Onboarding: o que é e como implementar esse processo

Onboarding é o processo adotado para integrar pessoas recém contratadas à cultura da empresa. Confira como ele funciona neste artigo.
Tayrane
27/06/2023 | 8 min

Sem dúvidas, o momento de contratação de um profissional é de grande importância para a empresa.

Quando feita de forma assertiva, pode trazer ganhos significativos para a organização, impactando na produtividade e na performance do negócio.

E para que essa jornada seja positiva tanto para a empresa quanto para a pessoa contratada, é fundamental a adoção do onboarding.

Mais do que introduzir o novo talento à sua área de atuação, essa etapa é uma excelente oportunidade para reforçar os valores da empresa e apresentar os demais departamentos para o colaborador.

Se chegou a hora de implementar esse processo no seu negócio, continue lendo o artigo e entenda, de uma vez por todas, como funciona e como colocar esse recurso em prática!

O que significa onboarding?

Muito se fala sobre o engajamento e retenção de talentos nas empresas. No entanto, fazer com que novos colaboradores sintam-se acolhidos é uma tarefa que exige esforços da companhia desde o início de sua jornada profissional. 

A essa prática damos o nome de onboarding – processo adotado para integrar pessoas recém contratadas à cultura da empresa

Normalmente, essa etapa é marcada por apresentações detalhadas sobre a operação das principais áreas do negócio, bem como treinamentos relacionados aos produtos ou serviços oferecidos. 

O objetivo é que o colaborador adquira informações e habilidades suficientes para desenvolver o seu trabalho da melhor forma possível, sempre com o acompanhamento de profissionais de RH.

Em geral, esse processo inicia-se já no início da contratação, justamente por se tratar de um período no qual a motivação e o engajamento dos profissionais estão mais aparentes. 

Nesse sentido, o onboarding precisa ser desenvolvido com base em um planejamento que considere as particularidades e características de cada área, proporcionando ao novo talento uma experiência agradável e personalizada.

Embora a importância desse processo seja inegável, ainda existem empresas que acabam deixando-o de lado, optando por apresentações breves e superficiais. 

Como resultado, a adaptação dos novos colaboradores é prejudicada, ocasionando em uma experiência negativa já no início de sua jornada profissional na companhia.

O que é onboarding na gestão de pessoas?

Como você viu, a experiência inicial do colaborador em uma empresa é decisiva para que a relação seja produtiva e satisfatória para ambos os lados. 

Assim, o time de gestão de pessoas precisa se preparar para acolher e integrar os profissionais à sua nova equipe de maneira eficiente.

Além do processo de integração, o onboarding também tem como propósito fazer com que o profissional atinja o seu potencial em menor tempo. 

Ao mesmo tempo, chegar a esse patamar sem um apoio pode ser desafiador, por isso é comum que as empresas designem mentores para tornar esse processo mais satisfatório para o profissional.

Além de solucionar dúvidas pontuais acerca do negócio, essa pessoa será responsável por introduzir o funcionário em suas funções, configurar contas e apresentar metas do setor caso necessário.

Qual a importância do onboarding?

Além de integrar novos colaboradores à cultura e operação de uma empresa, o onboarding é um processo indispensável para prepará-los para os desafios que estão por vir. Confira, a seguir, a importância desse método para engajar e reter talentos.

Melhora o engajamento

Promover o engajamento dos profissionais depende de alguns fatores fundamentais: metas claras, bons benefícios, salário compatível com o mercado e um bom relacionamento com a equipe são alguns exemplos. 

No entanto, a integração inicial é o que permitirá ao colaborador entender os atributos do negócio, as especificidades da sua área de atuação e os valores da empresa. 

Esse processo é crucial para que os novos funcionários se sintam engajados a desempenharem um bom trabalho e permanecerem por um bom tempo na companhia.

Aumenta a retenção de talentos

Em um mercado extremamente competitivo, a retenção de talentos se tornou um desafio para os profissionais de Recursos Humanos.

Oferecer bons salários, benefícios atrativos e manter um bom relacionamento com a equipe impactam diretamente na experiência dos colaboradores.

Além disso, um onboarding completo permitirá ao colaborador absorver informações valiosas para desempenhar o seu trabalho de forma eficaz e produtiva.

Esse recurso também possibilita a construção de um relacionamento saudável com o time, além de dar visibilidade sobre os propósitos e valores da organização

Sendo assim, o profissional se sentirá motivado para continuar o bom trabalho e evoluir cada vez mais na companhia.

Fortalece o crescimento do negócio

É nítida a importância do engajamento e motivação do profissional para o seu próprio crescimento, mas também para a evolução do negócio.

Ao serem envolvidos no propósito da companhia, os colaboradores se sentirão parte essencial de um objetivo maior, absorvendo e difundindo a cultura organizacional em seu dia a dia.

Além disso, trabalharão de forma mais produtiva, sempre em busca de obter bons resultados para a empresa.

Com isso, a performance das ações desempenhadas terão um impacto positivo no negócio, possibilitando o seu crescimento constante. 

Reduz o turnover

Turnover ou rotatividade refere-se à taxa de demissões em uma empresa. Quando ocorre com muita frequência, é um sinal de que a organização está com uma dificuldade de reter os seus talentos.

Embora os fatores externos tenham um impacto significativo para elevar esse índice, é preciso pensar em táticas para que a rotatividade se mantenha saudável na empresa.

Mais uma vez, o onboarding se mostra uma excelente alternativa para reduzir o turnover e promover a satisfação dos colaboradores.

Isso porque os profissionais são envolvidos rapidamente nos processos e na estratégia do negócio, gerando um vínculo duradouro com a companhia.

Facilita os alinhamentos

A etapa de onboarding é crucial para que os novos talentos sejam introduzidos ao universo da organização e conheça todos os seus processos e metodologias de trabalho. 

Ao fazer isso, a empresa mostra transparência, compartilhando as informações necessárias para que os profissionais conheçam a fundo o negócio e suas particularidades. 

É também a partir desses alinhamentos que o profissional receberá instruções acerca de seu trabalho, e sobre como se portar diante de determinadas situações. 

Além de evitar erros comuns, o novo colaborador terá todos os recursos para realizar o seu trabalho sem dificuldades.

Como implementar um processo de onboarding?

O processo de onboarding possui etapas fundamentais para garantir que a experiência dos novos colaboradores seja positiva. No entanto, algumas modificações podem acontecer conforme o perfil da empresa.

A seguir, compilamos as principais dicas para realizar esse processo com o máximo de eficácia.

Faça alinhamentos ainda na contratação

Ainda no processo seletivo é fundamental que a empresa forneça informações básicas a respeito da vaga oferecida, como salário, benefícios, horário de trabalho

Além de evitar possíveis frustrações e desalinhamentos, isso mostra que a empresa é transparente e valoriza os seus profissionais.

Prepare-se para a chegada dos talentos

A receptividade é um dos valores indispensáveis para empresas que querem reter os seus talentos. 

Por isso, separar um momento para que o novo colaborador seja apresentado à equipe vai fazê-lo se sentir à vontade e mostrar que a empresa está ansiosa por sua chegada. 

Assim, procure avisar sobre a data de entrada para a equipe, criando uma agenda para que todos possam conhecer o novo membro do time. 

É importante que a conversa siga um tom informal, e que a pessoa contratada sinta-se confortável para se apresentar para a equipe.

Apresente a área de trabalho

Depois de apresentar as informações da companhia para a pessoa recém contratada, é o momento de introduzi-la ao setor no qual ela irá trabalhar. 

Aqui, a liderança direta precisa estar alinhada com a equipe de Recursos Humanos para garantir que nenhuma informação deixe de ser compartilhada. 

Informações como metas, objetivos e escopo de trabalho podem ser mencionadas, permitindo ao novo colaborador se familiarizar com seus próximos desafios.

Organize o ambiente de trabalho

Seja em um ambiente de trabalho presencial ou remoto, é papel da empresa garantir que o novo funcionário seja bem recebido e, sobretudo, que todas as ferramentas necessárias para iniciar sua jornada estejam disponíveis. 

Na prática, é importante que seu e-mail corporativo já esteja configurado, bem como os demais acessos e recursos disponibilizados pela companhia.

Além disso, lembrancinhas e kits de boas-vindas personalizados são ótimas alternativas para gerar engajamento e promover uma sensação de pertencimento. Itens como cadernos, copos, mochilas e camisetas são algumas ideias de presentes.

Forneça treinamentos

Treinamentos são essenciais para que o novo colaborador possa realizar suas atividades com eficácia.

Porém, eles não precisam se limitar apenas às funções práticas, podendo se estender a capacitações sobre os serviços oferecidos pela empresa, elevando a aprendizagem em temas específicos.

Além disso, é preciso considerar as necessidades individuais dos colaboradores e fornecer cursos voltados para o cargo a ser ocupado. 

Treinamentos voltados à liderança, por exemplo, são comumente utilizados em cargos de gestão, o que permite um maior aprimoramento das habilidades relacionadas a esse fim. 

Escolha colegas para ajudar

Por mais que os treinamentos sejam importantes para apresentar a empresa e compartilhar informações relevantes sobre a área de atuação, outras dúvidas podem surgir ao longo do período inicial de contratação. 

Uma alternativa muito utilizada é eleger um colaborador que já está há algum tempo na companhia para auxiliar o novo talento e tirar possíveis dúvidas. 

Além de ajudar com termos relacionados especificamente ao trabalho, esse recurso é fundamental para a criação de vínculos no ambiente corporativo.

Capacitação e Onboarding de novos colaboradores no CRM

Conclusão

Como você viu, o processo de onboarding está diretamente relacionado com a retenção de talentos na empresa. 

Não basta oferecer bons benefícios e um salário atrativo, é preciso fornecer um ambiente propício para que os talentos possam crescer profissionalmente e desempenhar suas atividades de forma produtiva e motivados.

Que tal se aprofundar no assunto e aprender mais sobre a retenção de talentos? Nesse conteúdo, apresentamos as principais estratégias para a retenção de talentos e sua importância no mundo dos negócios!

bannner ploomes teste grátis

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.