Blog da Ploomes
UX e UI no CRM

Solução e praticidade: qual a importância de unir UX e UI em um CRM?

Se você trabalha com sistemas, já deve saber da importância dos conceitos de UX e UI. Engajar o usuário é, por vezes, tão importante quanto as funcionalidades de uma plataforma.

Caso você ainda não conheça esses conceitos, eles são, basicamente:

  • UI (User Interface): o meio/instrumento entre o usuário e a experiência que ele busca;
  • UX (User eXperience): a experiência do usuário ao acessar esse meio.

Aplicá-los significa, portanto, oferecer uma experiência da melhor maneira possível. Dessa forma você não apenas aumenta a reputação da plataforma, como faz com que o usuário use melhor as funcionalidades disponíveis.

Nesse sentido, ter um sistema fácil de usar e com funcionalidades mais focadas pode ser preferível a um admirável e robusto mecanismo que ninguém tem tempo de aprender como funciona em sua totalidade.

Se considerarmos os CRMs nessa equação, vemos que os conceitos de UX e UI são essenciais para seu bom funcionamento. Para entender melhor como isso dá continue lendo logo abaixo.

Montando suas vendas

Se você já comprou um produto que exigia alguma forma de montagem, sabe que normalmente ele vem com um manual.

Embora tenha quem prefira fazer por si próprio, é normal que se recorra às instruções em dados momentos. Quanto mais complexa a montagem, mais vezes você precisará do manual.

Vamos deixar de lado o que está sendo montado e focar no manual em si.

Quando o passo a passo é ilustrativo, fornecendo instruções claras e exatas, conectar todas as peças chega a ser prazeroso. De maneira oposta, se a explicação for insuficiente ou houver tanta informação que você não consegue identificar o que é cada coisa, montar o produto vai ser angustiante.

Na analogia citada acima, o CRM é como o manual. Se ele não for intuitivo o suficiente, seus colaboradores provavelmente vão usar mais tempo para entender ele do que propriamente fazer algo.

Por isso, quando pensamos em uma plataforma de gestão de relacionamento com o cliente, é necessário que ela forneça a melhor experiência para o usuário.

Por melhor que seja o seu CRM, ele é um meio para um fim. Você não contrata vendedores apenas para registrar informações e mover negócios no pipeline, eles estão aí para vender.

Se cada novo usuário tiver que sofrer para aprender a usar a plataforma, há uma perda de oportunidades e tempo que você provavelmente queria evitar contratando o sistema em primeiro lugar.

Recursos de CRM que unem UX e UI

Então você deve estar se perguntando “o que eu devo buscar num CRM para garantir que ele vai ser a melhor ferramenta de vendas”?

Pensando nisso, separamos alguns aspectos e funções que precisam estar presentes para garantir a melhor UX e UI dos seus vendedores.

Integração com seus outros sistemas

Quanto mais centralizado, melhor o funcionamento de um CRM. Se parte das tarefas da sua equipe de vendas precisam ser feitas fora do sistema, então existe uma alta chance de parte do registro ser perdido nesse processo.

Os vendedores precisam de processos práticos para poder focar propriamente em converter leads (potenciais clientes) e fechar a venda. Qualquer burocracia no caminho para cumprir isso será menosprezada ou uma futura oportunidade é perdida.

ux e ui sistema integrado
Um sistema bem integrado é essencial para a saúde do seu negócio

Um bom exemplo é a integração dos ERPs com CRM. Esse processo possibilita que toda a base de dados seja migrada. Assim não é necessário todo o retrabalho de registrar as informações de um sistema para outro a cada novo cliente ou negócio.

É evidente que, para um CRM ser bem-sucedido, é crucial que ele elimine ao máximo o esforço fora da plataforma. Manter os vendedores ocupados com uma ferramenta focada para suas necessidades específicas é mais produtivo que fazê-los usar vários sistemas ao mesmo tempo.

Registro de Histórico Completo

Melhor do que confiar em sua própria memória, os sistemas de CRM oferecem um registro bem detalhado de cada interação.

Ligações, e-mails enviados, visitas… Por mais que sua equipe de vendas saiba que essas tarefas precisam ser cumpridas, é bem melhor ter um histórico intuitivo mostrando o que já foi e precisa ser feito.

O melhor de tudo é que cada cliente vai ter sua própria tela. Assim que ele é registrado, todas as interações vão aparecer num histórico próprio. Dessa forma fica muito mais fácil fazer o acompanhamento cliente por cliente.

O Ploomes atualizou sua tela de clientes, melhorando a experiência dos seus usuários. Se quiser saber mais sobre como essa mudança pode impactar suas vendas, clique aqui.

Isso não apenas aumenta as chances da oportunidade ser convertida em venda, como também possibilita a melhor reativação de leads esquecidos.

Sabe aquele cliente que pediu seu produto/serviço e nunca mais apareceu? Com sistemas que unam UX e UI, como os CRMs, fica mais fácil identificá-lo e informar quais abordagens funcionaram antes.

Automação de processos manuais

Máquinas são sinônimo de produtividade e eficiência. Contudo, máquinas (ainda) não podem vender, o fato humano é uma parte importante da venda, principalmente em B2B.

O que pode ser feito, então, é tentar reduzir o tempo gasto com atividades burocráticas. Boa parte do tempo do seu vendedor não é gasto com as vendas e isso com certeza é um problema.

Um exemplo de automação em sistemas de CRM  é a automação de propostas. Ela evita todo o gasto de tempo envolvido na elaboração de propostas comerciais.

Ao invés do seu vendedor precisar verificar as informações específicas de cada elemento envolvido, basta selecionar qual ele quer incluir e para qual cliente enviar e pronto. Todas as informações (CNPJ, introdução, descrição dos produtos) são automaticamente preenchidas.

Sistemas de CRM, como o Ploomes, permitem ainda a automação de documentos. Assim não é necessário contratar outro sistema por fora, deixando os vendedores focados numa única plataforma para enviar propostas, contratos e ordens de serviço.

Relatórios

Ações imediatas são cruciais para o crescimento de uma empresa, mas é necessário planejar a longo prazo também.

Por isso é tão crucial unir UX e UI em plataformas de CRM. Com um sistema excelente para o uso, fica facilitado também o registro. E, se há um bom registro, os relatórios mostrarão, de fato, qual é a situação da sua empresa.

ux e ui relatórios
Relatórios bem alimentados fornecem um panorama realista da sua situação atual

Pior do que rumar em direção ao desconhecido é pensar que está indo no caminho certo, enquanto a realidade é outra.

Além disso, o CRM também permite uma série de métricas de venda que podem te ajudar a ter uma boa visão do seu negócio e o que fazer. São elas:

  • Ticket médio;
  • Quantidade de negócios fechados;
  • Interações realizadas (follow-up);
  • Taxas de conversão.

Caso queira saber mais sobre esses indicadores, separamos este texto com que explica melhor a definição e a relevância de cada uma.

UX e UI como meio de atingir 100% de eficiência

Se ninguém consegue usar uma ferramenta, é provável que a culpa não seja dos usuários. Por isso é importante ter um sistema que seja pensado na UX e na UI de quem vá utilizá-lo.

As plataformas de CRM surgiram justamente para garantir a melhor eficiência dos vendedores, seu desenvolvimento conta, desde o início com esses conceitos em mente.

Portanto, na hora de procurar soluções para sua equipe de vendas, pense primeiro quais ferramentas podem ajudá-los a vender da forma mais rápida, mais fácil e mais certeira.

ebook banner sucesso em vendasPowered by Rock Convert
Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial