Blog da Ploomes
Gerencianet automacao de pagamentos

[GUEST POST] Vale a pena investir na automação de pagamentos para empresas?

A agilidade dos processos está entre os objetivos de grandes empresas a pequenos negócios. O volume de informações é grande e os funcionários muitas vezes precisam desempenhar diversas funções ao mesmo tempo. Nesse sentido, algumas atividades podem ser otimizadas por meio da sistematização de serviços, como a automação de pagamentos.

Além de promover uma melhora crescente da performance da organização, a implementação de tecnologias assertivas traz uma série de vantagens. No caso dos pagamentos, proporcionar um ambiente seguro e eficaz otimiza o tempo e pode resultar no aumento das vendas.

Então, que tal aprofundar mais os seus conhecimentos sobre esse tema? Ao investir na automação de serviços, a tendência é que a empresa consiga melhores resultados.

Por isso, continue a leitura, tire todas as suas dúvidas e veja como a automação de pagamentos vale a pena. Confira!

5 motivos para investir na automatização de serviços

Padronização de serviços

Para começar, a sistematização de serviços proporciona uma maior padronização de processos organizacionais. Isso faz com que os funcionários tenham maior habilidade para executar tarefas do dia a dia com agilidade.

Além disso, é possível detectar problemas e gargalos com mais facilidade e maior eficácia.

Redução de tarefas repetitivas

Do mesmo modo, a automatização de procedimentos acaba com a repetição de tarefas, o que é muito comum em processos de trabalho manuais.

Isso dá espaço para os profissionais investirem tempo em inovação e criatividade, além de gerar mais motivação para realizar as atividades.

Integração de setores

Quando a empresa opera algumas tarefas de forma automática, ela é capaz de reunir dados e informações que possibilitam a integração dos setores.

É possível, por exemplo, interligar estratégias entre as equipes de vendas e marketing de uma mesma empresa. Assim, uma consegue fornecer informações que irão impulsionar o trabalho da outra.

Maior produtividade entre equipes

Por consequência, a adoção de tecnologias que facilitam a execução das tarefas pode promover um ambiente mais produtivo.

Imagine, por exemplo, que a sua equipe de finanças tenha relatórios disponíveis em tempo real sobre todos os recebimentos. Dessa forma, a gestão financeira ganha em velocidade, o que libera mais tempo para os funcionários se dedicarem a outras questões.

Monitoramento corporativo

Por último, outra razão para investir na automação de processos é a possibilidade de monitoramento. Afinal, conhecer a realidade de uma empresa é fundamental para crescer.

Logo, a sistematização permite à empresa acompanhar os resultados de maneira mais ampla e detalhada.

Como funciona um intermediador de pagamentos

Quando se fala de empresas que fazem cobranças dos clientes, o processo de automatização pode ser feito por empresas intermediadoras. Contar com um intermediador de pagamentos facilita o trabalho de gestores que precisam lidar com finanças advindas de diferentes fontes.

Para isso, existem plataformas especialmente desenvolvidas para beneficiar empreendedores e clientes. Embora muitas vezes confundidos com gateways, os intermediadores de pagamento são desenvolvidos como uma solução pronta.

automação de pagamentos acordo
A automação de pagamentos beneficia tanto empreendedores quanto seus clientes

De um lado, o empreendedor não precisa realizar contrato com bancos e empresas de cartão. Do outro, clientes têm mais opções de pagamento, uma vez que o intermediador oferece várias soluções em um único sistema.

Então o intermediador de pagamentos fica responsável por interligar empresas e instituições financeiras. Ele cuida de todo o processo por trás de um recebimento, desde a coleta de dados à finalização da operação.

Hoje, oferecer diferentes formas de pagamentos aos clientes, como boletos, carnês ou assinaturas, tornou-se essencial para garantir a competitividade. Inclusive, o boleto bancário é um dos meios mais populares entre os brasileiros, de acordo com pesquisas feitas pelo Sebrae.

