Copywriting: como usar as palavras para vender mais

O copywriting tem como objetivo fazer com que haja uma conexão emocional entre o texto e o leitor, convencendo-o a tomar uma ação.
Tayrane
27/03/2023 | 7 min

O copywriting é uma técnica de escrita persuasiva que tem como objetivo influenciar o leitor a tomar uma determinada ação, que varia de acordo com o foco da empresa ao produzir o conteúdo

A técnica de copywriting é muito utilizada no marketing digital, pois serve para ajudar a escrever textos que geram mais conversões e vendas.

O profissional responsável por transformar ideias em palavras, mas sem esquecer de formular um texto persuasivo, é o copywriter. Ele precisa entender quais são as necessidades do conteúdo, de acordo com o público-alvo e a persona da empresa. 

A partir disso, ele cria a mensagem de maneira estratégica, usando palavras e técnicas específicas, que vão contribuir para o leitor tomar a ação desejada.

Se você tem curiosidades sobre o copywriting e quer aprender a usar as palavras para vender mais e, dessa forma, aumentar o faturamento do seu negócio, chegou ao lugar certo. Veja o vídeo abaixo, ou continue a leitura do artigo.

O que é copywriting?

O copywriting é a ciência de escrever textos que influenciam na tomada de uma decisão específica pelo consumidor, que geralmente é comprar um produto, fornecer dados pessoais  ou entrar em uma lista de e-mails, por exemplo.

O copywriting serve para criar uma conexão emocional entre o mensageiro e o receptor, ou seja, quem escreve e quem vai ler. Isso, se bem aplicado, faz com que o leitor se sinta compelido a agir. 

Para tal, é necessário considerar inúmeras técnicas de escrita persuasiva, que incluem desde a escolha das palavras-chave até a utilização de gatilhos mentais.

O que é e o que faz um copywriter?

Copywriter é o nome dado ao profissional que se especializa na criação de textos persuasivos, com foco em fazer o público para o qual escreve tomar uma iniciativa em relação ao conteúdo. 

Ele é um escritor especializado na produção de textos publicitários, buscando sempre a conversão do leitor.

O trabalho de um copywriter envolve entender o público-alvo e a persona para a qual ele está escrevendo. 

Para isso, deve-se identificar os desejos e necessidades, e criar mensagens persuasivas em cima desses pontos, utilizando técnicas específicas para conversão, como palavras-chave, gatilhos mentais e outros aspectos que ajudem a criar uma narrativa envolvente.

Os textos de um copywriter servem para os mais diversos meios de comunicação, incluindo anúncios na TV, rádio, jornais e revistas impressos, sites e materiais digitais, como landing pages, e-mails marketing, redes sociais e anúncios online (Google Ads, LinkedIn Ads, entre outros). 

Quais habilidades um copywriter deve ter?

O tipo de abordagem do copywriter vai depender do meio onde ele está inserido. Para minimizar qualquer tipo de problema, é essencial que o profissional copywriter tenha conhecimentos em marketing, branding e sobre psicologia do consumidor. O segredo para obter isso é simples: ler e estudar bastante.

Além disso, também são competência necessárias para quem deseja ser um copywriter:

  • Ser criativo;
  • Ter boas habilidades de escrita;
  • Ser uma pessoa organizada;
  • Compreender o mercado onde atua;
  • Gostar de estudar o idioma no qual escreve;
  • Estar atualizado em relação às tendências do mercado e do público-alvo.

Essas características, por mais que não sejam as únicas necessárias, são o pilar para qualquer pessoa que deseja trabalhar como copywriter e obter sucesso na profissão.

Boas práticas de copywriting

Agora que você já aprendeu o que é o copywriting, o que faz um copywriter e quais características esse profissional precisa ter, chegou a hora de conferir cinco boas práticas para copywriting. Veja a seguir.

1- Conheça o público-alvo

Não há como ser assertivo na criação de textos persuasivos sem conhecer o público para o qual se está escrevendo. 

É preciso estudar e compreender o público-alvo, por meio de pesquisas, criação de personas (clientes ideais) e outros meios que ajudem a descobrir o que o cliente está necessitando. Com isso, é possível criar mensagens que tenham conexão emocional com os leitores.

2- Utilize gatilhos mentais

Gatilhos mentais podem ser palavras-chave, frases ou demais elementos que ativam reações emocionais e psicológicas no leitor, fazendo com que ele se sinta mais compelido a agir. Entre os gatilhos mentais mais conhecidos estão o de urgência, escassez, prova social, autoridade e reciprocidade.

