Vídeo Marketing: saiba o que é e como aplicar na sua empresa

Não restam dúvidas que o video marketing é uma forte tendência para as empresas em 2021. Isso porque o uso dessa estratégia tornou-se popular e, para você ter […]
18/02/2021 | 5 min
Mulher assistindo a um vídeo marketing

Não restam dúvidas que o video marketing é uma forte tendência para as empresas em 2021. Isso porque o uso dessa estratégia tornou-se popular e, para você ter ideia, 66% dos consumidores têm preferência pelos conteúdos em vídeo segundo levantamento de dados pela Wyzowl. 

Sendo assim, o video marketing possui estratégias para que as mensagens sejam transmitidas aos consumidores sobre determinado assunto de serviços e produtos.

Imagine que você trabalhe com vassouras magnéticas, por exemplo, e precisa passar mais informações sobre o seu produto. Com o vídeo marketing você consegue criar vídeos de modo que atraia o público e seja mais eficiente nas vendas!

Por isso, essa técnica ganhou relevância nas organizações pela eficiência que ela possui. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te explicar como é e como aplicar o vídeo marketing na sua empresa. Quer saber mais? Então continue lendo e confira!

O que é vídeo marketing?

De forma geral, o vídeo marketing se trata de um conjunto de estratégias e ações de marketing que acontecem por meio de conteúdos audiovisuais.

Em outras palavras, o vídeo marketing se baseia no uso de vídeos para divulgar um produto, uma marca ou até mesmo para compartilhar informações e gerar entretenimento. Com esse formato, são realizadas as criações de conteúdos com estratégias de marketing para divulgar serviços e produtos, a fim de atrair clientes.

Essa prática pode ser feita por meio online ou em divulgações na TV e servem para diferentes tipos de produtos, como baterias para carro, motores elétricos, serviços de manutenção e assim por diante.

Vale ressaltar, que a estratégia possui diferentes formatos para chegar até o público. Os formatos de vídeo são:

  • Entretenimento : o vídeo marketing de entretenimento é bastante “universal” e pode conter mensagens comerciais, institucionais, explicativas ou didáticas e também pode facilmente estar presente em treinamentos ou tutoriais corporativos. Essa estratégia visa comunicar algo com leveza e bom humor para conquistar o seu público-alvo. 
  • Institucional o vídeo marketing institucional geralmente apresenta um foco maior em criar uma brand awareness,  que nada mais é do que uma consciência de marca para fazer com o que os clientes enxerguem a empresa como uma referência em seu segmento. 
  • Treinamentos corporativos : para treinamentos empresariais o vídeo marketing pode ser apresentado como uma vídeoaula ou mesmo como um curso online, visando sempre a compreensão da mensagem pelos colaboradores. 
  • Explicativos : o vídeo marketing explicativo pode abordar qualquer assunto relevante para a empresa ou para o seu público, o importante é que tenha um caráter mais educativo e seja focado no aprendizado de quem está consumindo o conteúdo apresentado.

Sendo assim, o vídeo marketing é uma estratégia muito versátil. Você pode desenvolver vídeos com diversos objetivos e assuntos e publicá-los em muitos canais, até mesmo nas redes sociais ou em aplicativos.

Como criar uma estratégia de vídeo marketing?

Agora que você já sabe o que é o vídeo marketing, vamos te mostrar agora qual o passo a passo para elaborar sua própria estratégia! Vamos lá?

  1. Planeje seu conteúdo: saiba qual será o propósito do seu vídeo;
  1. Conheça bem o seu público: entenda quais são as características das pessoas que pretende alcançar;
  1. Estude o mercado: também é essencial conhecer o mercado e ver o que seus concorrentes estão fazendo para se diferenciar em seus conteúdos;
  1. Elabore o conteúdo com base no funil de venda: veja se o conteúdo elaborado será para os leads que estão no topo, meio ou no fundo do funil de vendas
  1. Elabore o roteiro: faça um roteiro com tudo o que será abordado no vídeo. Após isso, desenvolva seu projeto;
  1. Divulgue seu conteúdo: por fim, lembre-se de divulgar seu conteúdo nos locais onde há mais concentração do seu público-alvo.

Como aplicar na sua empresa?

Antes de tudo, é importante fazer um planejamento sobre os objetivos que a sua marca pretende alcançar.

Você também deve analisar quais as ferramentas para investir para a produção de conteúdo, além disso, é muito importante planejar e criar estratégias de conteúdos que serão realizados para alcançar o público. 

Para aplicar a estratégia de vídeo marketing em sua empresa de destinação de resíduos, por exemplo, você pode criar vídeos explicativos com as imagens dos serviços realizados. 

Outro fator importante, é investir nas divulgações dos conteúdos pelas redes sociais, e-mail marketing e campanhas publicitárias na televisão. Isso vai gerar mais alcance e visibilidade do seu negócio! 

Quais são os benefícios? 

Investir em vídeo marketing em sua empresa pode parecer difícil e de alto custo, não é mesmo?

Mas um dos benefícios dessa prática é que é fácil de se produzir, pois você vai precisar apenas de uma câmera e microfone para gravar conteúdos mais simples, além de ter a vantagem em ser eficiente em atrair o consumidor.

Isso porque o vídeo permite realizar explicações sobre determinado tipo de produtos ou serviços da sua marca, com mais facilidade e gera melhor compreensão de informações. O cliente entende mais rápido e fica satisfeito com o conteúdo, pois vai ter acesso às imagens do produto, animações, explicações, entre outros.

Por fim, outro benefício e que gera vantagem da marca com o video marketing, é que torna mais responsivo. O consumidor acessa os vídeos em qualquer momento e possibilita o aumento de vendas no seu negócio. 

Aposte no vídeo marketing para apresentar ao mundo o que a sua empresa tem a oferecer! Se necessário invista em estratégias de fundo de funil e crie vídeos sobre seus produtos ou serviços também!  

Agora que você já sabe o que é o vídeo marketing e como aplicá-lo, o que está esperando para começar o seu planejamento e ter sucesso na sua empresa? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ Thais Teixeira,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌ 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

    Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

    Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

      Seus contatos serão utilizados para envio de e-mails, respeitando a sua privacidade, e é possível cancelar o recebimento de novas mensagens a qualquer momento.