Blog da Ploomes
Inbound Marketing

Aprenda como alavancar suas vendas através do Inbound Marketing

Se você trabalha com vendas, certamente já ouviu falar em uma metodologia chamada “Inbound Marketing”, que vem sendo muito difundida nos últimos tempos em blogs, portais e revistas do setor.

Mas, de fato, você sabe o que é o Inbound Marketing? Sabe como utilizar essa metodologia? Quais são as estratégias secundárias que estão debaixo do guarda-chuva do Inbound?

Todas essas informações são relevantes para que você saiba como fazer o seu negócio se destacar na internet, alcançando um aumento considerável nas vendas e, consequentemente, aumentando a lucratividade da empresa.

Para que você saiba mais sobre esse assunto, respondemos uma série de perguntas que os empresários geralmente têm sobre o tema. Continue conosco e confira agora mesmo.

O que é Inbound Marketing?

Podemos definir o Inbound Marketing como qualquer estratégia que tem por objetivo atrair o interesse das pessoas por algum produto ou serviço oferecido.

Atraia mais clientes com Inbound Marketing
Atraia mais clientes com Inbound Marketing

É bastante comum que, em algumas obras, autores se refiram ao Inbound Marketing como marketing de atração. Isso porque seu objetivo é motivar as pessoas a saber mais sobre um determinado assunto, a comprar um produto, etc.

Dentro desse contexto, qualquer meio em que se pode publicar conteúdo com o objetivo de atrair pessoas pode estar presente em uma estratégia de Inbound Marketing. Redes sociais, SEO, marketing de conteúdo, entre outras táticas podem ser utilizadas nesse percurso.

Como utilizar a metodologia do Inbound Marketing na empresa?

O primeiro passo para começar a desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing é definindo personas. Elas vão representar personagens semifictícios que representam um cliente tido como ideal para a sua empresa.

A definição de personas é importante para que você saiba, por exemplo, o tipo de conteúdo que diferentes nichos do seu público gostaria de consumir. Assim, se você tiver um público mais empresarial, talvez seja mais interessante desenvolver artigos no LinkedIn do que postar infográficos breves no Instagram.

Quais são as táticas que podem ser usadas no Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia macro, ou seja, que engloba uma grande quantidade de ações e táticas que precisam ser desenvolvidas para converter leads em compradores para a sua empresa, impulsionando assim as vendas do seu negócio.

Por isso, podemos fazer uma analogia entre o Inbound Marketing e um guarda-chuva, que abrange uma grande quantidade de estratégias que precisam ser realizadas para se obter bons resultados.

Veja, a seguir, um pouco mais sobre as principais ações que podem fazer parte de uma estratégia de Inbound Marketing.

SEO

Sigla em inglês para Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca. O SEO é um conjunto de técnicas que precisam ser adotadas pelos desenvolvedores de sites e blogs para que suas páginas ocupem um bom posicionamento orgânico nas buscas feitas em buscadores da internet, como o Google.

A ideia é que você desenvolva conteúdos interessantes para o seu blog ou site, trabalhando com palavras-chave que façam com que os posts fiquem bem colocados nos buscadores, organicamente, ou seja, sem que você precise pagar para o Google mostrar o seu site quando alguém digita uma determinada palavra.

Se você tem uma loja de calçados especializada no meio esportivo, por exemplo, pode ser interessante desenvolver conteúdos com palavras-chave como “tênis para corrida”, “tênis para jogar futebol”, entre outras. Assim, quando alguém buscar por esses termos na internet, poderá descobrir o seu site.

Vale ressaltar, no entanto, que não basta apenas desenvolver conteúdos com palavras-chave determinadas para ranquear uma página no Google.

Você também deve ter alguns cuidados relacionados à programação, como ter um site responsivo, utilizar códigos heading tags para identificar a prioridade do que é dito em seu site, de maneira hierárquica, usar URLs amigáveis, entre outros.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia complementar a do SEO e é fundamental para o Inbound Marketing. Trata-se da produção de conteúdo propriamente dita, que pode ser feita por pessoas que têm expertise para falar sobre os assuntos que envolvem os interesses do seu público e aquilo que a sua empresa oferece.

A ideia é que, por meio de um conteúdo de qualidade, você passe confiança para as pessoas que encontram o seu blog na internet e, assim, consigam converter esse interesse em vendas concretas para o seu negócio.

Ainda citando o exemplo da loja de calçados esportivos, ao produzir um conteúdo apresentando os melhores tipos de tênis para caminhada, você poderá atrair a atenção de um indivíduo que se interessa sobre esse assunto.

Assim, ele verá a sua empresa como alguém que realmente entende do assunto e que poderá ajudá-lo a escolher o melhor tênis para a prática esportiva.

Isso aumenta as chances que essa pessoa compre um tênis da sua empresa e não de uma loja concorrente.

Redes sociais

As redes sociais também têm um papel importante nas estratégias de Inbound Marketing, principalmente pelo fato de possibilitarem a publicação de diversos tipos de conteúdo.

O Facebook, a maior rede social do mundo e a mais utilizada em ações de Inbound Marketing, por exemplo, possibilita a publicação de textos, fotos, vídeos, áudios, entre outros formatos. Ele fornece ferramentas ao estrategista para se comunicar com o seu público de inúmeras maneiras.

Outra característica marcante das redes sociais é a possibilidade das marcas estarem muito próximas de seus públicos. Estas podem esclarecer dúvidas, receber críticas, elogios e sugestões, entre outras ações que caracterizam relações públicas, algo que também é primordial para passar uma imagem positiva da organização e, assim, gerar mais vendas.

Além dessas estratégias citadas, existem muitas outras ferramentas que podem ser utilizadas no Inbound Marketing. O desenvolvimento de e-books temáticos, realização de podcasts, webinars, e-mail marketing e discussões orientadas em fóruns online são alguns exemplos.

Gostou de saber mais sobre o Inbound Marketing? Que tal então alavancar as suas vendas por meio dessa revolucionária metodologia?

Para que você possa continuar aprendendo sobre o assunto, recomendamos a leitura de nosso artigo “O que são Leads e Oportunidades?”. Ele é de fundamental importância para que você possa desenvolver estratégias de Inbound Marketing com mais propriedade e garantia de sucesso.

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial