Prevenção à fraude: saiba como vender com segurança

É muito importante que as empresas conheçam alguns pontos relacionados à prevenção à fraude. Confira neste artigo os principais!
Ploomes
03/02/2023 | 7 min

A prevenção à fraude tem sido um dos temas mais debatidos pelas empresas nos últimos anos. 

Isso porque, após a migração de serviços para o meio digital, e consequentemente o aumento do número de compras online nos anos de 2020 e 2021, as empresas ficaram mais suscetíveis à fraudes. 

Segundo o estudo da PwC, só em 2020 foram mais de US$ 42 bilhões em perdas totais por fraudes. Além disso, 47% das organizações tiveram um episódio do tipo em 2 anos. No Brasil, 89% das empresas brasileiras já sofreram algum tipo de fraude que custa 3,86 vezes o valor da transação perdida. 

O que era pra ser apenas uma excelente fonte de oportunidades para empreendedores também virou motivo de preocupação. 

Enquanto as empresas encontraram um meio de crescimento mesmo durante a pandemia da covid-19, os fraudadores também enxergaram possibilidades nesse novo cenário, encontrando novas brechas para atuação.

Por isso, é tão importante que as empresas conheçam alguns pontos relacionados à prevenção à fraude. 

Combater ataques e evitar perdas é um desafio e requer estratégias que devem ser priorizadas pelas organizações. Neste artigo, preparamos algumas dicas para vender mais com segurança. Confira!

O que é uma fraude na venda? 

Fraude é um ato ardiloso ou enganoso, praticado de maneira intencional com o objetivo de lesar ou ludibriar outra pessoa ou empresa, a fim de obter algum tipo de vantagem, normalmente financeira. 

A fraude pode causar danos irreparáveis à vítima, sendo considerado um crime, previsto no artigo 171 do Código Penal Brasileiro.

Podemos mencionar algumas atitudes fraudulentas como falsificação de documentos, registro de transações não comprovadas, boletos falsos, entre outros. Continue lendo o artigo para conhecer os tipos de fraudes.

Quais os tipos mais comuns de fraudes nas vendas?

Segundo uma pesquisa recente, no ano de 2021 os brasileiros sofreram uma tentativa de fraude a cada 8 segundos. Infelizmente, há vários tipos de golpes, mas alguns são mais recorrentes. Citamos as principais ficar atento à prevenção a fraudes.

Autofraude ou chargeback

Conhecido como autofraude, fraude de estorno ou chargeback, esse tipo de golpe é aplicado pelo próprio cliente. 

A compra é realizada normalmente, no entanto, após receber a mercadoria, o próprio cliente solicita o reembolso com a operadora do cartão, afirmando que não reconhece aquela compra.

Fraudes com cartão de crédito

As fraudes com cartão de crédito são as mais recorrentes no varejo. Nesse caso, o golpista consegue acesso aos dados do consumidor, realizando transações em seu nome, mas alterando o endereço de entrega da mercadoria. 

Para esse tipo de fraude, a vítima que teve seus dados roubados consegue reaver o prejuízo ao contestar as compras, tendo o valor estornado na sua fatura pela operadora e o cartão bloqueado. 

No entanto, o mesmo não se pode dizer da empresa que realizou a venda. Se a loja já tiver feito o envio do produto, perderá o item e não receberá o pagamento. Por isso, é tão importante a prevenção a fraude, para não ficar no prejuízo. 

Fraude documental

A fraude em documentos ocorre quando são roubados os dados e feitos documentos em nome da vítima. Dessa maneira, os golpistas conseguem enganar os lojistas, realizando compras em nomes de terceiros, e até mesmo os bancos, realizando empréstimos.

Além da pessoa física ser prejudicada por ter os dados roubados e com uma dívida em seu nome, a empresa também é prejudicada, já que os criminosos não cumprirão com os pagamentos, e não será possível cobrar da vítima, que também caiu no golpe.

Boletos falsificados

Considerado um tipo de fraude documental, os boletos falsificados ocorrem por meio da adulteração do código de barras de um documento original. 

Assim, é enviado para a vítima por links falsos, e a mesma realiza o pagamento, permanecendo com o boleto original em aberto e sem receber a restituição dos valores pagos.

Já a empresa corre o risco de arcar com a inadimplência, pois o cliente pode se recusar a fazê-lo, alegando a falta de segurança da loja ou até mesmo falta de dinheiro para pagar novamente.

