O que é IA Generativa e como ela impacta seu negócio?

A IA Generativa permite computadores a criar conteúdo original, como fotos, vídeos e textos. Saiba como ela impacta seu negócio!
Tayrane
30/08/2023 | 6 min
imagem criada por ia generativa

A imagem acima foi criada por uma Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa). Essa tecnologia revolucionou a maneira como as máquinas analisam e produzem conteúdo. Os algoritmos estão cada vez mais capacitados a criarem textos, imagens, músicas e muito mais.

As ferramentas de IA Generativa estão crescendo em ritmo acelerado em quantidade de soluções e de usuários e têm grande utilidade nas empresas. Por isso, a seguir a Ploomes explica como as novas Inteligências Artificiais impactam os negócios.

O que é IA Generativa?

Uma IA Generativa é um conjunto de algoritmos que capacitam as máquinas a criar conteúdo original, como imagens, músicas, textos e até mesmo vídeos, imitando padrões e estilos presentes em um grupo de dados de treinamento. 

Funciona assim: esses modelos, como as Redes Neurais Generativas Adversariais (GANs), têm a capacidade de criar soluções realistas e até mesmo inovadoras. Muitas vezes, chega a ser difícil distinguir o que foi feito por humanos e por máquinas. 

A IA Generativa pode ser aplicada em arte, design, simulação e até resolução de problemas complexos, como cálculos matemáticos, inaugurando uma nova era de criatividade computacional.

Quais são as IAs Generativas?

ChatGPT

Se você já ouviu falar ou usou o ChatGPT, então já esteve em contato com uma IA Generativa. Essa categoria de Inteligência Artificial compreende um conjunto de algoritmos de IA que têm a habilidade de criar conteúdo autêntico. 

Isso inclui, como já citado, as GANs, onde duas redes, geradora e discriminadora, competem para produzir dados convincentes. Além disso, os modelos de linguagem, como o GPT-3 e GPT-3.5, também são considerados IA Generativas, pois geram textos coerentes e diversificados. 

Google Bard

O Google Bard é um grande modelo de linguagem (LLM) desenvolvido pelo Google AI. É um chatbot treinado em um enorme conjunto de dados de texto e código, e é capaz de gerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder às suas perguntas de forma informativa. Ainda está em desenvolvimento, mas aprendeu a realizar muitos tipos de tarefas, incluindo:

  • Seguir suas instruções e concluir seus pedidos de forma atenciosa.
  • Usar seu conhecimento para responder às suas perguntas de forma abrangente e informativa, mesmo que sejam abertas, desafiadoras ou estranhas.
  • Gerar diferentes formatos de texto criativo de conteúdo de texto, como poemas, código, scripts, peças musicais, e-mail, cartas, etc. Vou tentar o meu melhor para cumprir todos os seus requisitos.

O Bard ainda está em desenvolvimento, mas tem o potencial de ser uma ferramenta poderosa para comunicação, educação e entretenimento.

Outros exemplos são as Variational Autoencoders (VAEs), que mapeiam dados complexos em um espaço de dimensões reduzidas para criação. Essas abordagens exploram e ampliam os limites da criatividade computacional.

Quais os benefícios da Inteligência Artificial Generativa?

As IAs Generativas contam com uma série de benefícios extremamente úteis para quem as utiliza. Separamos 7 deles para você conferir.

1- Automatização criativa

A IA, além da capacidade de gerar conteúdo original, como textos, imagens e músicas, agiliza processos criativos. Ela também reduz o tempo necessário para criar protótipos e ideias iniciais em design e desenvolvimento.

2- Diversidade de criação

Gera uma ampla variedade de resultados, estimulando o usuário a ter abordagens inovadoras e diferentes perspectivas. Isso ocorre por meio de soluções criativas para problemas complexos por meio de múltiplas interações.

3- Simulação e modelagem avançadas 

Cria cenários realistas para simulações e testes em campos como ciências, engenharia e medicina. Antecipa resultados e avaliação de cenários complexos de forma mais eficaz.

4- Democratiza o acesso ao conhecimento

Permite o acesso a ferramentas de criação artística para pessoas com diferentes níveis de habilidade. Promove a participação e exploração criativa em várias áreas, incluindo arte e design.

5- Personalização e adaptação

Faz geração automática de recomendações de produtos e serviços, melhorando a experiência do usuário. Adapta interfaces e conteúdo para atender às preferências individuais.

6- Acelera o processo de inovação

As IAs Generativas incentivam a colaboração entre humanos e máquinas para criar soluções únicas e disruptivas. Além disso, tem potencial para criar produtos e conceitos inovadores que se destacam no mercado.

7- Explora novos campos

Pode ser aplicada nas mais diversas áreas, como arte, criação de jogos e design de moda. É importante destacar que elas também abrem possibilidades de pesquisa e experimentação unindo tecnologia e criatividade.

Quais os cuidados com essas inteligências?

Assim como oferecem muitos benefícios, as Inteligências Artificiais também trazem consigo questões muito importantes de ética e práticas legais, como o plágio, por exemplo.

Pensando nisso e em precaver você, listamos alguns pontos de atenção:

  • Monitore o comportamento: é fundamental monitorar e tomar as devidas providências (como denunciar) quaisquer sugestões ou resultados que as IAs forneçam e que seja de alguma forma discriminatórios;
  • Propriedade intelectual: determinar a autoria de conteúdo gerado por IA pode ser complexo, mas fique atento e pesquise em outros lugares, como o Google, os resultados gerados. Isso ajuda a assegurar o antiplágio;
  • Fake News: a capacidade de criar conteúdo convincente também pode ser usada para manipulação e disseminação de desinformação. É importante verificar a autenticidade das fontes;
  • LGPD: gerar conteúdo por IA pode envolver o uso de dados pessoais, como os seus, por exemplo. Garantir o tratamento adequado dessas informações e cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados é crucial.
  • Criatividade humana: a dependência excessiva de IAs para tarefas criativas pode impactar a originalidade e a expressão únicas dos seres humanos. Manter um equilíbrio entre contribuições humanas e automatizadas é essencial.

Como o uso da IA Generativa impacta nos negócios?

Agora que você já conhece o que é uma IA Generativa, seus benefícios e pontos de atenção, deve ter entendido o quanto uma ferramenta assim é poderosa para o mundo dos negócios.

Na criação de conteúdo, por exemplo, as empresas podem automatizar a produção de materiais como imagens e vídeos, reduzindo custos e acelerando projetos que não necessitam de dedicação humana em 100% do processo

A prototipagem e o design de produtos também são outras áreas otimizadas, com a geração rápida de conceitos. A simulação avançada da Inteligência Artificial possibilita analisar cenários complexos, o que impacta na tomada de decisões em setores como finanças e manufatura. 

O equilíbrio entre automação e criatividade humana, no entanto, deve ser mantido para garantir a originalidade e o valor agregado. Ou seja, bons profissionais sempre serão necessários na sua empresa.

Conheça 5 inovações tecnológicas para o seu negócio

Nem só de Inteligência Artificial vive a revolução tecnológica. A cada dia mais soluções são desenvolvidas para solucionar problemas comuns do cotidiano, desde os mais comuns aos mais complexos. 

Por isso, a Ploomes preparou um conteúdo exclusivo mostrando 5 inovações que podem ser muito úteis para a sua empresa. Acesse agora e confira!

Banner blog conheça o Ploomes e peça um teste grátis

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.