Cultura organizacional: o que é qual a sua importância e como aplicá-la em vendas

A cultura organizacional é o conjunto de valores, expectativas e práticas que orientam as ações de todos os colaboradores de uma empresa.
Tayrane
17/05/2023 | 7 min
cultura organizacional

A cultura organizacional é a chave para desenvolver as características necessárias para o sucesso de um negócio. 

Nesse sentido, uma cultura forte e saudável pode fornecer muitos benefícios para uma empresa. Entre eles, o aumento da produtividade, melhoria da saúde e bem-estar dos funcionários, redução das taxas de rotatividade, aumento da satisfação do cliente e diversas outras vantagens.

A cultura organizacional não aparece somente dentro da empresa. Negócios com uma forte cultura de trabalho atraem ótimos talentos em busca de um ambiente de trabalho positivo e estruturado que ajuda as empresas a alcançar o sucesso. 

Tendo em vista a importância da cultura nas empresas, criamos esse artigo para você entender tudo sobre o assunto e colocar em prática no seu negócio.

O que é Cultura Organizacional?

A cultura organizacional é o conjunto de expectativas, práticas e valores que orientam e informam quanto as ações de todos em uma empresa. 

De maneira geral, é como se fosse uma coleção de características que tornam uma empresa o que ela é. Isso inclui as expectativas e experiências da organização, bem como os valores, visão e regras, que servem para orientar as equipes. 

Tudo isso deve refletir no funcionamento interno, nas interações externas da empresa e nas expectativas futuras. 

A cultura organizacional pode se basear em atitudes compartilhadas, crenças, costumes e regras que foram desenvolvidas ao longo do tempo e que são consideradas essenciais em uma empresa.

Para que serve a cultura organizacional?

A cultura organizacional serve para refletir todas as qualidades que uma empresa deseja cultivar. Ela também pode ser uma grande ferramenta para melhorar os resultados e potencializar a produtividade

Basicamente, uma empresa com uma cultura organizacional bem estruturada consegue: 

  • Ser mais alinhada: é quando os objetivos da empresa e a motivação dos funcionários seguem na mesma direção. Isso constrói um engajamento contínuo com a visão, propósito e objetivos da companhia;
  • Despertar confiança: com uma cultura de confiança, os colaboradores podem se expressar e contar com a ajuda dos outros caso tenham problemas e são ouvidos quando tentam começar algo novo; 
  • Ter mais desempenho: funcionários talentosos motivam uns aos outros para a excelência, com isso, o resultado é maior e produtividade;
  • Ser resiliente: Uma cultura resiliente ensina os líderes a observar e responder às mudanças com facilidade;
  • Trabalhar em equipe: a cultura organizacional abrange colaboração, comunicação e respeito entre as equipes. Quando se apoiam, os funcionários fazem entregas mais assertivas e se sentem mais felizes; 
  • Ser mais íntegra: a integridade é vital para todas as equipes conseguirem tomar decisões, interpretar resultados e formar parcerias. Honestidade e transparência são componentes essenciais deste aspecto da cultura.
  • Inovar: a inovação leva empresas a aproveitarem ao máximo as tecnologias e recursos disponíveis. Uma cultura de inovação significa aplicar o pensamento criativo a todos os aspectos do negócio.

Benefícios da cultura organizacional

Uma cultura organizacional forte e bem estruturada pode trazer muitos benefícios para uma empresa. 

Dentre as vantagens, podemos citar o aumento da produtividade, melhora na saúde e bem-estar dos funcionários, redução da rotatividade de colaboradores, aumento da satisfação do cliente, além de níveis mais altos de inovação.

Veja a seguir alguns detalhes dos benefícios que a cultura organizacional traz às empresas:

1. Maior produtividade

Uma cultura organizacional saudável consegue proporcionar um ambiente onde os funcionários são mais produtivos. 

Isso acontece porque, quando as pessoas têm um sentimento de pertencimento, elas se sentem empoderados e seus níveis de produtividade melhoram. 

Além disso, a cultura organizacional motiva e inspira os funcionários a serem mais engajados em seus deveres de trabalho e interações com os outros, impulsionando a produtividade.

2. Níveis mais altos de inovação

Inovação é a criação de novas ideias, processos ou produtos. Quando você tem uma força de trabalho altamente engajada e motivada, há mais oportunidades de inovação. 