Comprovantes de depósitos falsificados

Esse tipo de fraude ocorre quando o consumidor apresenta um comprovante de depósito falsificado ou com o envelope vazio. 

Assim, ao apresentar o comprovante falso, se a empresa não realizar a confirmação, pode acabar entregando a mercadoria ou prestando o serviço sem receber.

Outra forma também é quando o fraudador apresenta o comprovante falso, alegando ter feito o depósito a favor da empresa por engano. Assim, a empresa pode acabar restituindo o valor, que, no entanto, nem foi creditado.

Qual a importância da prevenção à fraude nas vendas?

Realizar um bom trabalho de prevenção a fraude ajuda a manter o negócio longe dos olhos dos golpistas, evitando prejuízos financeiros e problemas jurídicos desnecessários. 

Mas, além disso, também evita danos à imagem de uma empresa, já que a ocorrência de uma fraude traz uma possível mancha na credibilidade e segurança da mesma.

Dicas para proteger a sua empresa das fraudes: 

Além de ser importante contar com um sistema antifraude, agir preventivamente e de forma estratégica também minimiza as fraudes e prejuízos financeiros. A seguir, confira 5 práticas que podem contribuir na prevenção à fraudes!

Faça uma validação dos dados cadastrais do cliente

É imprescindível que a sua empresa tenha um cadastro de seus consumidores, enriquecido com dados sempre atuais. Afinal, essa é a melhor forma para verificar a legitimidade do cliente, sabendo quem está comprando o seu produto ou serviço.

Porém, sabemos o desafio que é conseguir dados atualizados e como isso pode impactar sua operação. Nesse caso, você pode contar com o Localize, o maior banco de dados cadastrais do Brasil. 

Tenha uma política de crédito

Empresas de todos os tamanhos e segmentos precisam ter uma política de crédito para servir de base para a tomada de decisão segura na hora de fechar vendas, evitando prejuízos. 

Afinal, entre os mais diversos tipos de fraudes, a inadimplência é a que mais gera perdas para os empreendedores.

Por isso, é fundamental consultar o histórico do cliente no mercado, verificar documentos e o status do seu CPF ou CNPJ. Dessa forma, é possível estabelecer uma política de crédito efetiva, definindo prazos, concessão de descontos, formas de cobrança, etc. 

É claro que, o processo de análise de crédito, venda e execução de contratos é uma parte do ciclo de negócios de qualquer empresa. 

Por isso, é importante ter uma visão 360º a respeito do risco de fraude de identidade. Entenda como o Score 360º pode auxiliar na prevenção a fraudes.

Faça uma análise detalhada nos documentos dos clientes 

Pode parecer uma dica óbvia, mas é fundamental a análise de documentos na hora de fechar uma venda. Dessa forma, é possível verificar se essa pessoa realmente existe, evitando que a sua empresa seja paga com um cartão roubado, por exemplo.

Valide a identidade do cliente 

No Brasil, a estimativa é de que a cada 20 segundos um brasileiro é vítima de fraude de identidade, e as empresas que vendem a prazo ou fazem concessão de crédito são as que mais sofrem prejuízos com esses golpes.

Diante disso, utilizar a tecnologia é uma excelente forma de prevenção a fraude. Ao utilizar o reconhecimento facial ou identidade digital para a validação de documentos, evita possíveis atividades fraudulentas, no caso de roubo de identidade.

A Assertiva Soluções realizou um estudo de caso com a Pórtico Seguros, uma empresa que trabalha com empréstimos, que sempre sofreu com tentativas de golpes de fraudadores. A empresa conseguiu evitar fraudes de mais de R$ 265 mil apenas com a biometria facial. 

Use a assinatura eletrônica para ter garantia jurídica 

A evolução digital também permitiu que a emissão de documentos e envio de arquivos e transações financeiras, passassem a ser realizadas pelo computador ou celular. 

As assinaturas digitais podem ser aplicadas em diversos casos, permitindo a autenticidade, integridade e garantia jurídica, com base na Lei de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil.

Considerações finais

Como você pode ver, a presença das empresas no mundo digital permitiu o crescimento das vendas de produtos e serviços. Mas, ao mesmo tempo, deu margem para constantes fraudes e golpes.

Para garantir maior segurança ao negócio, é preciso analisar os dados cadastrais dos clientes, a avaliação de crédito e a confirmação de identidade, de preferência com o reconhecimento digital.
Para entender mais sobre o assunto, a Assertiva preparou um checklist completo para reduzir o risco de inadimplência e fraudes na sua empresa. Baixe agora mesmo!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.