Gestão de vendas: o que é, qual o papel do gestor de vendas e 9 dicas para promover uma gestão de vendas mais eficaz

Uma gestão de vendas eficiente é uma obrigação para qualquer empresa que queira se manter competitiva no mercado e potencializar seus resultados. Com a concorrência cada vez mais […]
Blog da Ploomes
14/07/2021 | 5 min
Gestão de vendas

Uma gestão de vendas eficiente é uma obrigação para qualquer empresa que queira se manter competitiva no mercado e potencializar seus resultados.

Com a concorrência cada vez mais acirrada, o gerenciamento comercial de qualidade pode fazer toda a diferença para colocar a sua empresa à frente de seus concorrentes e conquistar a preferência dos clientes.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é gestão de vendas e qual é o papel do gestor de vendas.

Continue a leitura para conferir também nos próximos parágrafos 9 dicas fundamentais para promover uma gestão mais eficaz e ajudar a sua equipe comercial a atingir a alta performance:

  1. Avalie a situação atual da empresa;
  2. Faça um estudo de mercado;
  3. Elabore um planejamento de vendas integrado ao demais setores da empresa;
  4. Envolva os vendedores na elaboração do planejamento estratégico;
  5. Estabeleça metas desafiadoras;
  6. Conheça as competências de seus vendedores;
  7. Invista no treinamento do time de vendas;
  8. Faça reuniões de feedback;
  9. Utilize a tecnologia a favor da gestão de vendas.

O que é gestão de vendas?

A gestão de vendas consiste na maneira com que o time comercial é conduzido para atingir metas e objetivos considerados relevantes para a empresa.

A intenção é orientar os colaboradores sobre as melhores práticas e estratégias de vendas. Além disso, a gestão de vendas busca otimizar o uso dos recursos disponíveis e os esforços individuais e coletivos.

A gestão de vendas também envolve a integração entre a equipe comercial e os outros setores-chave da empresa, como marketing, estoque e financeiro.

Leia também: Guia completo de gestão para equipe de vendas

Qual é o papel do gestor de vendas?

O papel do gestor de vendas é liderar a equipe comercial de modo a garantir o bom desempenho dos vendedores. Cabe a ele monitorar o processo de vendas constantemente a fim de identificar e corrigir gargalos.

É função do gestor de vendas estruturar e treinar a equipe comercial e delegar tarefas, além de estabelecer metas e criar condições favoráveis para o alcance das mesmas.

9 dicas de como fazer uma eficiente gestão de vendas

Para promover uma gestão de vendas verdadeiramente eficaz, é necessário colocar em prática algumas dicas fundamentais. Confira a seguir quais são elas:

1 – Avalie a situação atual da empresa

Por meio de um diagnóstico, avalie o desempenho comercial da sua empresa nos últimos meses. Ao analisar a situação atual, será possível identificar os pontos fortes e as fragilidades para, então, traçar estratégias mais eficazes.

Como analisar sua empresa corretamente? Para isso, o uso de dados de vendas é fundamental. Dê uma olhada neste vídeo e entenda a importância desse tipo de análise para seu negócio:

2 – Faça um estudo de mercado

Uma boa gestão de vendas precisa considerar a realidade do mercado em que a empresa está inserida. Estude seus principais concorrentes, as novas tendências e o comportamento de compra do seu público-alvo.

Uma excelente ferramenta de análise de mercado é a Matriz de Porter, conheça-a melhor neste vídeo da Siteware:

3 – Elabore um planejamento de vendas integrado ao demais setores da empresa

O planejamento estratégico de vendas precisa considerar os outros departamentos da empresa que estão direta ou indiretamente relacionados ao setor de vendas.

Esse plano vai orientar as tomadas de decisão e também os esforços para alcançar as metas e objetivos pretendidos.

4 – Envolva os vendedores na elaboração do planejamento estratégico

Convide seus vendedores a participarem da elaboração do planejamento estratégico. Contar com a perspectiva de quem está na linha de frente das vendas pode fazer toda a diferença nos resultados.

5 – Estabeleça metas desafiadoras

Procure definir metas de vendas que não sejam tão fáceis nem tão difíceis; é necessário que elas sejam desafiadoras para manter os vendedores motivados e engajados. Porém, não podem ser impossíveis!

6 – Conheça as competências de seus vendedores

Conhecer as competências de seus vendedores é importante para que se consiga delegar tarefas com mais assertividade, considerando sempre as habilidades, as experiências e as limitações que todos que compõem a sua força de vendas.

7 – Invista no treinamento do time de vendas

Investir na capacitação de colaboradores é fundamental para proporcionar as informações corretas aos clientes, atender suas necessidades e manter um atendimento de qualidade. 

Por isso, ofereça treinamentos periódicos para os seus vendedores. Busque atualizá-los sobre as melhores estratégias comerciais e novas tecnologias incorporadas ao processo de vendas.

8 – Faça reuniões de feedback

Reúna-se semanalmente com seus vendedores para dar feedback sobre o desempenho individual e coletivo e alinhar expectativas. Saiba reconhecer os esforços e mostre o que pode ser feito para melhorar a performance em vendas.

9 – Utilize a tecnologia a favor da gestão de vendas

Por meio da tecnologia, é possível automatizar tarefas e agregar valor à gestão de vendas. Com a ajuda de softwares especializados, você consegue reduzir falhas, refações e desperdícios, além de otimizar o trabalho dos vendedores.

Qual é a melhor ferramenta de vendas?

Bom, o que você achou das nossas dicas de gestão de vendas?

Como bem mencionamos na nossa última dica, a tecnologia pode ser uma verdadeira aliada da sua gestão comercial.

O software de CRM da Ploomes permite que você tenha maior controle sobre o processo de vendas e mantenha devidamente organizadas as informações valiosas sobre leads e clientes.

Essa é a melhor ferramenta de vendas para você acompanhar a jornada de compra e o histórico de relacionamento com os seus clientes.

Entenda como um CRM de vendas pode ajudar sua empresa assistindo a este vídeo:

Leia mais em nosso blog: CRM x ERP: qual o melhor custo-benefício para gestão de vendas?

Contar com um processo comercial bem estruturado é fundamental para a gestão de vendas de seu negócio. Baixe nosso e-book gratuito e descubra como contar com isso em sua empresa: [E-BOOK] Vendas B2B: práticas para um processo comercial impecável

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

    Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

    Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

      Seus contatos serão utilizados para envio de e-mails, respeitando a sua privacidade, e é possível cancelar o recebimento de novas mensagens a qualquer momento.