Dessa forma, com uma cultura organizacional forte, os funcionários conseguem ser mais colaborativos no local de trabalho e isso levará a um ambiente que promove a criatividade e a inovação.

3. Redução da rotatividade de funcionários

Colaboradores que se sentem valorizados e respeitados dentro da empresa são menos propensos a buscar novas oportunidades em outras companhias. 

É por isso que é essencial que as empresas promovam uma cultura organizacional que apoie seus valores centrais e sua missão. 

Nesse sentido, colaboradores satisfeitos representam menos rotatividade, o que significa economia de tempo e dinheiro das empresas com os processos de demissão e contratação. 

4. Ambiente de trabalho saudável

A cultura organizacional ajuda a melhorar os fluxos de trabalho e orienta o processo de tomada de decisão. Também ajuda as equipes a superar as barreiras e dificuldades. 

Os funcionários que são informados sobre os processos da empresa são muitas vezes mais motivados e felizes em seu dia a dia de trabalho. Nesse sentido, ter uma cultura que una os funcionários e promova estruturas de trabalho organizadas ajuda as pessoas a trabalharem juntas com propósito.

5. A marca da empresa se torna mais forte

A cultura organizacional de uma empresa também deve representar a sua imagem pública. Isso porque as pessoas tiram suas conclusões sobre os negócios com base em suas interações dentro e fora da empresa. 

Sendo assim, se a empresa não tiver cultura organizacional ou tiver uma imagem fraca, os clientes podem hesitar em fazer negócios. 

Empresas com uma marca forte conseguem atrair mais pessoas com valores semelhantes que apoiam sua missão.

Qual o impacto da cultura organizacional em vendas?

A cultura organizacional afeta as empresas desde a diretoria até a linha de frente. 

Por isso, nos departamentos de vendas, uma cultura bem definida pode impactar positivamente a qualidade do relacionamento com os clientes, a dinâmica das equipes e aumentar a quantidade de negócios fechados. 

Além disso, a cultura da empresa envolve as equipes de vendas por meio da transparência. Ao construir uma cultura de transparência e confiança entre vendedores e liderança terá um efeito positivo em toda a empresa.

Quando os vendedores trabalham em uma empresa que dá abertura para novas ideias, a atmosfera do trabalho fica mais positiva e significativa, e nesse sentido, eles desejarão trabalhar melhor e entregar mais resultados.

As relações de vendas podem ser de curto ou longo prazo, transacionais ou consultivas. Como a cultura organizacional comunica indiretamente o que é mais importante para uma empresa, o relacionamento com os clientes se torna mais valorizado. 

O time de vendas precisa entender a cultura para atingir metas de longo prazo, concentrando-se principalmente no relacionamento com o cliente. 

Como criar uma cultura orientada a vendas? 

teste grátis ploomes

A cultura de cada empresa é diferente e isso é muito importante, pois é o que torna sua empresa única. No entanto, as culturas de empresas refletem algumas qualidades que são essenciais para qualquer companhia. Veja a seguir:

  • Valorização da equipe: isso pode ser feito de várias formas, como um elogio público, uma nota de agradecimento ou um bônus. Uma cultura que valoriza o trabalho em equipe reconhece e agradece as contribuições de todos os membros. 
  • Trabalho em equipe: Isto inclui a colaboração, a comunicação e o respeito entre os membros da equipe.. Quando todos na equipe se apoiam, os funcionários farão mais e se sentirão mais felizes no ambiente de trabalho;
  • Resiliência: Em ambientes dinâmicos, a capacidade de observar e responder às mudanças é uma qualidade fundamental. Uma cultura resiliente ensina os vendedores a fazer isso de forma fácil.
  • Motivação: vendedores e líderes motivam uns aos outros para a excelência e, como mostrado acima, o resultado é maior lucratividade e produtividade.
  • Foco na inovação: uma cultura voltada para a inovação significa que a empresa foca em aplicar o pensamento criativo a todos os aspectos das vendas, até mesmo às suas próprias iniciativas culturais.

Ficou interessado em aprimorar a cultura organizacional da sua empresa? Então assista agora ao Webinar Cultura empresarial à distância. Nele você vai descobrir como manter as equipes motivadas mesmo no trabalho remoto. 

Assista ao Webinar:

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.