Mindset: o que é, tipos, como identificar e modificar o seu

O mindset é usado para a forma que uma pessoa pensa e encara os desafios da vida, tanto pessoal quanto profissional. Veja mais neste artigo.
Tayrane
21/11/2023 | 8 min

Escute o artigo narrado no player abaixo:

As pessoas sempre dizem que é preciso pensar positivo. Mas o pensamento positivo pode realmente ajudar a alcançar os objetivos e metas? 

Uma coisa é certa, o pensamento positivo não é o único fator que determina o seu sucesso, mas a forma como você pensa afetará os resultados que obtém na vida. 

É nesse sentido que entra o mindset, um termo que é frequentemente usado no universo do empreendedorismo. Ele é utilizado para descrever a forma que uma pessoa pensa e encara os desafios da vida, tanto pessoal quanto profissional. 

Quer saber mais sobre mindset? Continue a leitura do artigo ou assista o vídeo a seguir:

A definição do mindset acredita que a forma como você pensa pode determinar o seu foco e o seu resultado final. Isso porque o mindset se refere a todas as características da mente de uma pessoa. 

No entanto, o mindset não é algo que não pode ser mudado, pelo contrário. Qualquer pessoa pode se adaptar e alterar a forma que pensa, basta se desenvolver e se adaptar. 

Neste conteúdo, vamos abordar o conceito e os tipos de mindset, como identificar o seu além de dicas valiosas para mudar seu mindset. Confira! 

O que é mindset?

O mindset pode ser definido como um conjunto de crenças que moldam como uma pessoa entende e enxerga o mundo e a si mesma. 

Ele pode influenciar como alguém pensa, sente e se comporta em qualquer situação. Isso significa que o que alguém acredita sobre si mesmo pode afetar tanto seu sucesso como o fracasso.Todas essas crenças e pensamentos costumam aparecer e se formar ainda na infância e adolescência. 

De acordo com a psicóloga da Faculdade de Stanford nos Estados Unidos, Carol Dweck, as suas crenças desempenham um papel fundamental no que você deseja.

Dweck é uma das pioneiras nos estudos sobre mindset lançando a obra Mindset: a nova psicologia do sucesso no ano de 2017. 

Ela também descobriu que é o mindset que desempenha um papel significativo na determinação de conquistas e sucesso.

Sendo assim, o mindset pode influenciar a forma como as pessoas se comportam em diversas situações na vida. 

Por exemplo, à medida que as pessoas se deparam com situações diferentes, suas mentes acionam uma mentalidade específica que afeta diretamente seu comportamento naquela determinada circunstância.

Isso acontece pois cada situação pode ter dois lados: o bom e o ruim. Então, se alguém tem a mentalidade voltada para o negativo, ela pode crer que aquela é a realidade e tomar decisões com base nesse ponto de vista. 

O contrário também pode acontecer. Se uma pessoa tem seu mindset voltado para o lado positivo, suas ações e condutas serão um resultado dessa mentalidade. 

Por conta disso, duas pessoas com o mindset oposto podem enfrentar uma mesma situação com perspectivas completamente diferentes. 

Quais os tipos de mindset?

De acordo com a psicóloga Carol Dweck, existem dois mindsets básicos: o fixo e o de crescimento, também chamado de progressivo. 

Sendo assim, se uma pessoa tem um mindset fixo, ela acredita que suas habilidades são características fixas e, portanto, não podem ser alteradas. Ela também pode acreditar que o seu talento e a sua inteligência sozinhos a levam ao sucesso, não sendo necessário nenhum tipo de esforço.

Por outro lado, uma pessoa com o mindset de crescimento, acredita que seus talentos e habilidades podem ser desenvolvidos ao longo da vida por meio de esforço, estudo e persistência. 

As pessoas com essa mentalidade não acreditam, necessariamente, que todos podem se tornar o novo Steve Jobs simplesmente porque tentam. Elas crêem que qualquer pessoa consegue aprender algo novo e aprimorar suas habilidades caso trabalhem para isso acontecer.

Veja na tabela abaixo as principais diferenças entre os dois tipos de mindset. 

Mindset fixoMindset de crescimento
Sou bom em algo ou não sou, não tenho possibilidade de aprenderEu aprendo a fazer qualquer coisa
Eu sou quem sou, e não há nada que possa mudar issoSou uma pessoa em em constante evolução
Se você tem que trabalhar duro, você não tem capacidade de fazer esse trabalhoQuanto mais você se desafia e trabalha duro, mais inteligente você fica
Se eu não tentar, não vou falhar.Só falho quando paro de tentar.
Eu nunca vou conseguir esse emprego, está fora da minha realidadeEssa vaga de emprego terá muitos desafios, vou me candidatar. 

Como identificar o meu tipo de mindset?

