BDR: o que é Business Development Representative em vendas?

O Business Development Representative (BDR) atua na pré-venda, prospectando e filtrando leads qualificados para vendas. Aprenda Como!
Tayrane
18/11/2022 | 5 min
business development representative bdr

O Business Development Representative (BDR) – Representante de Desenvolvimento de Negócios, em tradução literal -, é uma importante peça na estrutura organizacional de empresas que buscam encontrar novos leads para o seu negócio. 

O profissional de BDR, assim como o profissional de SDR, não é um membro do time de vendas, mas atua no setor de pré-vendas, mapeando e qualificando potenciais clientes.

Se você não sabe o que é o Business Development Representative e desconhece o impacto positivo que esse profissional pode trazer para a sua organização, nós preparamos este conteúdo para explicar o que faz um BDR e qual a sua função em vendas. 

Entenda como essa estratégia ajuda o seu time comercial a ser mais assertivo nas abordagens e, por consequência, aumentar as chances de sucesso nas negociações.

O que é o BDR?

Um termo que tem ganhado cada vez mais espaço nas estratégias de marketing e vendas das empresas, o Business Development Representative (BDR) tem como sua função principal a de detectar possíveis leads para a sua empresa. 

Esses leads, inclusive, podem estar “escondidos” até mesmo em pessoas cujas campanhas de marketing da empresa chegaram, mas por algum motivo não causaram o impacto desejado.

O profissional de BDR, vale ressaltar, não é considerado um vendedor dentro da empresa, já que sua atuação está diretamente envolvida com uma estratégia de pré-venda.

Na prática, esse colaborador é aquele que vai entrar em contato com os leads encaminhados pelo setor de marketing e fazer uma filtragem, por meio de entrevista, dos perfis onde há uma possibilidade real de converter em venda. 

A partir dessa filtragem e qualificação dos leads, com base nas necessidades e objetivos da empresa, é que o BDR vai encaminhar ao time de vendas os contatos “quentes”, ou seja, aqueles com maior probabilidade do vendedor conseguir negociar um contrato. O trabalho do BDR, portanto, é o de prospecção.

Qual a diferença entre BDR e SDR?

Por mais que ambos os termos sejam comumentemente confundidos no Brasil, é preciso destacar que BDR e Sales Development Representative (SDR) têm funções parecidas, mas com diferenças importantes na classificação de cada um. 

A seguir, explicamos o que difere ambas as categorias de profissionais dentro de uma empresa:

BDR

Tem como objetivo a busca por novas oportunidades de negócio, sendo que a grande maioria delas esse profissional vai buscar por conta própria, sem necessariamente contar com o apoio do setor de marketing da empresa

É um trabalho muito mais manual do que o de um SDR, mas que costuma resultar em leads qualificados que vão gerar um ticket médio maior do que os leads do SDR. 

SDR

O trabalho do SDR é qualificar os leads espontâneos que provêm exclusivamente das estratégias de marketing (Inbound Marketing). A lista de contatos que um SDR analisa costuma ser bem maior do que a do BDR, já que as campanhas tendem a gerar uma lista de contatos grande. 

A diferença, como explicamos anteriormente, é que os leads do SDR costumam gerar menos retorno financeiro para a empresa do que os do BDR – algo que não deixa de ser igualmente vantajoso.

A semelhança entre ambas as estratégias é que as duas trabalham diretamente no setor de pré-vendas dentro da empresa, fazendo essa filtragem e organização das informações, sempre no intuito de facilitar a vida dos vendedores.

Veja também: Business Development (BizDez): o que é e como atua o profissional dessa área?

O que um profissional BDR precisa ter?

Caso você esteja considerando seriamente aderir a essa estratégia para qualificar os leads que chegam aos seus vendedores, mas não sabe o que avaliar para contratar bons BDRs para o seu negócio, decidimos listar as principais características que uma pessoa dessa área precisa ter.

  • Ter um perfil analítico;
  • Boa capacidade e conhecimento em pesquisa;
  • Ter uma linguagem comunicacional bem desenvolvida, afinal, precisa estar em constante contato com possíveis clientes;
  • Dominar estratégias de diálogo e persuasão;
  • Gostar de se relacionar com pessoas;
  • Ter disponibilidade de tempo (algumas reuniões com clientes podem ser presenciais).

As características acima destacam pontos cruciais para um profissional de BDR, já que envolvem diretamente o trabalho a ser desenvolvido diariamente por essa pessoa. 

O mercado está com bastante vagas de BDR em diferentes organizações e setores. Se você tem interesse em trabalhar com isso, fique de olho nas oportunidades.

banner: manual de prospecção b2b download

Quais as vantagens de ter um BDR na minha empresa?

Agora que você já sabe o que faz um Business Development Representative, quais características esse profissional precisa ter e quais as diferenças entre BDR e SDR, chegou o momento de explicar as vantagens de implementar esse sistema no seu negócio.

  • Busca estratégica e diversificada de leads qualificados;
  • Apoio ao time de vendas da sua empresa;
  • Costuma gerar um excelente retorno financeiro;
  • Prospecta leads em diferentes nichos;
  • Otimiza o tempo da equipe de vendas.

Lembre-se de que a função do BDR é facilitar o trabalho dos seus vendedores, encaminhando a eles contatos “certeiros”, com os quais a chance de sucesso em uma negociação é maior. 

Caso você esteja se perguntando como um BDR pode abordar um eventual cliente, saiba que não há nenhum mistério nisso. 

Após a busca e identificação de um potencial lead, as abordagens mais comuns envolvem ligação telefônica, e-mail comercial, contato via WhatsApp Business ou outras redes sociais, especialmente o LinkedIn

Garante a produtividade e eficiência do setor comercial

Grande e principal objetivo de qualquer empresa, a geração de lucro em um negócio sempre passa pelo setor de vendas. Para que os resultados das negociações sejam satisfatórios, no entanto, é indispensável que o seu time de vendedores esteja motivado, assegurando a produtividade e eficiência do setor comercial.

Além dos profissionais de BDR e SDR, o Sales Ops também é uma função que vem crescendo dentro das empresas. Esse profissional é quem cuida da estrutura comercial, garantindo a eficiência dos processos em todas as etapas de vendas.

Para explicar a você a relevância de um Sales Ops na sua empresa e o retorno financeiro que a implementação de um profissional desses é capaz de gerar, a Ploomes preparou um conteúdo exclusivo, contando mais sobre o que faz esse colaborador. Acesse agora mesmo o material e aprenda sobre o assunto. 

Banner: solicite uma demonstração do Ploomes

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.