam automaticamente suas respostas, dependendo do canal de texto ou voz que o usuário usou ao fazer perguntas.

As jornadas conversacionais automatizadas prometem o mesmo serviço conveniente e personalizado, independentemente da plataforma usada – seja WhatsApp, Instagram ou web. 

Os chatbots que operam por meio dessas conversas automatizadas oferecem consistentemente uma experiência perfeita do cliente em todos os canais.

IA conversacional: interações naturais à prova de erros

A IA conversacional, um dos pilares das conversas automatizadas com os clientes, é capaz de interpretar a intenção por trás das consultas do usuário em um nível intrínseco; permitindo assim soluções individualizadas e viagens distintas. Pode ser dividido em camadas essenciais que trabalham juntas para construir conversas abertas.

Ao detectar erros de digitação e ortografia, apagar caracteres supérfluos e editar frases com uma abordagem semântica quando necessário, as plataformas de conversação podem identificar o objetivo da mensagem de um usuário, bem como sua relevância. 

Ele também possui memória de curto prazo que vincula uma pergunta a outra consulta anterior para que você obtenha o que está procurando. 

Além disso, avaliará as respostas disponíveis antes de decidir qual é a mais adequada, sendo capaz de compreender vários idiomas, como espanhol, inglês, português, italiano, alemão, francês (e mais), juntamente com vários regionalismos, gírias, emojis, notas de voz, tudo para fornecer conversas naturais.

A IA conversacional é a chave para fornecer aos clientes experiências perfeitas desde a primeira interação. As jornadas conversacionais automatizadas possibilitam que as empresas ofereçam experiências agradáveis aos clientes de maneira fácil e eficiente.

Melhoria contínua por meio de aprendizado e análise: libere todo o seu potencial a cada interação

As jornadas conversacionais automatizadas oferecem inúmeros benefícios que estão em constante evolução. Eles se tornam cada vez mais inteligentes e eficientes a cada uso, aprendendo com as interações do usuário para proporcionar uma melhor experiência ao longo do tempo. 

Em essência, essas experiências orientadas por IA ficam mais inteligentes à medida que ajudam os clientes a encontrarem o que precisam com mais rapidez.

Para conseguir isso, é necessário recorrer a uma plataforma de IA conversacional que ofereça um painel analítico e relatórios, que meça os impactos da solução em tempo real e a satisfação do usuário, bem como feedback do empregador para encontrar possíveis bugs ou áreas de melhoria.

A utilização de análises é fundamental quando se trata de melhorar, pois fornecem dados essenciais que podem ser usados para aprimorar as experiências de conversação. 

Melhoria contínua por meio de aprendizado e análise: libere todo o seu potencial a cada interação

Embora as relações com os clientes sejam um fator essencial no atendimento ao cliente, também é necessário se envolver com eles em um nível pessoal. As jornadas conversacionais automatizadas podem ser a ponte entre as consultas e os relacionamentos com os clientes.

Com a plataforma Aivo, você pode criar conversas naturais que não são apenas úteis, mas também divertidas; permitindo que sua equipe de suporte ao cliente personalize a jornada do cliente e crie fidelidade do cliente.

As jornadas conversacionais automatizadas podem ser uma poderosa ferramenta de atendimento ao cliente, permitindo que as empresas forneçam suporte ao cliente eficiente e envolvente.

Aproveitar os sistemas de relacionamento com o cliente orientados por IA, como a plataforma da Aivo, ajuda a criar conversas significativas com os clientes e a construir relacionamentos genuínos, levando, em última análise, a uma maior satisfação e lealdade do cliente.

Com a ajuda de ferramentas de análise, as empresas podem medir a experiência do cliente em tempo real e fazer melhorias contínuas para obter melhores resultados. 

Investir em tecnologia de jornada conversacional automatizada permite que você eleve o nível do seu atendimento ao cliente a vários patamares.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.