Para entender qual é o seu tipo de mindset, Para descobrir, leia as afirmações abaixo e escolha com quais você se identifica mais: 

  1. Você nasce com talento para algumas coisas e para outras não. Isso não é algo que pode ser mudado.
  2. Não importa quem você é, não há muito o que fazer para melhorar suas habilidades e talentos. 
  3. Qualquer pessoa é capaz de mudar quem ela é.
  4. É possível aprender coisas novas e melhorar sua inteligência com foco e determinação.
  5. As pessoas contam com talentos específicos ou não. Não é possível apenas adquirir talento para as coisas como aprender um esporte ou um instrumento musical.
  6. Estudar, trabalhar duro e praticar quaisquer novas habilidades que queira aprender são formas de desenvolver novos talentos.

Se você tende a concordar mais com as frases 1, 2 e 5, provavelmente é uma pessoa com o mindset fixo. No entanto, se você concorda mais com as frases 3 e 4, 6, você é uma pessoa com mindset de crescimento. 

Como desenvolver um mindset de crescimento?

Se você chegou a conclusão de que seu mindset é fixo e deseja mudar sua mentalidade para ter um mindset de crescimento, siga os quatro passos a seguir: 

1. Desafie suas crenças limitantes

Algumas pessoas se apegam a suas crenças limitantes e não conseguem realizar seus sonhos. É preciso desafiar esses pensamento para superá-los e alcançar seus objetivos. 

As crenças limitantes são as histórias que contamos a nós mesmos sobre quem nós somos: incapazes, com pouco talento, sem capacidade de ser bem sucedido. Essas ideias não são e podem ser substituídas por crenças fortalecedoras. 

Ao reconstruir essa mentalidade com um conjunto de crenças positivas, é possível alcançar o sucesso. 

2. Enfrente seus medos

Pessoas com mindset fixo deixam diversas oportunidades passarem por medo do fracasso. Aprender a sair do lugar do medo pode trazer novas oportunidades e desafios. 

O medo é uma emoção destrutiva, mas não é preciso aceitá-lo. Superar seus medos é um passo importante para mudar seu mindset. 

3. Mude sua perspectiva

Aprender como mudar sua mentalidade pode parecer difícil e desafiador. No entanto, na maioria das vezes, tudo o que é preciso para mudar o mindset é uma simples mudança na maneira como alguém vê o mundo. 

Uma escolha que podemos fazer facilmente é o significado que damos às nossas experiências. Nada na vida tem significado certo, exceto o significado que damos a ela. Ou seja, é melhor enxergar os desafios como obstáculos – ou como oportunidades?

Conseguir ver as coisas de uma perspectiva diferente pode trazer um impacto enorme na vida pessoal e profissional. 

4. Seja mais positivo

Quando algo não ocorre da forma que você queria, você se vê atolado em pensamentos negativos?

Saiba que se você plantar uma linguagem positiva em sua cabeça sempre, você se sentirá mais enérgico e disposto a superar os desafios. Lembre-se que os contratempos são normais e devem ser encarados com positividade. 

Qual a importância do mindset de crescimento?

O mindset desempenha um papel crítico em como nós lidamos com os desafios da vida. Quando alguém conta com um mindset de crescimento, essa pessoa tende a ter vontade de aprender e trabalha para descobrir coisas novas. 

Além disso, ter essa mentalidade torna as pessoas mais propensas a perseverar diante de quaisquer contratempos. 

Ou seja, em vez de jogar a toalha, as pessoas enxergam qualquer situação como uma oportunidade de aprender e crescer. Por outro lado, aqueles com o mindset fixo são mais propensos a desistir diante de circunstâncias mais desafiadoras.

A psicóloga Carol Dweck escreve que aqueles com mindset fixo estão constantemente buscando a validação para provar seu valor não apenas para os outros, mas também para si mesmos.

Ela afirma que já viu diversas pessoas com o objetivo único de provar seu valor em sala de aula, carreiras e em relacionamentos. 

Sendo assim, o mindset tem o poder de influenciar de forma direta ou não, as escolhas do dia a dia e as decisões que podem mudar drasticamente a vida das pessoas.  

Conclusão

O sucesso tem tudo a ver com mentalidade. Todos nós conhecemos algumas pessoas talentosas e com grandes habilidades que não são tão bem-sucedidas na vida profissional e pessoal.

Por outro lado, também existem pessoas que não têm um diploma universitário e não parecem ter muito conhecimentos, mas conseguem crescer e viver uma vida que algumas pessoas só conseguem sonhar.

Quando se trata de alcançar o sucesso, o talento, as habilidades e a paixão são apenas parte dos fatores, o mindset desempenha um papel essencial nisso. 

Ter uma mentalidade voltada para o crescimento é algo que pode trazer muito sucesso tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. Então, não deixe de colocar em prática todas as dicas que trouxemos aqui. 

E para te ajudar ainda mais no seu caminho rumo ao sucesso, baixe o E-book gratuito “O guia completo para o seu sucesso em vendas”

Nele, você vai aprender os principais sinais de baixa performance dos times de vendas, os principais erros que você jamais deve cometer no planejamento comercial, além de otimizar processos para melhorar as vendas da empresa. 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.