O que é UI? Entenda porque a User Interface é importante

A User Interface é a parte visual e interativa de um sistema, aplicativo ou site que permite a comunicação entre um usuário e plataforma.
Tayrane
18/09/2023 | 6 min

A Interface do Usuário (UI) desempenha um papel vital nas operações e estratégias de uma empresa. Ela é a ponte digital que conecta uma organização ao seu público-alvo. Sua importância reside na capacidade de proporcionar uma experiência de usuário eficiente e agradável em produtos ou serviços de tecnologias digitais. 

Para ajudar você a colocar esse método tão importante em ação na sua empresa, a Ploomes preparou este conteúdo exclusivo. Aprenda o que é a User Interface e como uma UI bem projetada não apenas atrai e retém clientes, mas também influencia diretamente na eficiência operacional e na produtividade interna.

Boa leitura!

O que é a User Interface (UI)?

A Interface do Usuário é a parte visual e interativa de um sistema, aplicativo ou site que permite a comunicação entre um usuário e uma plataforma digital. Ela se concentra na apresentação de informações de forma clara e atraente, garantindo fácil navegação, interação e compreensão da plataforma. 

A UI engloba elementos diversos elementos, como botões, menus, ícones, layouts e cores, que são projetados com objetivo principal de melhorar a experiência do usuário. 

Uma UI eficaz é fundamental para a usabilidade e a satisfação do público, influenciando diretamente o sucesso de um produto ou serviço digital no mercado. Além disso, também ajuda a empresa a atender às necessidades de seus clientes.

Banner blog conheça o Ploomes e peça um teste grátis

Qual a diferença entre UI e UX?

A UI e a UX (User Experience) são dois conceitos que conversam entre si, mas não são a mesma coisa. A principal semelhança é que ambos desempenham papéis cruciais no design e no desenvolvimento de produtos digitais.

A UI se refere à parte visual e interativa de um produto digital. Ela engloba todos os elementos visíveis com os quais o usuário interage, como descrito anteriormente. É a camada superficial que torna um aplicativo ou site esteticamente agradável e funcional. 

Enquanto o objetivo principal da UI é proporcionar uma aparência atraente e facilitar a interação do usuário com a plataforma, a UX vai além. Ela se concentra na experiência global que uma pessoa tem ao usar um produto digital. 

A UX considera aspectos como a facilidade de uso, a eficiência, a acessibilidade, a usabilidade e a satisfação do usuário. Também envolve a compreensão das necessidades e expectativas de quem utiliza a plataforma e a criação de soluções que atendam a essas necessidades de maneira eficaz e agradável.

Exemplo dessas diferenças

Uma maneira de diferenciar claramente os dois conceitos é pensar na UI como a casca externa de uma melancia e na UX como o sabor e a qualidade da polpa da fruta. A UI é o que vemos inicialmente, a aparência atraente, enquanto a UX está relacionada ao gosto, textura e satisfação.

Embora diferentes, UI e UX estão ligadas. Uma UI bem projetada contribui para uma melhor UX, pois torna a interação mais agradável e intuitiva. No entanto, uma UI deslumbrante não garante uma boa UX se o produto não atender às necessidades dos usuários ou se for difícil de usar. Lembre que o cliente quer facilidade.

Quais os princípios da UI

Para que fique mais fácil e claro de você entender, vamos elencar os princípios da UI. Confira a seguir!

1- Seja claro e simples

Uma UI deve ser clara e simples para evitar qualquer tipo de confusão. Elimine elementos desnecessários e mantenha um design limpo. Use linguagem e ícones compreensíveis.

2- Mantenha a consistência

Mantenha uma consistência visual em toda a UI. Isso inclui as cores, a tipografia, os ícones e elementos de design em cada página. Isso ajuda os usuários a entender e prever como a interface funciona.

3- Feedback visual

Forneça feedback visual imediato quando os usuários interagem com elementos da UI, como botões pressionados ou links visitados. Isso ajuda a confirmar que a ação foi reconhecida.

4- Faça a navegação ser intuitiva

Crie uma estrutura de navegação lógica e intuitiva. Os usuários devem ser capazes de encontrar o que procuram facilmente, seja por meio de menus, barras de pesquisa ou links bem expostos.

5- Priorize a responsividade e adaptabilidade

Certifique-se de que a UI seja responsiva, ou seja, se ajuste a diferentes tamanhos de tela e dispositivos. Isso garante uma experiência consistente em computadores, tablets e smartphones.

6- Dê foco ao que é mais importante

Destaque o conteúdo mais importante e relevante. Use hierarquia visual, tamanho de fonte e cores para direcionar a atenção do usuário para os elementos-chave.

7- Acessibilidade

Projete a UI para ser acessível a todos, incluindo pessoas com deficiências visuais, auditivas ou motoras. Isso envolve o uso de descrições alternativas para imagens, legendas para vídeos e testes de contraste adequados.

8- Teste de usuário

Realize testes de usabilidade com usuários reais para identificar problemas e melhorias na UI. Isso ajuda a refinar a interface com base no feedback do público-alvo.

9- Gestão de erros

Antecipe possíveis erros do usuário e forneça mensagens de erro claras e orientações sobre como corrigi-los. Isso evita frustração e confusão.

10- Aceite feedback do usuário

 Abra canais para que os usuários forneçam feedback e sugestões. Isso demonstra que a empresa valoriza a opinião dos clientes e pode levar a melhorias contínuas na UI.

Como aplicar a Interface do Usuário no seu produto?

Aplicar uma Interface do Usuário eficaz no seu produto é indispensável para proporcionar uma experiência positiva às pessoas. Para isso, faça o seguinte:

  • Compreenda seu público-alvo: antes de criar a UI, realize pesquisas de usuário, crie personas e colete feedback para orientar suas decisões de design;
  • Defina seus objetivos: estabeleça metas específicas para a sua UI. Isso pode incluir facilitar a navegação, aumentar as conversões ou melhorar o tempo gasto no site.
  • Organize as informações de maneira lógica: use menus, categorias e hierarquias para facilitar a navegação e garantir que os usuários encontrem facilmente o que procuram;
  • Escolha cores e tipografias adequadas: opte por cores que refletem a identidade da marca e garantam uma legibilidade boa. Considere o contraste para facilitar a leitura e evite fontes complicadas demais;
  • Invista pesado no design: certifique-se de que a UI se adapta a diferentes tamanhos de tela e dispositivos. Isso ajuda a garantir que os usuários tenham uma boa experiência em computadores, tablets e smartphones.
  • Atualize constantemente: a UI não é estática, ela deve evoluir com o tempo. À medida que o feedback do usuário é coletado e as tendências de design mudam, faça ajustes na UI para mantê-la relevante e eficaz.

Conheça a importância de ter uma área de design na sua empresa

Como você viu até aqui, é impossível dar o destaque que seu site e seus produtos merecem sem investir em UI. Para isso, contar com um time interno de design na sua empresa é uma alternativa que poupa tempo e ajuda a fortalecer a imagem da marca no mercado.

Além disso, muitos outros fatores são determinantes para você investir na área de design do seu negócio. Para esclarecer isso, a Ploomes preparou um conteúdo gratuito e exclusivo. Nele, você entende o que faz um designer, no que ele agrega ao seu portfólio e muito mais.

Acesse agora mesmo e aprenda!  

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.