Blog da Ploomes
Pessoas trabalhando ao redor de uma mesa de escritório

Conheça as principais estratégias de gestão para 2021

Quer saber quais são as principais estratégias de gestão para 2021? Então confira a entrevista da Ploomes com a Sócia e Diretora da Winning by Design e descubra!

Antes de mais nada, é importante entendermos o que é um processo de gestão de pessoas e processos e como eles contribuem diretamente para o sucesso de uma companhia. 

A gestão de pessoas pode ser definida como um conjunto de medidas aplicadas para administrar o capital humano. A princípio, é importante ressaltarmos a necessidade desse aspecto para o bom desempenho de qualquer negócio. Afinal, toda empresa é feita por pessoas.

Garantir um gerenciamento adequado e eficiente vai muito além de uma liderança altamente comprometida. É preciso investir no desenvolvimento da equipe e nos outros processos necessários para que a empresa modernize sua estrutura e otimize os métodos de trabalho internos e externos, melhorando assim o desempenho da organização como um todo. 

Por isso, conversamos com Renata Centurión, Sócia e Diretora América Latina da Winning by Design, sobre as principais estratégias de gestão para o ano de 2021 e como se preparar para a retomada após a crise de 2020. Confira!

Princípios básicos para definir uma estratégia de gestão

Depois de entender o significado e a razão de ser da gestão de processos e pessoas, é válido analisarmos os conceitos que todo gestor de sucesso precisa ter em mente na hora de comandar uma equipe e uma empresa. 

Para Renata, existem três princípios fundamentais para definir uma estratégia de gestão que todo gestor deve sempre observar, são eles: transparência, ética e comunicação.

Transparência

A transparência é um ponto de muita importância para a construção de relacionamentos verdadeiros entre os gestores e liderados. É por meio dela que se constrói a relação de confiança que a equipe precisa ter em relação a sua liderança e vice-versa. Essa troca deve ser mútua, mas só é possível com transparência e sinceridade.

Ética

O segundo conceito é a ética, que está diretamente alinhada ao princípio da transparência. O comportamento ético garante um ambiente honesto e de integridade para todos. 

A conduta ética de quem lidera é fundamental para mostrar o caminho que os colaboradores devem seguir. Afinal, o código de ética adotado pela liderança com certeza determina os procedimentos e comportamentos de seus liderados

Para a empresa, essa é a garantia de que os funcionários estão de acordo com as políticas internas e cumprirão as regras impostas pela liderança. 

Além do fato de que as pessoas éticas são naturalmente comprometidas com o trabalho e tendem a elevar a reputação do negócio, bem como de seus produtos e serviços.

Comunicação

Essa comunicação deve ser direta, clara e, principalmente, não violenta.  Essa consciência é muito importante para que os liderados entendam as mensagens transmitidas por seus líderes. 

Muitas vezes dentro das empresas os maiores problemas estão relacionados a falta de compreensão da comunicação realizada para os colaboradores. Ou seja, a comunicação é feita, mas nem sempre de forma eficaz

Por isso, esse alinhamento faz com que muitos problemas sejam evitados no futuro.

Estratégias de gestão para 2021

De acordo com a sócia e diretora América Latina da Winning by Design, uma excelente estratégia de gestão para 2021 ao começarmos essa lista é justamente a comunicação concisa. Vamos entender o motivo!

Novamente, a comunicação

Após a crise causada pela COVID-19 e forçada a necessidade de muitas empresas determinarem o trabalho remoto, muitas companhias hoje reconhecem as vantagens dessa modalidade e pretendem adotar de maneira permanente a prática de trabalhar fora do escritório. 

Mas, para o sucesso da política de trabalho remoto, um fator foi essencial: a comunicação eficiente dos líderes com seus liderados. Como não estão todos no mesmo lugar, foi essencial criar rotinas de alinhamentos, reuniões e meios para manter o contato entre colaboradores.

“Então, sem dúvida nenhuma, a comunicação será um pilar fundamental para que os gestores empreguem a sua atenção em 2021, e com certeza, as empresas seguirão o mesmo caminho”, completa Renata. 

Por isso, incluir essa estratégia de gestão no seu planejamento comercial trará excelentes ganhos para sua equipe. Caso você não seja o gestor, você pode fazer a sugestão de treinamentos e capacitações, além de buscar outras formas de desenvolver melhor essas habilidades. 

A importância de olhar para a saúde mental do funcionários 

Outro ponto de atenção para gestores e também para seus liderados, de agora em diante, é a questão da importância de zelar pela saúde mental. Para Renata, sem dúvida, as equipes precisarão ser acompanhadas de perto por profissionais. 

“Da mesma maneira como o atual modelo de trabalho está sendo repensado, a forma de garantir o bem-estar físico e mental dos funcionários também deverá ser encarado de outra forma”, afirma Centurión. 

Certamente muitas empresas não haviam sequer imaginado vivenciar situações como essa, mas a grande virada que estamos vivendo só comprova a necessidade de estar sempre preparado e aberto para as mudanças que acontecem ao longo da jornada.

A automatização de processos e os cuidados com o uso da tecnologia

Em relação a tecnologia, um aspecto muito importante que as empresas devem observar para definir a sua estratégia de gestão, é automatizar o máximo de processos possíveis, mas só depois de planejar e desenhar cada um deles.  

Um dos grandes enganos que algumas empresas acabam cometendo, é: primeiro comprar a parte de tecnologia e só depois elas pensam em como irá estruturar os processos. Quando na verdade, é justamente o inverso que deve acontecer, de acordo com a Renata Centurión.

“Primeiro é preciso olhar para a sua equipe e para a sua empresa, para então pensar no processo e estruturá-lo para enfim testar”, completa. 

Só depois desse planejamento é que você deve investir na tecnologia e avaliar a que mais se encaixa e mais se adequa ao que seu negócio precisa, depois coloque essa automatização para funcionar, e não ao contrário.

Quando você coloca primeiro a tecnologia e só depois tenta organizar os processos, muitas vezes os erros de percurso caem para a ferramenta, sendo que na verdade o processo precisa vir primeiro

Atente-se a ordem dos processos e evite erros que podem custar caro, como, por exemplo, o descarte de uma ferramenta que, poderia contribuir significamente para sua estratégia de gestão se fosse usada da maneira ideal. 

Não adianta pular etapas e adquirir todas as ferramentas possíveis se  você não tiver um processo bem estruturado e pré-estabelecido. Assim, fica bem claro, qual é a tecnologia realmente necessária de acordo com o seu processo, com a sua empresa e com os ganhos que você deseja ter.

Powered by Rock Convert

Treinamento e capacitação

Treinar e capacitar uma equipe é imprescindível para o sucesso de qualquer área e não é segredo para nenhum gestor, não é mesmo? 

Mas dada as circunstâncias atuais e a situação já citada da transição do modelo de trabalho, essa estratégia de gestão ganha ainda mais relevância para quem desejar garantir o sucesso do seu negócio no próximo ano. 

Garantir o treinamento da equipe para que eles possam usar de maneira efetiva todas as ferramentas que precisam, é bastante importante. 

“Esse é um fator que muitas vezes não era observado anteriormente, mas possui grande relevância e impacto no dia a dia da equipe, principalmente para as empresas que adotarem o home-office, completa Renata”. 

E falando em trabalho à distância, se a sua equipe não for treinada, cada um passa a agir de uma forma, fazendo com que a empresa perca o seu ponto focal que é a identidade do seu negócio. Então, invista em padronização de atendimento através de treinamentos.

Suporte para o trabalho remoto

Pensando em preparar sua equipe para trabalhar de forma remota, em primeiro lugar é importante entender o que essas pessoas precisam para trabalhar de casa

As necessidades mais comuns, a princípio são: uma boa conexão de internet, bem como um bom notebook e uma boa câmera. Entender os princípios de iluminação e  de som também ajuda no dia a dia. 

Além do fato de que, apesar de estar em casa, esse funcionário precisa de algum espaço separado para se trabalhar e nem sempre isso é possível. 

“Um excelente exemplo e que demonstra muito bem a necessidade de atenção das empresas, são as cadeiras de escritórios que para muitas pessoas pode até parecer algo bobo, mas que evita muitos problemas nas costas, na postura ou mesmo nas mãos. Ou seja, aprendemos que até parte de ergonomia é bastante importante para o desempenho de uma equipe”, acrescenta Renata. 