Vantagens competitivas da automação de pagamentos

Praticidade na gestão

O sistema de pagamentos possui uma interface intuitiva e fácil de ser utilizada por qualquer setor da empresa. Isso proporciona maior praticidade à gestão de pagamentos. Assim, é possível monitorar em um único espaço:

  • parcelas;
  • carnês;
  • datas de vencimento, entre outras informações.

A praticidade também é estendida aos clientes, uma vez que eles conseguem iniciar e concluir as transações em um mesmo lugar. Dessa forma, eles podem preencher as informações sobre os pagamentos e realizá-los, sem serem direcionados para outros sites. Isso é o que se chama de checkout transparente.

Mais segurança para as transações

O intermediador de pagamentos possui tecnologias antifraude e investe constantemente em segurança dos dados. Desse modo, o empreendedor garante tranquilidade para os seus clientes na hora de comprar, e evita uma série de problemas na hora de vender.

Abaixo, alguns exemplos de tecnologias que garantem maior segurança às transações:

  • criptografía avançada de dados;
  • firewalls;
  • certificados digitais;
  • sistemas antivírus;
  • sistemas antiataque, entre outros.

Sem burocracia

O sistema integrado do intermediador é responsável por oferecer variadas formas de pagamento e gerenciar o recebimento por parte do cliente. Por fim, ele repassa o valor com o desconto das tarifas, sem burocracia.

Além disso, quando um cliente efetua uma compra, os processos de análise de crédito e conferência dos dados são automáticos. Assim, a viabilidade da compra é analisada instantaneamente, o que evita problemas como a inadimplência.

Maior escalabilidade

O conceito de escalabilidade se refere à capacidade de manejar recursos sem prejudicar a qualidade de produtos ou serviços prestados. Tudo isso expandindo a rentabilidade sem aumentar os gastos a longo prazo.

Nesse sentido, um intermediador pode ser um grande aliado. Ele oferece a possibilidade de aumentar a escalabilidade de um negócio, a medida em que promove a credibilidade. Afinal, o produto ou serviço prestado por empresas precisa ser eficiente e homogêneo.

Com o intermediador, a demanda da empresa pode aumentar em volume, sem prejudicar as demais atividades.

Emissão de relatórios

Outra vantagem da automação de pagamentos é a emissão de relatórios das cobranças, o que facilita a gestão do negócio. O bom intermediador oferece um painel de controle que permite o acompanhamento dos pagamentos aprovados e reprovados. Assim, o contratante consegue verificar diversos dados que permitem um monitoramento total sobre o aspecto financeiro.

Entre as possibilidades estão ainda:

  • ter acesso a relatórios financeiros detalhados;
  • ver os clientes inadimplentes;
  • visualizar quanto dinheiro entrou no caixa;
  • saber quanto a empresa tem a receber, entre outros serviços.

Agilidade na disponibilização de recebimentos

Os recebimentos são a base para a manutenção de qualquer empresa. Por isso, acompanhar a evolução desse processo é fundamental para antever problemas e planejar o negócio.

Ao automatizar os pagamentos, a empresa tem acesso aos recebimentos logo após a confirmação do pagamento.

Assim, caso o cliente queira dividir um pagamento no cartão de crédito, por exemplo, o intermediador pode oferecer uma alternativa. A empresa tem a possibilidade de receber o valor total do pagamento, independente de possíveis atrasos da fatura do cartão.

Como escolher o melhor sistema de automação de pagamentos?

Para escolher o sistema de automação de pagamentos, procure uma plataforma capaz de integrar diferentes setores da empresa. Além disso, ele precisa oferecer funcionalidades importantes no dia a dia do seu negócio, sem burocracias.

Da mesma forma, também é importante buscar por uma empresa intermediadora cujas tarifas sejam vantajosas em relação ao custo-benefício oferecido.

Ao optar por um bom sistema, é possível reduzir burocracias e facilitar os recebimentos, além de otimizar toda a rotina administrativa.

Agora que você já sabe como a automação de pagamentos é relevante para uma empresa, que tal conferir tudo o que você precisa saber sobre os intermediadores?

Gerencianet

Gerencianet

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial