Outbound Marketing: Vale a pena?

Que as estratégias de marketing são necessárias já sabemos, porém é importante se atentar às melhores ferramentas que essa área pode oferecer. E uma delas é o Outbound […]
Henrique
22/03/2022 | 4 min
mulher-jovem-realizando-ligação-outbound-marketing

Que as estratégias de marketing são necessárias já sabemos, porém é importante se atentar às melhores ferramentas que essa área pode oferecer. E uma delas é o Outbound Marketing, mas o que isso significa?

Pois bem, é um ramo do marketing especializado em atrair, converter e encantar clientes com propostas inovadoras e que são direcionadas para um público amplo. Dentro desse meio encontramos também o Marketing de Conteúdo, Marketing de E-mail e outros. 

Quais as ferramentas do Outbound Marketing?

A maioria das estratégias de marketing tem associações positivas quando se pensa em atrair clientes e conquistar novos públicos. Por isso, uma Empresa de Calibração, por exemplo, pode atingir mais pessoas utilizando o Outbound Marketing, expandindo suas perspectivas de compradores. 

Essa estratégia está mais voltada para uma campanha ativa, ou seja, está presente nos canais de televisão, em outdoors, na distribuição de flyers. Pode até ser considerada um pouco ultrapassada quando comparada com a Inbound, que atende um público específico. No entanto, suas vantagens podem superar essa diferença.

Geralmente, as ferramentas atreladas a essa estratégia são:

  • E-mail Marketing;
  • Exposições e eventos;
  • Patrocínio de eventos. 

Por ter uma parte mais intimista, o Outbound consegue conquistar o público que muitas vezes nem está interessado em um produto, que pode ser destinado a um grupo mais específico, como, por exemplo, influencia na adesão de Refrigeração Industrial..

Quais as diferenças entre Outbound e Inbound Marketing?

Agora que você já sabe o que é e quais ferramentas utilizar no Outbound, é importante saber diferenciar do Inbound Marketing. Ainda que pensados de maneira semelhante, esses meios são diferentes principalmente na abordagem com o cliente. 

Enquanto o Outbound é mais ativo, o Inbound é uma abordagem passiva, diluída em compartilhamentos e conteúdos voltados para um público específico, utilizando o SEO, Marketing de Conteúdo e outros. 

É normal ver a utilização passiva marketing devido ao avanço das redes sociais que desempenham muito bem esse papel de atrair clientes pela base de interesse deles, contudo, ainda é necessário que outros meios, como o Outbound, sejam utilizados para que o mercado sempre esteja alcançando várias pessoas. 

Por que utilizar o Outbound Marketing?

Grandes canais de televisão utilizam esse meio para conseguir se comunicar com clientes de todas as idades e ampliar suas margens de vendas. Isso significa que estamos sendo bombardeados o tempo todo com propagandas, promoções e cupons, que atrai pessoas com interesses diversos. 

Um dos exemplos dessa expansão tão fácil é em eventos ou exposições, que tem diversos patrocinadores e mesmo que as pessoas que estejam ali nem se atentem em quem está “bancando” aquele evento, é comum ver que eles sempre oferecem descontos ou itens especiais.

Isso é apenas uma demonstração de como conseguir conquistar públicos diversos, evidenciando que esse meio não é nenhum pouco ultrapassado. 

Ainda que a distribuição de flyers na rua possa parecer antiga, ainda consegue ter um grau de expansão grande em meio ao mundo tecnológico, afinal, estar ali significa que mesmo aqueles que não estão imersos nesse universo podem ter acesso a produtos inovadores. 

Isso, além de expandir os negócios, é uma forma de incluir pessoas, mesmo que indiretamente, em uma rede de compartilhamentos que acaba gerando mais interesse por parte do comprador.  

Como usar o Outbound Marketing na internet?

Mesmo parecendo que só existe Outbound no mundo “fora da internet”, ele já migrou há um tempo para o mundo virtual e já se faz presente no dia a dia de muitas pessoas que acabam não percebendo sua aparição, e aí que está o grande segredo por trás da sua utilização!

Anúncios do Youtube, em sites como Pop-ups, e-mails de promoções de grandes empresas, todos são meios de Outbound Marketing que acabam, querendo ou não, gerando uma rede de engajamento para uma determinada empresa. 

Mesmo que a utilização do Inbound seja mais franca na internet, ele é voltado para um público-alvo. Por exemplo, enquanto que o Inbound oferece um Filtro Prensa para uma empresa específica, o Outbound consegue enviar esse mesmo anúncio para várias pessoas diferentes, que podem ou não estar interessadas, mas, em algum momento, vai captar algum cliente em potencial. 

Quando utilizar o Outbound Marketing?

Agora que já sabemos toda a estrutura que um Outbound Marketing tem e precisa, é importante saber quando utilizar ele. As situações que levam alguém a utilizar esse meio são, principalmente, um crescimento rápido e que possa atingir várias pessoas ao mesmo tempo, independente do seu interesse.

Quando bem feito, essa estratégia pode ser bem utilizada e pode chegar a números surpreendentes de potenciais clientes, que acabam sendo filtrados naturalmente. É o interesse que vai gerar na pessoa que nem está procurando algo e é surpreendido por um produto que chama a atenção. 

Por isso, a utilização do Outbound deve ser sim valorizada e utilizada para que ele possa continuar movimentando o mercado financeiro e ajudando no crescimento de empresas grandes e pequenas. 

Este artigo foi produzido por Maria Eduarda, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

    Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

    Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

      Seus contatos serão utilizados para envio de e-mails, respeitando a sua privacidade, e é possível cancelar o recebimento de novas mensagens a qualquer momento.