O trabalho remoto também reforça a importância da capacitação que falamos anteriormente. Por isso, não se esqueça de treinar a equipe em como eles podem atender os clientes de forma efetiva mesmo trabalhando fora do escritório.

No dia a dia na empresa, é mais fácil receber o apoio de outros profissionais ou mesmo dos gestores. Em casa o seu funcionário estará sozinho e precisará saber exatamente como deve agir.

Dica da especialista

Para finalizar, perguntamos para a Renata como se tornar um profissional habilitado para lidar com todas as mudanças que o mercado tem vivido e também como um gestor pode preparar sua equipe para o futuro.

De acordo com ela, alguém que deseja ser um profissional versátil de acordo com todas as transformações, em primeiro lugar, deve ter a cabeça aberta, um mindset ágil e preparado para lidar com a mudança.

Além de buscar sempre entender o que existe de novo, seja em ferramentas ou mesmo em treinamentos e novos aprendizados e entender como isso pode te ajudar.

“Para ser um profissional versátil, queira sempre aprender,  esteja pronto para escutar as outras pessoas. Não se esqueça de procurar entender o que está acontecendo ao seu redor, como os mercados estão reagindo, principalmente o mercado que você está inserido e tentar se adaptar às essas novas transformações”, acrescentou. 

Na hora de colocar suas estratégias de gestão em prática, lembre-se que fazer cursos é muito importante para ampliar horizontes, ter novos insights e para que você ou mesmo a sua equipe consiga entender quais são as últimas tendências. Aproveite o ensino remoto e os treinamentos à distância.

Recorra a alguém mais experiente, sempre que puder

A experiência também é uma grande aliada, por isso, veja quais são as lições e os aprendizados que você pode aproveitar da trajetória de outras pessoas que já estiveram nesse caminho que você está trilhando. Livros, palestras e até mesmo alguns filmes podem te ajudar nesse processo. 

Ficou interessado? Separamos neste post, os melhores livros de vendas, não deixe de conferir. 

Se você for o líder, estude como fazer o coach com a sua equipe e entenda o momento em que cada colaborador está em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Esse quesito é fundamental para equipá-lo de forma adequada.

Como gestor é importante sempre se lembrar que assim como cada cliente, os seus funcionários ainda que tenham perfis parecidos, são pessoas únicas e devem ser tratadas como tal. 

Caso seja um liderado procure formas de atender melhor os seus clientes e entenda que tudo isso faz parte do profissional desejado para o futuro. 

A sócia e diretora América Latina da Winning by Design acredita que as pessoas que melhor se adaptarem a essa nova forma de encarar os desafios são as que vão conseguir os melhores cargos e posições dentro das empresas que mais se destacarem a partir de agora.

Conclusão

Como vimos até aqui, antes de elaborar suas estratégias de gestão, existem alguns princípios que devem ser sempre observados. São eles: transparência, ética e comunicação. 

Com a observação desses princípios no dia a dia de trabalho, tanto os gestores como os funcionários são beneficiados. Por isso, reveja se em algum momento você não colocou essas práticas de lado, ainda que sem a intenção, ou mesmo sem perceber.

Partindo para as estratégias de gestão, não deixe de olhar para o bem-estar físico e mental de cada um que trabalha com você. O futuro pede não apenas profissionais, mas pessoas mais humanizadas também. 

Outro ponto fundamental é a automatização de processos, uma necessidade em meio ao volume de trabalho e também uma consequência da transformação digital. 

Mas não se esqueça que antes de contratar uma tecnologia, o processo interno já deve estar estruturado e você deve se certificar de que escolheu a ferramenta ideal para o seu tipo de negócio. 

Além disso, os treinamentos e capacitações muito citados neste conteúdo também são de suma importância. Bem como o suporte que deve ser dado em casos de trabalho remoto. 

Com a observação desses princípios e a aplicação das estratégias de gestão sugeridas por Renata Centurión, você estará apto para a retomada comercial no ano de 2021. Você também pode baixar nosso e-book com o passo a passo para montar o seu planejamento comercial. 

E, se quiser saber mais, assista também o webinar sobre Gestão de Vendas Remota: dicas e boas práticas, apresentado por Matheus Pagani, CEO da Ploomes e Renata Centurion, nossa entrevistada, sócia e diretora América Latina da Winning By Design. 

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial