Blog da Ploomes
Terceirização logística

Terceirização Logística: quais são as vantagens e desvantagens

Administrar o transporte de produtos é uma tarefa que exige a mobilização de tempo, materiais e pessoal que nem sempre estão disponíveis. Nesse sentido, a terceirização logística é uma alternativa com vantagens e desvantagens.

Administrar o transporte de produtos em escala industrial é uma tarefa que exige a mobilização de tempo, materiais e pessoal que nem sempre estão disponíveis. Nesse sentido, a terceirização logística é uma alternativa com vantagens e desvantagens.

Delegar parte das responsabilidades de uma indústria para outra sempre é um risco, mas é importante pesar os benefícios de não precisar se ocupar com uma atividade que não gera valor para o produto.

Como saber se vale a pena contratar um serviço de logística terceirizado ou não? Continue lendo e conheça melhor cada opção.

Desvantagens da Terceirização Logística

Vamos mostrar primeiro quais são os problemas envolvidos na terceirização logística. Dessa forma, é possível avaliar se os pontos positivos cobrem as desvantagens que mostraremos a seguir:

Custo variável

Como cada empresa terceirizada tem um quadro próprio de processos, colaboradores e maquinários e depende exclusivamente dessa atividade para garantir sua receita, é natural que o custo seja altamente variável.

Empresas com uma estrutura robusta de transporte vão estabelecer um valor que acompanhe essa qualidade, enquanto empresas menores vão oferecer menos recursos, mas vão exigir menos investimento.

Além disso, é preciso levar em conta a possibilidade de terceirizar cada uma das tarefas da logística, como:

  • Embalagem;
  • Armazenagem;
  • Transporte;
  • Limpeza;
  • Segurança;
  • Entre outros.

É possível contratá-las individualmente ou contratar uma empresa específica. Portanto, é necessário fazer uma avaliação apurada das condições e preços antes de contratar qualquer serviço de logística.

Menos visibilidade

Um problema comum de qualquer terceirização de serviços é a perda da visibilidade desses processos. Afinal, encarregar uma tarefa sua para outra empresa significa confiar seus produtos a ela.

No país há uma grande disponibilidade de serviços de logística terceirizada, mas isso nem sempre se reflete na qualidade.

Por isso, é crucial conhecer a confiabilidade dos serviços prestados pela contratada e estabelecer contratos que protejam o seu negócio de eventuais prejuízos.

Dificuldade em manter um fluxo contínuo

Como já foi definido em modelos de Produção Enxuta, é importante que seus processos tenham um fluxo contínuo, ou seja, sem momentos de ociosidade na passagem de tarefas.

Quando se trabalha com serviços terceirizados, é mais difícil manter essa fluidez. Dependendo da infraestrutura da empresa contratada, ela pode não estabelecer uma comunicação satisfatória ou não conseguir cumprir a demanda devido aos outros clientes que eles precisam atender.

Atrasos longos podem prejudicar a experiência do cliente que requisitou os produtos e gera ociosidade. Portanto, uma das qualidades que a terceirização logística precisa suprir é a disponibilidade imediata.

Diferença de culturas

Contratar uma empresa significa a possibilidade de encontrar valores diferentes aos da sua indústria.

É necessário que, no momento da escolha, estejam caros quais sãos os compromissos de cada negócio e como eles são cumpridos por ambas as partes.

Vantagens da terceirização logística

Entendendo os desafios da terceirização logística, é possível resolvê-los e contratar um serviço que corresponda às suas exigências. Visto isso, quais são os benefícios dessa escolha para sua indústria?

Custos reduzidos

A terceirização vai reduzir os custos operacionais da sua indústria com a logística. Isso significa que não será necessária a disponibilidade de uma frota própria para transporte ou de embalagem dos produtos.

O transporte é um dos desperdícios citados no Sistema Toyota de Produção e, dessa forma, precisa ser reduzido ao máximo. Isso porque mover seus produtos não gera valor algum, mas a entrega sim.

Caso sua opção fosse manter uma área interna para isso, seria necessário gerir um processo completo de entrega. Uma indústria precisa se concentrar na qualidade dos produtos e as demandas do transporte podem tirar o foco dos gestores com atividades menos lucrativas.

Maior espaço para melhorias

Eliminando as necessidades do planejamento logístico, a indústria pode focar em melhorar processos que geram mais valor.

O mercado é concorrido e a pronta disponibilidade de informações na internet só reforça esse quadro. Implementar estratégias de otimização e eliminação de desperdícios é essencial para manter sua indústria entre as mais concorridas.

Com processos mais eficientes, é possível fazer melhor uso dos seus recursos materiais e pessoais. Além disso, facilita a identificação de gargalos da operação, que podem ser resolvidos por meio de novas estratégias.

Melhor qualidade na operação logística

Terceirização logística entrega
Uma entrega rápida e de qualidade traz maior segurança para o cliente

Sabendo escolher a empresa de terceirização logística adequada para seu negócio, é possível garantir uma entrega rápida e segura.

Isso porque existe atenção exclusiva à logística por parte da contratada. Eles precisam focar na excelência e rapidez nos processos de embalagem, manuseio, armazenagem, transporte e segurança.

Dessa forma, seu cliente fica mais satisfeito e tem maior chance de recomendar seus produtos para potenciais oportunidades.

Profissionais mais qualificados

Da mesma maneira, os profissionais da empresa terceirizada serão igualmente mais bem capacitados para as tarefas. O PSL (Prestador de Serviços de Logística) é mais capacitado pela sua formação superior e experiência.

Além disso, esses profissionais estão sempre se atualizando no mercado. O acesso a conteúdos e a dedicação exclusiva permite um desenvolvimento melhor e, consequentemente, melhor atendimento.

Equipamentos e veículos mais adequados e avançados

O foco da terceirização logística não é apenas em desenvolver processos melhores, mas ter maquinários voltados para as atividades de entrega.

Embalagens mais seguras, containers para entrega marítima, guindaste para cargas pesadas, racks para armazenamento, transpaletes para fácil movimentação e veículos especiais para transporte de material sensível ou nocivo.

Maior segurança

Outro requisito é a segurança. O roubo de cargas gera prejuízos não calculados para a indústria e é necessário estabelecer meios para se prevenir.

Algumas empresas de logística podem fornecer escolta ou monitoramento de frota, evitando que a carga seja roubada ou extraviada.

Como os profissionais terceirizados são mais experientes, eles também possuem melhor conhecimento sobre quais rotas são mais seguras e quais horários são preferíveis para trafegar em regiões de risco.

Uma boa logística depende de boas escolhas

Esperamos que o panorama acima ajude a fornecer bases para a melhor decisão no momento de escolher por terceirizar ou não.

O maior risco da terceirização logística se resume basicamente a escolher o melhor custo-benefício para seu negócio. Uma empresa precisa te fornecer credibilidade, estar alinhada com os compromissos da sua indústria e oferecer seus produtos da melhor forma com a melhor satisfação do cliente.

Mesmo uma empresa de logística grande e bem equipada pode trazer prejuízos se os requisitos acima não forem cumpridos. Portanto, o gestor precisa pesar se vale a pena terceirizar esse setor ou investir na estruturação de uma área própria para processos logísticos.

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial