Blog da Ploomes

Você sabe como identificar potenciais clientes? Veja essas 5 dicas de ouro!

Identificar potenciais clientes é essencial para o crescimento de sua empresa. Assim, você pode aumentar sua cartela de clientes e a sua receita, investindo no crescimento de seu negócio.

Porém, você sabe como fazer isso?

Afinal, onde se escondem os tão esperados clientes? A resposta para essa pergunta ninguém tem de verdade, mas é possível realizar uma série de ações que facilitam a busca pelo pote de ouro no fim do arco-íris.

Para ajudar você a identificar potenciais clientes para o seu negócio e converter essas oportunidades em contratos fechados, criamos este post. Então, continue conosco até o final e não perca nenhuma informação!

Desafios

Para criar campanhas online eficientes, seja com a geração de conteúdo para seus clientes ou divulgação da marca em redes sociais, é preciso compreender quem é o seu público-alvo, também chamado de perfil de consumidor ideal (PCI). A falta desse entendimento pode prejudicar o alcance de suas ações.

Quando suas campanhas não são focadas em leads qualificados, aqueles que mais se adequam às suas soluções, as vendas podem ser bem-sucedidas, mas trazer situações indesejadas, como cancelamentos e má experiência de alguns clientes.

Esses problemas poderiam ser evitados por meio da identificação do público-alvo de seu negócio. Essa situação pode prejudicar suas ações e gerar a perda de investimentos realizados em marketing.

Soluções

O cliente potencial é aquele que mantém demandas que podem ser supridas pelas suas soluções e possui poder aquisitivo para adquiri-las. Esse deve ser o objetivo de seus times de marketing e vendas.

É onde eles devem manter todos os seus esforços. Mas como identificar o cliente ideal para o seu negócio? Primeiro, você deve entender que os leads podem ser qualificados ou não e isso é mutável. Ou seja, pode ser que hoje ele não seja o público-alvo de seu negócio, mas amanhã venha a se tornar.

Por conta disso, sempre é bom manter contato com todos os seus leads, mesmo que você descubra que ele não se encaixe muito bem hoje como uma oportunidade qualificada. Bom, dito isso, vamos às nossas dicas para identificar potenciais clientes.

1. Observar os clientes dos concorrentes

O primeiro passo, quando você tem uma empresa muito nova no mercado ou nunca realizou a armazenagem de dados acerca de seus contatos, é realizar a observação de seus concorrentes e entender quem os procura.

Na maioria das vezes, você terá oponentes de vários tamanhos. O ideal é buscar uma empresa parecida com a sua e observar quem são os clientes que compõem sua cartela.

A maioria dessas informações são públicas e você poderá encontrar no próprio site de seu concorrente. Com base nesses dados, você pode entender melhor quem é o cliente que procura por seus serviços.

2. Entender seus atuais clientes

entenda atuais identificar potenciais clientes
Antes de identificar potenciais clientes, entenda a sua base atual

Ouvir as demandas de seus atuais parceiros de negócios e entender o que eles dizem também é outra forma para buscar leads qualificados no mercado. A partir daí, você pode verificar se a sua solução está realmente atendendo às expectativas ou se falta alguma coisa.

Ao trabalhar para melhorar seus produtos e serviços, sua empresa fica apta a atender um leque ainda maior de clientes, garantindo o cumprimento de suas demandas por meio de suas soluções.

Powered by Rock Convert

É preciso também entender os clientes que realizaram o cancelamento ou estão insatisfeitos, para saber o porquê dessa situação. Dessa forma, você pode evitar atrair leads (potenciais clientes) desqualificados.

3. Buscar referências

Clientes satisfeitos são como medalhas e não há vergonha em exibi-las. Os leads estão sempre buscando pelas melhores empresas para fechar negócio. Por conta disso, as referências são tão importantes na hora de atrair um cliente em potencial.

Elas são um reflexo de que seus produtos e serviços são realmente eficientes e podem atrair a atenção de leads que se identificam com seus atuais clientes e sofrem com as mesmas demandas.

Sendo assim, quando visualizam uma recomendação em seu site ou redes sociais, podem ficar propensos a entrar em contato com você em busca do know-how apresentado.

4. Criar formulários de baixo atrito

Uma forma de iniciar uma lista de leads, que possa ser trabalhada posteriormente, é por meio do preenchimento de um chamado formulário de baixo atrito. Esse tipo de cadastro é composto do mínimo de campos possível, geralmente apenas um e-mail.

Pois, quanto maior o número de informações pedidas, maiores as chances de que o lead desista e deixe de preencher o formulário. Isso implica num menor número de dados para seu time de marketing trabalhar.

Apenas por meio do endereço eletrônico, você e sua equipe já podem iniciar uma prospecção acerca das preferências de um lead, até qualificá-lo ou não. Sendo que, como dito, essa oportunidade pode amadurecer com o tempo e não deve ser descartada por não se encaixar em um cliente ideal no momento.

5. Gerar personas

Chegamos a um dos principais pontos de como identificar potenciais clientes, a geração de personas.

Essa técnica de marketing é uma das mais utilizadas para a geração de conteúdo de qualidade direcionado a um determinado público.

Com isso, é possível atrair uma maior quantidade de leads de qualidade, dentro dos padrões de cliente ideal de sua empresa. A construção de personas é algo que demanda uma observação de seu próprio negócio e seus concorrentes.

Com base em seus clientes e de seus rivais de mercado, é possível construir uma pessoa fictícia que represente o seu cliente ideal e para a qual todas as suas estratégias de marketing serão voltadas.

Evolua sua forma de identificar potenciais clientes

Para obter os melhores resultados para a sua empresa, não basta apenas identificar os seus clientes ideais. É preciso que você gerencie toda a jornada de compra do lead, desde a sua geração até o pós-venda.

Para isso, podemos contar com a tecnologia. Hoje, já existem CRMs, sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente, que podem integrar as informações de marketing e vendas, garantindo uma otimização de resultados.

Por meio de uma ferramenta como essa, seus times podem utilizar as informações levantadas por ambas as equipes de forma inteligente, automatizando rotinas, maximizando todas as oportunidades e realizando um atendimento personalizado para cada um de seus potenciais clientes.

Fique por dentro de todos os nossos posts nos seguindo no LinkedIn, Facebook e Instagram!

ebook banner sucesso em vendasPowered by Rock Convert
Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial