Gestão de estoque e vendas como aliada da sua empresa

Uma boa gestão de estoque e vendas evita gastos em excesso e garante a saúde e a longevidade do negócio. Descubra como aqui!
Ploomes
23/03/2021 | 6 min
Ambiente de trabalho representando a gestão de estoque e vendas

Uma boa gestão de estoque e vendas é fundamental para uma empresa melhorar seus lucros. Dessa forma, ajuda a não comprometer partes de seu orçamento com despesas em produtos que não vão trazer o retorno financeiro desejado.

Mas não é só isso: com uma gestão de estoque e vendas eficiente, o espaço destinado à estocagem dos itens é otimizado. Além disso, facilita o trabalho dos setores da empresa e uma análise do que está ou não funcionando.

Pensando nisso, vamos explicar melhor a você sobre a importância desta prática e como incluí-la de forma correta no seu negócio. Acompanhe!

Importância da gestão de estoque e vendas

O estoque e as vendas são dois dos principais processos para determinar a saúde e longevidade de uma empresa. Com eles, você faz uma autoanálise e determina o que está bom e deve ser mantido e o que precisa ser melhorado.

Mais que isso, contribui diretamente para a lucratividade e um bom desempenho logístico do negócio. Ela melhora a experiência do cliente em relação aos serviços prestados.

Por exemplo: com uma gestão de estoque ineficiente, o risco de uma pessoa comprar um produto que pode já não estar mais disponível é grande. Assim, ela precisará cancelar o pedido ou esperar por um prazo muito maior do que informado no momento da compra.

Confira três dicas para uma gestão assertiva:

1. Organização dos produtos: a comercialização dos produtos comprados pela empresa é a sua principal fonte de lucros, por isso é tão importante uma boa organização deles. Desta forma, distribuí-los corretamente e fazer uma boa contabilidade garantem uma rentabilidade maior e também a otimização dos processos e setores.

2. Compre o que o cliente gosta: outra dica fundamental é o empreendedor ter em mente que os produtos comprados ou produzidos por ele precisam estar de acordo com o interesse do consumidor e não o seu. Para isso, realize pesquisas de satisfação e observe os produtos que são mais comercializados. Isso ajuda a montar um perfil de clientes.

3. Faça um planejamento: para garantir um bom fluxo de compra e venda, é necessário montar um planejamento. Com ele, você garante que não vão faltar os produtos comercializados ou que eles acabem se acumulando dentro do seu estoque. Isso compromete seu processo de vendas e retorno do investimento.

Modelo de estoque

A grosso modo, o estoque se refere a tudo o que for armazenado para uso futuro. Contudo, é necessário ter alguns pontos em mente, para fazer a gestão de estoque e vendas de maneira adequada.

Para isso, separamos alguns modelos que costumam ser utilizados. Acompanhe a seguir!

Curva ABC

Uma das melhores alternativas de gestão é o modelo de curva ABC. Com ele, o gestor identifica quais itens têm sido mais ou menos comercializados e estipula métricas para definir o investimento necessário e quando fazê-lo.

Confira, na prática, como funciona este modelo de gestão de estoque e vendas e como priorizar os produtos do seu comércio.

  • A: refere-se aos itens mais importantes e com maior quantidade de vendas.
  • B: produtos de valor intermediário, importantes, mas que não são vendem no mesmo ritmo que os da classe A.
  • C: itens menos importantes, cuja demanda não é grande suficiente para necessitar de reposição constante.

De acordo com o SEBRAE, o cálculo ABC traz diversos benefícios para as empresas. Confira abaixo os quatro pontos principais:

  1. Demanda: prevê qual será a demanda, de acordo com o seu planejamento de compras. Ela pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual, por exemplo.
  2. Quantidade de estoque: é possível determinar a porcentagem de saída de cada item. Com isso, fica prático analisar quando e em qual quantidade deve ser feita a compra de reposição para o estoque.
  3. Economia na reposição: você tem mais tranquilidade para repor os itens e pode procurar melhores ofertas de preço.
  4. Fornecedores: permite ter tempo para escolher um fornecedor que possa unir praticidade, qualidade e custo-benefício.

