O que é ERP e quais suas vantagens?

ERP significa Enterprise Resource Planning ou, Sistema Integrado de Gestão Empresarial e é um software de gerenciamento de processos.
Ploomes
25/11/2022 | 6 min
o que é erp

Em um mundo cada vez mais digital, fazer a gestão de processos empresariais automaticamente e por meio de um ERP não é mais diferencial, é necessidade. Mas afinal, o que é ERP e quais vantagens em implantar a ferramenta na sua empresa?

De acordo com pesquisa realizada pela Ploomes em parceria com a Opinion Box com mais de 600 profissionais de empresas B2B de todo o Brasil, as empresas digitalizadas têm mais resultados. Entenda o que isso significa e por que é importante ter um ERP para organizar os processos da sua empresa.

O que é ERP?

Resumidamente, a sigla ERP significa Enterprise Resource Planning ou, em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial e é um software de gerenciamento de processos.

Por meio dele, é possível gerenciar e controlar todas as informações de uma empresa, digitalmente,  integrando dados, recursos e processos de diversas áreas

Em um só lugar, os gestores podem acessar informações de departamentos como financeiro, pessoal, contabilidade, fiscal, estoque, compras, produção e logística, entre outros. 

É como se o ERP fosse um banco de dados centralizado para vários processos de negócios e que visa reduzir erros, minimizar retrabalho e simplificar fluxos de negócios

Os sistemas existentes no mercado são formados por interfaces em que todo o time pode ver, analisar e medir a produtividade e a lucratividade da empresa.

Como o ERP funciona dentro das empresas?

Geralmente, as empresas iniciam o uso do ERP com a integração de processos operacionais. Depois, integram os gerenciais e, posteriormente, os processos estratégicos.

1 . Processos operacionais  

Os processos operacionais podem ser visualizados no ERP através de orçamento, fluxo de trabalho (workflow), rotinas de estoque (WMS), planejamento e controle de produção (PCP),  financeiro, cadeia de suprimentos (supply chain), contábil, fiscal, RH, entre outros.

2. Processos gerenciais

Já os processos gerenciais são controlados no ERP por meio da medição de performances por meio da análise contínua de indicadores, métricas, metas e objetivos (reporting), além de relatórios gerenciais e painéis de controle (dashboards) com números, tabelas, gráficos, entre outras informações. 

Também é possível fazer a integração do ERP com processamento analítico online (cubos OLAP). 

3. Processos estratégicos

É comum que empresas usem ERP para acompanhar processos estratégicos e métodos de gerenciamento.

A ferramenta Balanced Scorecard (BSC), por exemplo, ajuda a acompanhar o avanço mercadológico e tecnológico, assim como o Gerenciamento Por Diretrizes (GPD) auxilia a garantir maior qualidade na execução das atividades. Ele ainda conta com ferramentas de análise como OKR e MOB.

Quais são as vantagens de ter um ERP na empresa?

Além de agilizar, automatizar e aperfeiçoar o gerenciamento de uma empresa, o ERP auxilia na integração entre softwares, na implantação de mobilidade e conectividade e na inteligência do negócio.

Integração com outros softwares

Uma das principais vantagens do ERP é a possibilidade de integração com outros sistemas e softwares. Isso quer dizer que ele conecta setores, segmentos e informações de diversas fontes de uma empresa. 

O ERP faz a integração de softwares de comércio eletrônico com aplicativos de smartphones, por exemplo, tornando o processo de compra e venda de estoque mais rápido e conforme a demanda. 

E a integração entre ERP e softwares não para por aí. Veja alguns exemplos de sistemas que podem ser integrados:

  • Customer Relationship Management (CRM): solução de gerenciamento do relacionamento com os clientes. Aliado ao ERP, pode melhorar os resultados das ações de pré-venda, venda e pós-venda. 
  • Recursos Humanos (RH): um software de desenvolvimento, controle e gerenciamento dos recursos humanos da empresa unificado ao ERP facilita a relação entre gestores e times e elimina burocracias. 
  • Ponto de Venda (PDV): o PDV tem recursos para o controle das informações sobre a rotina da empresa e pode funcionar integrado ao ERP, conectando informações de venda com dados da gestão interna.
banner download guia definitivo de integração crm e erp

Business Intelligence

Outra vantagem em implantar um ERP é a adaptação ao Business Intelligence (BI) ou inteligência de negócios.

Atualmente, é por meio de Business Intelligence que gestores têm a habilidade de cruzar dados, validar tendências, antecipar demandas e propor soluções para problemas.

Tudo isso pode ser feito a partir da organização das informações em gráficos, tabelas e dashboards inteligentes.

Mobilidade e conectividade

Sistemas de ERP ainda permitem grande mobilidade e conectividade entre gestores, funcionários e toda a empresa, agilizando negócios e melhorando resultados. 

Essa é uma das principais vantagens da ferramenta, que se torna a cada dia uma plataforma mais inteligente, conectada 24 horas por dia e com poucos recursos necessários (um celular com boa internet, por exemplo).

Como encontrar o melhor ERP? Confira essas 10 dicas

Se a sua empresa ainda não trabalha com sistema ERP, a implantação de um novo sistema será mais fácil e agilizará muito os processos internos. 

Já se possui, a troca pode ser um pouco desgastante, mas não impossível. Se o seu sistema atual não atende suas necessidades, vale o transtorno de buscar novas soluções. É necessário entender que as mudanças podem ser desconfortáveis, mas a longo prazo, os resultados compensam.

Para o sucesso da implantação de um ERP, é preciso considerar o projeto como um todo e seguir algumas dicas que podem ajudar.

  1. Primeiro, é necessário definir bem o projeto e depois delinear as responsabilidades de contratante e contratado.
  2. Posteriormente, definir quem são as pessoas responsáveis pelo processo de implantação e estipular um cronograma de etapas. Tendo, assim, um planejamento de início, meio e fim. 
  3. Para ter certeza de que está contratando uma ferramenta de qualidade, é importante verificar o que o mercado oferece, conversar com especialistas e fazer testes
  4. Vale elencar quais são os pontos necessários em um sistema de gestão. Para isso, você pode baixar um template gratuito que vai auxiliar na contratação do ERP.
  5. Esse template ou Request for Proposal (RFP) é facilmente preenchido e mostra quais os recursos necessários para uma empresa e quais são precisos na implantação do ERP
  6. Ao baixar a planilha, você encontra todos os recursos e opções para excluir ou adicionar itens de acordo com a necessidade da sua empresa. Além de receber o apoio de um consultor da empresa Sankhya para preencher a sua planilha RFP. 
  7. Após preencher, avaliar o RFP e considerar todos os processos manuais de cada setor, é preciso entender quais setores já estão automatizados e quais ainda serão otimizados pela nova solução.
  8. Com os processos que devem ser aperfeiçoados em mãos, é necessário avaliar as opções de ERP disponíveis no mercado e quais melhor atendem às necessidades do negócio.
  9. Também é preciso considerar um investimento em infraestrutura tecnológica. Afinal, não adianta contratar um ERP excelente se os equipamentos estiverem ultrapassados.
  10. É importante solicitar orçamentos e até mesmo conversar com o time de especialistas para verificar se a opção atende aos requisitos da empresa

Conheça agora o ERP Sankhya, uma excelente opção para o seu negócio.

ERP Sankhya

O ERP Sankhya é um dos mais completos do mercado e é considerado o único ERP do Brasil 100% web (ERP na nuvem).

Flexível e customizável, o ERP Sankhya conta com BI e dashboards nativos, Inteligência Artificial e um ambiente totalmente colaborativo.

Com a utilização do ERP Sankhya, é possível:

  • Reduzir custos operacionais; 
  • Aumentar vendas;
  • Aumentar competitividade;
  • Analisar rentabilidade;
  • Realizar gestão financeira;
  • Automatizar processos;
  • Agilizar tomada de decisões, entre outros. 

Especializada na gestão de negócios, a Sankhya atende mais de 14 mil empresas de segmentos como varejo, indústria, serviços, atacado e distribuidor e agronegócio. Conheça o nosso ERP na Prática

Este conteúdo foi escrito pela equipe Sankhya para o blog da Ploomes. A Sankhya é uma das maiores empresas provedoras de soluções integradas de gestão corporativa do Brasil. Conheça nossa solução.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.