Clube de Vantagens: o que é e como escolher o melhor 

Clube de Vantagens é uma estratégia de marketing de relacionamento para engajar clientes. Confira como escolher o melhor para sua marca
Ploomes
02/12/2022 | 5 min
clube de vantagens

Clube de Vantagens é uma estratégia de marketing de relacionamento que permite a uma marca ter uma proximidade maior com seu público. Assim, o clube garante a retenção e fidelização de clientes por meio de conjunto de recompensas exclusivas que são disponibilizados aos usuários. 

Mas como escolher a melhor opção para minha empresa? 

Antes de escolher o clube, é preciso entender que existem diversos tipos de recompensas que podem ser disponibilizadas, entretanto nem todas cumprem esse propósito de relacionamento.

Isso ocorre porque programas, como cashback e pontos, não trazem recompensas instantâneas, e o tempo de espera prejudica o engajamento do cliente. Segundo pesquisa da ABAMF, realizada em 2020, muitos clientes sentem que falta empatia na escolha de benefícios que sejam simples de usar, o que comprova a importância de se atentar a esse ponto.

Um dos casos citados, é o do programa de pontos, em que muitos entrevistados afirmaram ter uma sensação de que é difícil conseguir aguentar os pontos necessários para receber uma boa recompensa, além de também haver um difícil entendimento das regras de alguns benefícios. 

Para que esse problema não aconteça na sua marca, a melhor opção é buscar um programa de benefícios focados em fidelização de clientes, além de fazer um estudo do seu público antes de implementar a estratégia.

Veja algumas dicas de como fazer isso na prática.

Faça uma pesquisa para entender os seus clientes

Antes de montar a sua estratégia de Marketing de Relacionamento, você precisa entender o que faz sentido para o seu cliente. Assim, realizar pesquisas com eles é um passo muito importante antes de partir para a busca das opções de clubes.

Mas quais clientes abordar? Para isso, faça uma pesquisa com seus consumidores e apresente os tipos de programa de fidelidade que podem ser oferecidos, buscando entender qual modelo esse grupo prefere. Destaque também opções de benefícios, como:

  • Descontos; 
  • Sorteios; 
  • Concursos;
  • Mimos e vouchers;
  • Benefícios gratuitos;

dentre outros.

Assim, selecione boas opções de estratégias de engajamento e alinhe com alguns clientes o que faz mais sentido para sua marca. Em seguida, busque o clube que consiga atender a todos os pontos que sua análise apontou serem importantes. 

Na prática, o que determina os sucesso de relacionamento com o cliente do clube é exatamente isso:

No Clubes de Vantagens, é possível ofertar benefícios exclusivos e preços especiais em grandes marcas independente do acúmulo de pontos. Por isso, ele cumpre o propósito de engajamento e relacionamento com o clientes de forma mais eficiente que outros programas de fidelidade.  

banner de download planilha de crm

Experiência do Cliente: um critério norteador da sua escolha

Agora que você já sabe qual benefício funciona melhor para o seu público, é hora de escolher o programa em si. Nesse momento, e mesmo quando a estratégia já estiver em uso, a experiência do seu cliente precisa ser um pilar norteador para encantar os usuários por meio do clube. 

O termo Experiência do Cliente tem origem no conceito CX (Customer Experience), que busca promover uma estratégia sólida e bem definida a partir do entendimento sobre quem é o consumidor e quais percepções podem gerar uma melhor conexão entre empresa e cliente.

Além disso, segundo pesquisa CX Champions: How CX Leaders who raise their game are driving business success, empresas focadas na experiência do cliente possuem um melhor resultado no mercado.  Portanto, fica evidente como ela é indispensável.

Porém, como escolher um Clube que priorize experiencias marcantes e encantadoras para o cliente? Para isso, realize o seguinte checklist

1. Análise se a empresa que oferece o clube possui cases de sucesso na gestão da experiência do cliente;

2. O clube precisa ter um SAC

Caso o seu cliente tenha alguma ajuda ou detecte algum problema, é essencial que a empresa ofereça suporte para ajudá-lo e garantir que ele fique satisfeito com a resolução do problema;

3. As estratégias de comunicação precisam ser omnichannel;

Assim, é feita uma comunicação 360° que garante que a identidade da marca seja mantida independente do canal de contato. Por isso, o clube precisa oferecer divulgações omnichannel, como e-mail e posts que você possa adaptar para os seus próprios canais de comunicação.

4. Plataforma garanta uma boa Experiência do Usuário (UX)

O conceito de UX anda junto ao de CX, e diz respeito aos aspectos do design que vão além dos aspectos visuais da plataforma, sendo responsáveis por garantir uma experiência intuitiva, simples e interessante para o usuário.  

Dessa forma, o UX oferece uma boa experiência com a plataforma, garantido para o  usuário que a experiência no digital também seja fluída e que ele possa desfrutar do melhor que o serviço ou produto tenha a oferecer. 

O Clube de Vantagens precisa ser uma plataforma White Label 

O último ponto para escolher um clube que seja um sucesso, é escolher uma plataforma White Label. 

O modelo White Label funciona literalmente como uma etiqueta branca, onde outras empresas utilizam a tecnologia para se desenvolverem em questão de marca e identidade visual. Assim, o clube terá a identidade da sua marca (em logo, cores, categorias, etc).

A vantagem desse tipo de modelo, é que sua marca passa a ser associada aos benefícios que o clube oferece, incluindo descontos em parceiros nacionais. Além disso, sua empresa também tem autonomia para incluir parceiros próximos de sua preferência ou criar uma ação de engajamento em uma data importante para o seu público.

Mais do que um adicional, a plataforma White Label é indispensável para o sucesso da sua estratégia de relacionamento, visto que de nada adianta ter uma plataforma sem a sua marca. Logo, é preciso que ela seja customizada com a sua identidade para que o cliente construa esse vínculo com o seu clube de vantagens.

Anotou todas as dicas? Então é hora de colocar em prática e dar mais um passo para garantir fidelização de seus clientes.

Você também pode aprender sobre outros conteúdos valiosos para o seu negócio e relacionamento com seus clientes através de outros artigos do nosso site. Para isso, acesse a nossa página de posts do Blog.  

Este artigo foi escrito pela equipe do Rede Parcerias, empresa que administra Clubes de Vantagens e transforma o relacionamento de clientes e empresas por meio de uma plataforma completa de fidelização.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.