Dicas para girar o estoque e aumentar as vendas

Agora que você entendeu a desvantagem de acúmulos desnecessários para o seu estoque e seus lucros, aprenda como evitá-los.

  • Estipule um valor mínimo: a regra principal é não comprar em excesso, mas também não deixar faltar nada. Portanto, estipule um volume mínimo de determinado produto em estoque e, quando ele atingir este número, chegou a hora de repor.
  • Aumento da rotatividade: uma técnica útil para alavancar as vendas é fazer promoções, quando possível. Você pode, por exemplo, aproveitar uma data comemorativa para oferecer descontos e benefícios ao cliente sobre a compra de determinado produto. Isso ajuda a aumentar a rotatividade do estoque.
  • Indicadores de otimização: fazer avaliações e projeções de cenários de vendas facilita na hora de trabalhar com a compra e venda. Um ótimo aliado neste ponto é o uso da tecnologia em benefício da empresa.
Banner ebook guia completo para o sucesso em vendas

Como alinhar o setor de vendas com o de estoque

Estar com ambos os setores, tanto o de vendas quanto o de estoque, em perfeita harmonia é fundamental para o bom funcionamento da empresa. Dessa forma, um garante os lucros necessários e o retorno do investimento, enquanto o outro não acumula produtos sem giro de estoque.

Confira algumas práticas de vendas que vão ajudar você a otimizar ainda mais estes dois processos.

Tenha uma gestão efetiva

Para não perder o controle sobre ambos os setores, é necessário ter uma gestão efetiva. Ela precisa garantir o bom emprego dos investimentos da empresa, a fim de evitar desperdícios, gastos ou acúmulos desnecessários com produtos que não vendem.

Conheça as necessidades de cada setor

A empresa só irá funcionar bem se todos os setores estiverem trabalhando de forma complementar uns aos outros. Portanto, identificar as necessidades de cada área, como a quantidade de insumos gastos por mês, é fundamental.

Controle produtos e fornecedores

Mantenha um controle rigoroso sobre os produtos e tenha certeza de que o investimento está sendo feito em materiais de qualidade e com garantias de bom desempenho.

Para isso, tenha fornecedores de confiança, assim, as chances de evitar problemas nas vendas e gerar desconfortos aos clientes são menores.

Faça uma análise do fluxo de vendas 

Os dados sempre trazem informações úteis, que podem ser utilizadas para aprimorar os processos dentro de uma empresa. No caso das vendas, uma análise de fluxo ajuda a identificar quais produtos vendem mais.

Além disso, é possível estabelecer quais são as marcas ou modelos mais populares entre os seus consumidores e se há algum período no ano ou no mês onde eles tenham uma alta ou queda brusca nas vendas.

A tecnologia como aliada na gestão de estoque e vendas

Atualmente, muitos processos são possíveis, de forma prática, graças ao uso da tecnologia. A mais importante para o controle de estoque e que tem influência direta também nas vendas é o sistema ERP. 

Isso porque, com um sistema de gestão integrada, é possível solucionar problemas nas mais diversas áreas.

Entenda como funciona um sistema ERP

Com o uso de software de gestão, o processo de crescimento da empresa é acelerado. Assim, a gestão é simplificada, o retrabalho reduzido, além de muitos outros benefícios.

Um sistema ERP permite ter o controle total sobre o empreendimento, com as melhores práticas de gestão e um sistema preparado para qualquer segmento de negócio.

Fazendo uso deste software, a empresa obtém:

  • Integração entre todos os seus setores;
  • Automatização dos processos;
  • Controle que permite acompanhar a performance do negócio;
  • Segurança nas tomadas de decisão, de acordo com dados confiáveis.

Assim, o empreendedor vai ter uma gestão de estoque confiável e pode aumentar as suas vendas de maneira efetiva.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o sistema ERP? Descubra outras vantagens que um software de gestão pode oferecer.

Conteúdo produzido pela equipe do FoccoERP, o software de gestão ideal para indústrias e distribuidoras.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.