Aumento da produtividade em vendas: como melhorar a eficiência?

Aumentar a visibilidade de um negócio e garantir o aumento da produtividade em vendas é algo que você deseja? Veja como!
Henrique
20/05/2021 | 6 min
Vendedora trabalhando para garantir o aumento da produtividade em vendas

Se você trabalha com vendas, com certeza já se deparou com um desses desafios ao longo de sua jornada: você quer abordar um cliente, mas não sabe quem abordar primeiro ou até já sabe com quem falar, mas não sabe nada sobre ele e como apresentar a sua solução. 

E não é para menos, sem visibilidade fica quase impossível atrair novos clientes e, mesmo que boas oportunidades sejam atraídas, não seria possível converter todas com baixa produtividade.

Mas não se preocupe. Apesar de não existirem fórmulas mágicas quando se fala no aumento da produtividade em vendas, você pode automatizar suas ações e ter mais fácil acesso a dados importantes com as ferramentas adequadas.

Afinal, a visibilidade é a principal aliada da produtividade. Juntas elas são excelentes caminhos para aumentar a geração de receita e permitir que as equipes comerciais fechem mais negócios. Na realidade essa é a forma mais eficiente de garantir que seus esforços e recursos não sejam desperdiçados. 

Por isso, neste conteúdo vamos entender como o CRM (Customer Relationship Management) proporciona mais visibilidade sobre os negócios e garante o aumento de produtividade nas vendas de uma empresa.

Visibilidade? Produtividade? Como conseguir?

Antes de mais nada, é necessário certificar que sabemos exatamente o que essa visibilidade dos negócios e a produtividade nas vendas de fato significam. 

Como são conceitos muito abertos, vamos explicar primeiro o que queremos dizer quando falamos de produtividade e visibilidade. Então, vamos lá!

Para começar, podemos definir o aumento da produtividade como vender mais com a mesma quantidade de tempo e recursos empregados.

Ou seja, muito além de trabalhar mais, podemos simplificar como trabalhar melhor, de forma mais assertiva e que naturalmente gere mais resultados positivos.

Isso é muito importante em momentos que os investimentos estão mais limitados, mas a empresa precisa continuar crescendo.

No que se refere a visibilidade podemos entender como acesso mais fácil a dados sobre a operação.

Com a clareza do que está sendo feito em cada projeto, negociação e momento da jornada em que o cliente se encontra, os gestores podem organizar muito melhor a operação e garantir que o trabalho dos vendedores seja mais fluido também.

Ou seja, se a sua empresa ainda não utiliza um CRM provavelmente encontrará dificuldades para vender de forma qualitativa.

Sem contar que sua equipe comercial possivelmente passa por algumas dificuldades no processo que podem parecer pequenas na rotina, mas que drenam os recursos que você investe hoje na operação. 

Então, como o CRM contribui para o aumento da produtividade em vendas e com mais visão de negócio? 

Como sabemos, o avanço da tecnologia trouxe muitos benefícios para a sociedade e, principalmente, para o mercado em geral.

Ainda assim, existem muitas empresas resistentes às ferramentas e recursos tecnológicos disponíveis atualmente, deixando de aproveitar os ótimos resultados e oportunidades que poderiam ter. 

E uma dessas soluções é o CRM, um software normalmente hospedado em nuvem, com o objetivo principal de otimizar o gerenciamento das relações entre empresas e clientes. 

Com o armazenamento desses dados, a ferramenta permite que todas as interações com clientes sejam monitoradas e devidamente analisadas, assim como as demais informações geradas no processo de venda. 

Assim, o CRM contribui para o aumento da produtividade nas vendas, já que proporciona maior organização e também visibilidade sobre as negociações.

Dessa forma, gestores e vendedores conhecem exatamente quais negócios ainda estão em andamento e o que precisa de atenção naquele momento.

Com um software em nuvem, como já comentamos, as possibilidades de visibilidade e produtividade ganham ainda mais destaque.

Isso porque o CRM pode ser acessado de qualquer lugar, permitindo que a equipe tenha acesso aos dados e informações necessárias sem precisar estar no escritório e ainda assim mantendo a segurança necessária. 

banner ploomes teste grátis

Para enfatizar ainda mais a importância de um CRM no aumento da produtividade em vendas e na visibilidade de processos, listamos 4 motivos que comprovam essa afirmação:

Automação de tarefas

Com um CRM, muitas tarefas manuais relacionadas ao processo de vendas podem ser automatizadas, como o preenchimento automático de dados e informações coletadas durante alguma etapa da negociação. 

Além disso, é muito comum que algumas empresas utilizem além do CRM também um software de ERP (Enterprise Resource Planning). Integrando as duas soluções é possível evitar o retrabalho dos vendedores e permitir que uma extraia automaticamente os dados da outra quando necessário. 

Assim, você evita recorrer a meios que normalmente geram muito retrabalho e oferecem pouca segurança, como planilhas ou registros em papel.

Criação de checklists 

Com a criação de checklists é possível criar listas para que o vendedor não se esqueça de nada. Algumas tarefas, como o agendamento de reuniões e ligações, podem ser marcadas como obrigatórias para evitar problemas como esquecimentos e falta de organização. 

As checklists também mostram quais atividades precisam ser priorizadas para o desenvolvimento de um negócio. Assim, os vendedores podem ter o aumento da sua produtividade simplesmente vendo o que precisa ser feito.

Melhora no foco dos vendedores 

O resultado de uma automação de processos bem feita é justamente a possibilidade de proporcionar aos vendedores mais tempo e melhores condições para as vendas de fato.

Com a eliminação de tarefas manuais pouco estratégicas, o aumento da produtividade em vendas cresce, já que o foco dos profissionais está no que realmente importa. 

E novamente o CRM aparece permitindo que através do conhecimento obtido através de todos os dados armazenados na ferramenta as ações da equipe de vendas sejam mais específicas.

Dessa forma, além do aumento das vendas, o atendimento ao cliente também é muito beneficiado. 

Facilidade para upsell e cross sell 

Não sei se você sabe, mas conseguir um novo cliente é consideravelmente mais caro do que conquistar novos. E com muita frequência a maior parte das empresas se preocupa mais em atrair mais consumidores e acabam se esquecendo de dar a devida atenção a própria carteira de clientes. 

E, para garantir que as ações de upsell e cross sell aconteçam e proporcionem bons resultados, é fundamental garantir que os vendedores tenham acesso aos dados para conhecerem de fato os clientes, bem como seus desejos e necessidades mais específicas. 

Contar com uma plataforma de CRM nessa jornada permite que essa tarefa de encontrar e analisar os dados seja feita de forma muito mais ágil e menos burocrática.

Assim, os vendedores sabem exatamente o que oferecer para um cliente e, principalmente, quando oferecer determinado produto ou serviço. 

Por isso, muitas empresas contam com o CRM para o aumento da produtividade em vendas. Mas e você, já pensou em utilizar uma solução de gestão de relacionamento com o cliente e negócios em geral? 

Se quiser saber mais sobre a relevância desse sistema tão importante para uma operação comercial de sucesso, confira outros conteúdos que preparamos e estão em nosso blog ou fale com um de nossos consultores

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.