3- Seja claro e direto

Ser persuasivo é diferente de “enrolar” o cliente. O texto precisa ser fácil de entender e deve comunicar claramente qual é a mensagem. Para isso, a prioridade é utilizar uma linguagem mais simples, evitando jargões técnicos e criando uma narrativa que flua naturalmente. Ou seja: nunca complique algo que pode ser simplificado.

4- Destaque os benefícios

Focar nas características do produto é importante, mas destacar os benefícios é fundamental se o objetivo é a persuasão. 

Devem ser mostradas de forma clara as vantagens que o produto ou serviço vão gerar ao cliente, evidenciando quais problemas resolve, de que maneira e quais melhorias proporciona.

5- Use o senso de urgência

A urgência é um dos gatilhos mentais mais importantes no marketing digital, por isso merece um destaque especial. 

Considere que a grande maioria das compras que as pessoas fazem é por impulso, sendo assim, utilizar frases e palavras que comuniquem a urgência em obter o produto pode agilizar a tomada de decisão.

Exemplos: últimas unidades do produto; oferta por tempo limitado; a oferta expira em 15 minutos, entre outros.

Como aplicar o copywriting?

Para aplicar o copywriting em suas campanhas de marketing e demais estratégias digitais é importante seguir alguns passos fundamentais para obter sucesso.

1- Defina seus objetivos

Antes de começar a escrever, lembre-se sempre de definir os objetivos da campanha ou do material. Considere sempre o principal questionamento: qual ação o público deve tomar ao ler o texto? 

Isso inclui finalizar a compra de um produto, contratar um serviço, preencher um formulário, compartilhar o conteúdo, entre outras opções.

2- Estude o público-alvo

Por mais que isso já tenha sido explicado anteriormente, vale ressaltar que toda estratégia de copywriting só dará o resultado desejado se houver um entendimento pleno do público-alvo para o qual se escreve. Imagine que você tem uma empresa que vende mesas e para atingir seu público escreve sobre os benefícios das geladeiras. Não faz sentido, certo?

3- Escolha a melhor plataforma

Escolher a melhor plataforma e o melhor formato para divulgar o conteúdo também tem interferência direta sobre os resultados. 

Exemplo: se o seu público-alvo está massivamente conectado às redes sociais, não tem motivo para, ao menos em um primeiro momento, veicular anúncios em jornais impressos.

4- Use (mas não abuse) das técnicas de persuasão

Como explicamos anteriormente, não existe copywriting sem o uso de técnicas de persuasão para convencer o leitor a tomar uma decisão. 

Tome, porém, muito cuidado para não exagerar na presença de gatilhos mentais, frases de efeito ou outros recursos que, se em grande quantidade, podem tornar o texto maçante ao invés de instigante. 

5- Revisão e teste

Antes de publicar o texto, faça uma revisão para garantir que tudo está em ordem quanto à mensagem que deve ser transmitida e também sobre questões ortográficas, conferindo se não há nada fora de contexto ou erros de digitação.

Após isso, coloque-o no ar e espere para poder mensurar os resultados. Vá testando novos formatos e estilos de linguagem até encontrar o ideal.

Veja também: O que é PNL? Conheça a Programação Neurolinguística e use-a para vender mais

Os principais erros do copywriting

Confira os principais erros de copywriting que você não pode cometer:

  • Não conhecer o público-alvo;
  • Não destacar os benefícios;
  • Ignorar o contexto do conteúdo;
  • Não ter um botão CTA claro;
  • Usar uma linguagem confusa;
  • Escrever sem um objetivo definido previamente;
  • Texto sem uma boa estrutura;
  • Não adaptar o estilo de escrita ao canal onde vai ser divulgado;
  • Não revisar o texto antes de publicar.

Estruture um planejamento de sucesso

Marketing digital B2B e falta de planejamento são duas coisas que não combinam. Por isso, a Ploomes preparou um e-book gratuito e totalmente exclusivo, que ensina você a atrair grandes oportunidades de negócio para a sua empresa, usando os melhores canais digitais e de forma eficiente.

Acesse o conteúdo agora mesmo e mude sua perspectiva sobre o planejamento de marketing da sua empresa.

banner e-book planejamento marketing digital b2b

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.