É difícil um profissional ou uma empresa crescerem no mercado de trabalho e no mundo dos negócios sem estabelecerem um bom networking.
Essa é uma prática fundamental para criar e sustentar conexões profissionais e pessoais que podem ser benéficas ao longo da carreira e da vida em geral.
Por meio do networking, é possível encontrar pessoas que compartilham dos mesmos interesses e compartilhar informações, oportunidades e recursos.
Se você não sabe o que é networking ou tem dificuldade para ampliar a sua rede de contatos, este artigo vai ser muito útil para o seu dia a dia. A seguir, a Ploomes explica o que é, como e porque fazer um bom networking.
Vamos lá?
O que é networking?
Mesmo que você não tenha se dado conta, já praticou o networking em algum momento da sua vida profissional ou pessoal.
Seja em uma conversa rápida que gerou bons insights ou na construção de um relacionamento duradouro, a sua rede de contatos foi expandida de alguma maneira.
O principal objetivo do networking é estabelecer relações pessoais e profissionais que gerem algum tipo de benefício mútuo – não necessariamente ao mesmo tempo -, como a troca de conhecimentos ou uma indicação para o fechamento de um novo negócio, por exemplo.
O networking pode ser feito tanto pessoalmente quanto online. Independente do local ou da plataforma em que você estiver, essa é uma habilidade fundamental para quem busca alavancar a própria carreira.
Lembre-se de que essa prática não se resume a encontrar pessoas que podem lhe favorecer de alguma forma. Networking se trata de algo bidirecional, ou seja, uma via de mão dupla.
É um compartilhamento mútuo de recursos e conhecimentos, com foco em estabelecer uma rede de contatos e relacionamentos a longo prazo.
Por que fazer networking?
Fazer um bom networking pode ser a melhor escolha para determinar o sucesso em sua carreira e também contribuir de forma direta e positiva na vida pessoal.
Construindo relacionamentos profissionais e pessoais saudáveis, criam-se oportunidades de emprego, convites para participação em projetos, desenvolvimento de habilidades, entre outros.
A principal oportunidade gerada pela prática do networking é o benefício mútuo. É importante ressaltar que tudo se trata de relacionamentos a longo prazo, ou seja, essa “troca” de vantagens não precisa acontecer ao mesmo tempo.
Confira exemplos do que NÃO É networking.
- Se um contato indicar você para uma oportunidade de emprego, isso não significa que você precisa indicá-lo também, no mesmo instante.
- Se uma pessoa compartilha uma informação importante com você em uma reunião, isso não significa que você deve compartilhar algo importante com ela na mesma reunião.
- Se um amigo dá uma dica que contribui diretamente para o fechamento de um novo contrato para a sua empresa, isso não significa que você deve focar em devolver o favor imediatamente.
Agora, veja O QUE É networking. Para isso, vamos utilizar os mesmos exemplos.
- Indicar para uma oportunidade de emprego alguém que você conhece e sabe que está precisando de um trabalho.
- Receber uma informação importante em uma reunião e, no futuro, compartilhar o conhecimento que você adquiriu por meio dela com essa pessoa.
- Retribuir uma dica que você recebeu de um amigo, o ajudando a fechar um novo negócio para a empresa dele, quando surgir a oportunidade.
É fundamental destacar que networking não se trata de obrigações ou sensações de responsabilidade. Deve ser algo natural, sem pressão, onde ambas as pessoas se ajudam sem nenhum interesse secundário.
Essa não precisa ser uma prática desafiadora ou assustadora. Pode ser algo tão simples e leve quanto conversar com alguém em um evento, em uma reunião ou até mesmo na fila do supermercado.
Com o tempo, isso se torna algo totalmente natural e importante para o seu crescimento pessoal e profissional.
Um bom networking cria uma rede de contatos que concede a você acesso a novas fontes de informações e ideias, e isso já é motivo de sobra para começar a trabalhar suas conexões.
Conheça os benefícios do networking
Para exemplificar seus ganhos ao trabalhar seu networking, listamos as 10 principais vantagens que essa prática traz.
- Novas oportunidades: quando você expande sua rede de contatos, obtém acesso a novas oportunidades de negócios, trabalhos, projetos e parcerias.
- Aprendizado e desenvolvimento: ao se conectar com pessoas que têm habilidades e experiências diferentes das suas, você aprende e desenvolve novas habilidades e conhecimentos, que serão úteis na sua vida pessoal e profissional.
- Suporte: estabelecer conexões com pessoas mais experientes que você, independente da área de atuação, pode ser uma forma de receber o suporte necessário para desenvolver sua carreira.
- Visibilidade: uma rede de contatos torna você mais visível na sua área de atuação e aumenta as chances de ser notado por bons empregadores e pode facilitar a negociação com clientes em potencial.
- Habilidades sociais: networking é muito sobre a forma como você se comunica. Sendo assim, trabalhar bem suas habilidades sociais, como liderança e argumentação, é algo útil em todos os aspectos da vida.
- Acesso a recursos: quando você estabelece conexões com pessoas de diferentes áreas, com diferentes experiências, isso abre portas para acessar recursos e informações que podem ser úteis na sua carreira.
- Relacionamentos fortes: por mais que o foco do networking sejam as conexões profissionais, estabelecer um bom relacionamento com outras pessoas também traz ganhos para a vida pessoal, como a construção de amizades duradouras.
- Confiança aumentada: quanto mais conexões você estabelece, maior tende a ser o aumento da sua confiança em dialogar com as pessoas, trocando conhecimentos e informações.
- Crescimento pessoal: o networking pode ser uma forma de expandir seus horizontes, conhecer novas pessoas e experimentar novas coisas, o que pode levar a um crescimento pessoal.
- Pertencimento: o sentimento de pertencimento ocorre ao se conectar com outras pessoas, especialmente em sua área de atuação. Isso faz com que você sinta que é parte de uma comunidade, algo que vai lhe dar apoio e motivação.
Entenda como o networking também ajuda nas vendas nesta palestra que usa conceitos do livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas:
Como fazer networking?
Agora que você já sabe o que é networking e porque ele é tão importante para a sua pessoal e profissional, deve estar curioso para aprender de que maneira fazer isso de um jeito leve e proveitoso.
A seguir, a Ploomes separou as principais dicas para quem quer ser assertivo na hora de fazer networking.
Autenticidade
Autenticidade é uma das principais características de quem é eficaz fazendo networking. Não finja ser quem você não é só para impressionar alguém ou chamar a atenção para si. Quem é autêntico cria conexões de forma espontânea e profunda, algo que aumenta as chances de ser uma relação duradoura.
Frequente lugares específicos
Para conhecer pessoas com interesses em comum, nada melhor do que frequentar lugares que sejam do seu interesse.
É possível fazer networking em qualquer local, mas se o seu principal objetivo for aumentar suas conexões profissionais, uma boa dica é frequentar eventos e convenções da sua área de trabalho.
Estar presente em lugares assim é uma excelente oportunidade para conhecer pessoas que compartilham dos mesmos interesses que você.
Prepare-se
Você não precisa decorar nenhuma apresentação para fazer networking, afinal, a espontaneidade e a autenticidade são fatores fundamentais.
Ter uma boa dicção e argumentação, porém, é algo que pode ser treinado e faz diferença quando estiver conversando com alguém.
Suas ideias são transmitidas com maior clareza e isso facilita a compreensão dos ouvintes. Uma boa alternativa para a vida profissional é se adaptar ao ambiente, ou seja, procure estar por dentro das tendências, novidades e tecnologias do mercado onde atua.
Seja proativo
Deixe a timidez de lado e tome a iniciativa para se aproximar das pessoas com quem você tem interesse em conversar. A proatividade é fundamental para iniciar uma conversa, demonstrando confiança e interesse em determinado assunto.
Peça um contato
Busque manter a relação com as pessoas que você conheceu. Para isso, peça o número de telefone, endereço de e-mail ou adicione-a em alguma rede social, como o LinkedIn ou Instagram. Essa é uma forma de continuar nutrindo a conexão criada e, em momento oportuno, fazer uma nova abordagem.
Lembre-se de que networking é uma prática contínua e precisa de tempo para que relacionamentos duradouros e significativos sejam nutridos e consolidados. Procure estar sempre aberto a conhecer novas pessoas e ouvir suas histórias.