Blog da Ploomes
Manutenção preditiva qual é a mais adequada

Manutenção Preditiva, Preventiva ou Corretiva? Descubra a adequada para sua indústria

Se você acompanha nosso blog, deve ter notado que descrevemos pormenores sobre cada tipo de manutenção.

Caso queira saber mais detalhadamente sobre cada uma, indicamos a leitura dos textos específicos. Contudo, vamos apresentar aqui, de maneira geral, qual a melhor opção de manutenção para a sua indústria.

A manutenção preditiva, a manutenção preventiva e a manutenção corretiva se complementam e, dessa forma, é crucial saber em quais situações elas se encaixam melhor. Continue lendo e veja qual é amais adequada para a sua indústria…

Manutenção Preditiva

A quantidade massiva de dados gerada pela tecnologia atual criou o conceito que conhecemos hoje como Big Data.

Sabendo interpretar essas informações é possível prever comportamentos de usuários de acordo com suas interações passadas. A manutenção preditiva está bem próxima desse conceito, mas aplicada à previsão de falhas.

Um dos aspectos da Indústria 4.0 é a capacidade de equipamentos produzirem cada vez mais dados sobre a produção. Uma mesma máquina pode registrar sua temperatura, grau de vibração, corrente elétrica e muitos outros fatores que medem seu desempenho.

Então o dever da sua equipe de manutenção vai ser inspecionar esses sensores periodicamente. A partir dos dados extraídos é possível definir se um componente está estressado (e, consequentemente, sofrendo desgaste) ou se a máquina opera com folga (aumentando sua vida útil).

Uma vez definido isso, seus profissionais têm informações consistentes para estabelecer quais são os melhores momentos para fazer uma manutenção preventiva ou corretiva.

Portanto, é possível dizer que a manutenção preditiva é a primeira etapa antes de tomar qualquer decisão. Ela ainda tem a vantagem de evitar paradas desnecessárias, uma vez que você tem conhecimento sobre o estado da estrutura das suas máquinas.

Manutenção Preventiva

Quando consideramos todos os fatores envolvidos para a manutenção de uma indústria, chegamos à conclusão que evitar o pior é mais que uma necessidade. É uma exigência.

Dessa forma, é importante realizar paradas programadas de tempos em tempos, evitando que sua produção seja afetada por riscos que podem ser prevenidos.

Normalmente cada fabricante vai definir o tempo necessário para a checagem da máquina, mas isso não leva em consideração as particularidades de cada ambiente industrial.

Portanto, é importante sempre relacionar a manutenção preventiva à manutenção preditiva. Uma não elimina a outra porque cada uma tem vantagens que são complementadas pela outra.

Se compararmos a indústria a um corpo humano, a manutenção preditiva serve como os sintomas que nosso sistema nervoso gera para sinalizar perigo. Sentimos dor quando estamos próximos de objetos muito quentes e temos febre quando ficamos doentes.

funcionário fazendo manutenção preditiva e preventiva
Evite maiores problemas encontrando falhas enquanto ainda não oferecem riscos

Contudo, sabemos que nem tudo é perceptível. Existem doenças que podem passar despercebidas pelo corpo e comprometer nossa sobrevivência. Do mesmo modo que precisamos passar por exames periódicos, a indústria precisa de inspeções mais aprofundadas regularmente.

A partir dos dados retirados da manutenção preditiva e preventiva é possível planejar o melhor momento em que uma peça precisa ser substituída sem comprometer o resto da máquina.

Dessa forma, você ganha melhores condições de pesquisa de novos equipamentos, o que garante a compra do produto de melhor qualidade e pelo melhor preço para sua produção. Se fosse esperar a máquina apresentar uma falha operacional para adquirir novos componentes, seu custo seria ainda maior com uma manutenção corretiva.

Manutenção Corretiva

Nem toda falha é catastrófica. Pode ser apenas um pequeno vazamento numa tubulação ou um sensor que deixou de funcionar.

Nesses casos elas são chamadas simplesmente de falha potencial, ou seja, falhas que podem vir a trazer grandes problemas, mas que ainda não afetam a produção.

Se está tudo em ordem nos procedimentos de manutenção preditiva e preventiva, essas falhas vão ser logo detectadas e sua equipe de manutenção irá agendar uma manutenção corretiva programada.

Embora seja mais custosa que as outras (por mobilizar mais recursos e pessoal) o investimento pode ser consideravelmente reduzido se planejada com antecedência.

A situação muda quando a falha passa despercebida e se intensifica, tornando-se uma falha operacional, ou seja, quando a produção passa a ser afetada pelo defeito da máquina.

Mesmo com uma resposta rápida, o resultado é a perda constante de lucro a cada segundo que se passa com uma linha parada. Por isso é exigida uma manutenção corretiva emergencial.

Considerando-se outro fator, nem todas as máquinas permitem que os reparos sejam feitos em outro momento. Em qualquer ocasião que oferecer risco ao meio ambiente, aos funcionários ou à produção, é necessário agir o mais rápido possível.

A urgência de normalizar a situação oferece pouco espaço para estratégia, o que significa correr riscos com novos equipamentos mais caros ou de qualidade duvidosa.

Portanto, a manutenção corretiva deve ser a sua última opção. Ela vai implicar necessariamente em custos, podendo comprometer sua produção e até a sua marca, a depender da extensão do estrago causado.

Planejamento é o principal fator para uma manutenção eficiente

Sempre que possível tome medidas que garantam a integridade da sua produção. Indústrias eficientes são sinônimos de qualidade, portanto, é crucial tomar medidas preditivas e preventivas o quanto antes.

A tecnologia já permite um melhor controle sobre a sua produção, fornecendo dados sobre seus equipamentos além daquilo que o fornecedor oferece.

Fazer o bom uso desses recursos, junto com rotinas periódicas de manutenção preventiva, é o melhor a ser feito para garantir o bom andamento da produção. A sua máquina pode parar, você não.

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial