Tudo que você precisa saber sobre soft e hard skills, como desenvolver essas habilidades e exemplos

As soft skills e hard skills são muito utilizadas no processo seletivo de médias e grandes empresas. Entenda o que são essas habilidades!
Tayrane
08/03/2023 | 10 min

As soft skills e hard skills são muito utilizadas no processo seletivo de médias e grandes empresas. Em um mercado cada vez mais competitivo, uma boa formação e um bom currículo podem não ser o suficiente para preencher as melhores vagas. 

Isso acontece porque esse tipo de habilidade é visto como um grande diferencial entre os colaboradores de uma empresa, afinal, essas skills podem fazer a diferença na eficiência e na produtividade de um time. 

Por isso, neste post, você entenderá o que são soft skills e hard skills, quais as diferenças entre elas, como aprimorar as suas e qual o papel do gestor nesse desenvolvimento.

O que é soft skill?

Soft skill é uma expressão utilizada na área de gestão de pessoas para designar todo o conjunto de características comportamentais específicas de um profissional. 

Elas estão ligadas principalmente à forma como uma pessoa trata e interage com as outras, seus relacionamentos interpessoais e como ela lida com os seus próprios sentimentos. 

Essas habilidades podem ser desenvolvidas não só no trabalho, mas com os amigos, na faculdade e outros cursos. 

No âmbito profissional, as soft skills estão relacionadas com a forma como você trabalha. Essas habilidades interpessoais incluem habilidades de comunicação, habilidades de escuta, gerenciamento de tempo, resolução de problemas, liderança e empatia, entre outras. 

As soft skills estão entre as principais habilidades que os empregadores procuram nos candidatos que contratam, afinal o relacionamento interpessoal é importante para quase todos os tipos de trabalhos.

Um outro ponto que torna as soft skills uma das principais competências que as empresas procuram, é que elas são habilidades transferíveis, que podem ser usadas independentemente do trabalho que uma pessoa exerce. 

Isso torna os candidatos a funcionários com boas soft skills funcionários muito adaptáveis e flexíveis.

O que é hard skill?

Já uma hard skill se refere a todas as habilidades técnicas de uma pessoa. Por conta disso, elas são facilmente mensuradas e é possível desenvolvê-las através de cursos e treinamentos. 

As hard skills permitem lidar com tarefas e responsabilidades específicas de um trabalho e geralmente são focadas em tarefas e processos específicos, como o uso de ferramentas, equipamentos ou algum software.

O conhecimento do pacote da Microsoft Office é um exemplo de hard skill, afinal, esse conhecimento é necessário para realizar tarefas específicas.

No entanto, qualquer pessoa pode aprender a usar o Microsoft Word e o Excel seja através de cursos ou com o auxílio de um colega. 

Quais as diferenças entre soft e hard skills?

A principal diferença é que as soft skills estão fortemente ligadas à personalidade de um indivíduo e não são algo que sempre pode ser ensinado.

Claro, existem cursos onde pessoas podem desenvolver habilidades de liderança, habilidades de comunicação e outras habilidades interpessoais. No entanto, algumas pessoas são mais propensas a ter boas soft skills de comunicação e liderança que outras, por exemplo. 

As hard skills, por outro lado, são mais baseadas no que as pessoas aprendem e são direcionadas para realizar um trabalho específico, sendo mais fáceis de ensinar. Por exemplo, alguém pode se matricular em um curso de desenvolvimento para adquirir conhecimento ou melhorar as hard skills já existentes.

Então basicamente, as hard skills são mensuráveis e podem ser descritas usando critérios numéricos ou um simples sim ou não. Por outro lado, as soft skills são difíceis de medir e geralmente descritas usando medidas qualitativas. 

Por exemplo, um vendedor pode ter muita experiência com um software de CRM e ser capaz de comunicar claramente os benefícios de um produto a um cliente.

banner ploomes teste grátis

Dessa forma, as hard skills podem ser avaliadas por meio de currículos, portfólios, atribuições relacionadas ao trabalho e perguntas específicas da função.

Já as soft skills são mais bem avaliadas por meio de perguntas situacionais e comportamentais, usando testes de habilidades interpessoais e levando em consideração as características gerais de personalidade de uma pessoa.

Como desenvolver as hard skills?

Desenvolver uma hard skill é o processo que permitirá a qualquer um se tornar melhor em sua profissão e evoluir dentro dela.

Existem várias maneiras diferentes de abordar o processo de melhoria das hard skills, mas que podem ser resumidas em três categorias principais:

  • Certificações
  • Cursos online
  • Praticando sempre

As certificações são a prova de que alguém adquiriu uma nova habilidade, mostrando também o nível de seu conhecimento nessa skill específica. As certificações geralmente exigem uma grande quantidade de tempo investido para serem obtidas, incluindo tempo para leitura, aulas e muito mais.

Os cursos online, por outro lado, são uma maneira mais rápida para qualquer profissional melhorar suas habilidades técnicas. Afinal, podem ser acessados de qualquer lugar, a hora que quiser. 

Por fim, a forma mais importante que um profissional tem para melhorar as hard skills é a prática. Praticar as hard skills é um pré-requisito para melhorá-las.

Nesse sentido, é importante conversar com outros profissionais mais experientes que compartilham as mesmas habilidades com você. Eles são a melhor fonte possível de conhecimento que você jamais terá em seu campo. 

Seja um colega de equipe ou simplesmente alguém que você conhece no trabalho, eles são uma grande fonte de melhoria.

Como desenvolver as soft skills?

Há muitos benefícios em melhorar suas soft skills, incluindo a construção de relacionamentos com colegas e o desenvolvimento da sua carreira. Confira algumas formas de aprimorar suas habilidades: 

Esteja aberto a receber feedback

Uma grande parte da melhoria das soft skills é estar aberto ao feedback que você pode receber de supervisores, gerentes e até colegas. Quando você está aberto a feedback, consegue receber críticas construtivas e usar essas informações para melhorar sua performance. 

É possível obter informações sobre a sua competência em comunicar, atuar em equipe, gerenciar o tempo, habilidade para liderar e muito mais. Seja grato quando receber essas informações e estabeleça um plano para melhorar, seja com você mesmo ou com ajuda de um gestor.

Seja comunicativo

A comunicação eficaz é uma soft skill que beneficia todos no local de trabalho. Embora possa haver tarefas que não necessitem outras pessoas, aproveite as chances para estabelecer conexões com aqueles ao seu redor. 

Mantenha a comunicação constante para melhorar esta habilidade. Ao se comunicar, reflita sobre a abordagem que está utilizando, a clareza da informação e o tom de voz. Também preste atenção às formas como os outros se comunicam para aprender estratégias e adaptar a sua própria forma de falar.

Dê valor ao trabalho em equipe

Quando você se envolve em um bom trabalho em equipe, mostra às pessoas que é ótimo em colaborar com os outros. 

Durante uma tarefa compartilhada, permita que cada membro do grupo contribua com sua parte e compartilhe as suas habilidades. 

Ao trabalhar em conjunto, você terá a chance de adquirir novos conhecimentos e aprimorar suas habilidades interpessoais. 

Saia da sua zona de conforto

Para progredir, é preciso sair da zona de conforto e encarar algo diferente, como assumir novas responsabilidades ou um cargo de liderança. 

Ofereça-se para apresentar o projeto ou se voluntarie para qualquer atividade que ajude você a melhorar sua capacidade de se comunicar em público. Mostre a todos o seu empenho e dê a si mesmo a oportunidade de aprender algo novo.

Colocar-se em um território desconhecido profissionalmente tem o potencial de mostrar para as pessoas o quão sério você leva seu trabalho e permite que você aprenda algo completamente novo.

Qual o papel do gestor no desenvolvimento das soft e hard skills em seus colaboradores?

Desenvolver as soft skills e hard skills dos colaboradores não é algo tão simples quanto mostrar um vídeo de treinamento a eles.

O primeiro passo para isso é a avaliação constante dos funcionários. Entender quais são os gargalos de soft skills de cada um pode ser muito desafiador, uma vez que é preciso utilizar mecanismos sistemáticos de avaliação e certificação. 

Para isso, os departamentos de RH devem estar dotados de um quadro que codifique as soft skills e hard skills e defina os critérios de avaliação.

Nesse sentido, a área de gestão de pessoas pode criar programas de educação continuada, treinamentos e cursos de idiomas para melhorar as hard skills de seus colaboradores. 

No âmbito das soft skills, feedbacks constantes, o desenvolvimento de uma cultura colaborativa na empresa, além de palestras e criação de programas de aprimoramento, podem ser muito úteis para os colaboradores. 

Exemplos de soft skills

É comum que as empresas busquem por funcionários que preencham alguns requisitos como “habilidades de comunicação” ou “ser um solucionador de problemas”. Isso porque as soft skills ajudam a:

  • Identificar pessoas que não são apenas capazes de fazer o trabalho, mas também são capazes de fazer de forma assertiva. Exemplo: Um funcionário com boas habilidades de gerenciamento de tempo sabe como priorizar tarefas para cumprir prazos.
  • Escolha entre candidatos qualificados que atendem aos requisitos básicos para o trabalho. Exemplo: quando dois candidatos têm formação acadêmica e profissional semelhantes, é mais provável que você contrate aquele que é mais colaborativo e flexível.
  • Tome decisões bem fundamentadas. Exemplo: ao contratar um vendedor, você deseja encontrar um candidato que conheça o setor e tenha experiência em vendas, mas que também seja resiliente, saiba negociar e tenha excelentes habilidades de comunicação verbal.

Tenha fit cultural com a empresa. Exemplo: Se você valoriza a responsabilidade e deseja ter funcionários com iniciativa, é importante buscar candidatos que não tenham medo de assumir o cargo, que sejam decisivos e tenham aptidão para resolver problemas.

Dito isso, alguns exemplos de soft skills são: 

  • Habilidades de comunicação
  • Gestão de tempo
  • Persuasão
  • Habilidades de liderança
  • Motivação
  • Ambição
  • Habilidades de negociação
  • Pensamento crítico
  • Pensamento criativo
  • Ética de trabalho
  • Colaboração
  • Escuta ativa
  • Atitude positiva
  • Energia
  • Entusiasmo
  • Simpatia
  • Honestidade
  • Confiança
  • Solução de problemas
  • Adaptabilidade
  • Resolução de conflitos
  • Inspirar pessoas
  • Mentoria
  • Empatia
  • Paciência

Exemplos de hard skills

Os tipos de hard skills necessários para ser qualificado e bem-sucedido em um trabalho dependem muito do setor de atuação. Geralmente, as habilidades necessárias estão listadas nas descrições de trabalho. 

Mas, muito além de uma formação acadêmica, cursos complementares e experiências prévias, as hard skills mais comuns incluem:

Conhecimentos de informática 

Saber como usar um computador é obviamente uma necessidade, mas seu nível de especialização é importante. Essas habilidades podem incluir:

  • Microsoft Office
  • Planilhas
  • Contabilidade
  • Sistemas de cobrança automatizados
  • Google 
  • Power Point
  • Gerenciamento de banco de dados

Habilidades técnicas

Habilidades técnicas podem levar seu conhecimento de informática um passo adiante e colocá-lo lá como um especialista em tecnologia da informação. As habilidades técnicas difíceis também se relacionam com a engenharia e as ciências.

Esses trabalhos geralmente têm bases de conhecimento muito especializadas e os funcionários precisam ter treinamento em algumas dessas áreas:

Habilidades gerenciais 

Para ser um bom líder, é necessário ter as seguintes habilidades:

  • Gerenciamento de projetos
  • Análise de negócio
  • Vendas
  • Recursos Humanos
  • Finanças
  • Planejamento
  • Conhecimento em metodologias ágeis

Habilidades analíticas 

Hoje, saber como analisar dados de forma precisa e adequada é mais importante do que nunca. Dentre essas hard skills, podemos destacar:

  • Análise de dados
  • Gerenciamento de dados
  • Apresentação de dados
  • Raciocínio Analítico
  • Pesquisar
  • Diagnóstico

Conclusão

Resumidamente, as hard skills referem-se aos conhecimentos e habilidades para desempenhar suas funções de forma eficaz, e as soft skills são as qualidades pessoais que ajudam as pessoas a realmente prosperarem no local de trabalho. 

No caso de um gestor de equipe, as hard skills ajudam a identificar candidatos que são bons no papel, enquanto as soft skills indicam quais desses candidatos são bons no dia a dia de trabalho. 

Sendo assim, que tal aprender como gerir uma equipe de vendas de alta performance? Além de montar um time com uma boa combinação de hard e soft skills, é preciso fazer uma gestão eficiente, e para te ajudar nessa missão, temos um material com tudo que você precisa saber sobre o assunto. 

No eBook Guia do Gestor de Vendas, você vai aprender a importância de uma boa gestão, como ter times de alta performance e como manter a equipe motivada. 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.