Layoff: o que é, por que acontece e como evitar?

O layoff é uma medida que envolve a suspensão temporária dos contratos de trabalho dos funcionários, com o objetivo de reduzir custos.
Tayrane
31/05/2023 | 5 min

No cenário empresarial em constante evolução, empresas e organizações muitas vezes se deparam com situações difíceis que requerem medidas extremas para garantir sua sobrevivência. Uma dessas medidas é o layoff, uma prática que tem se tornado cada vez mais comum nos últimos anos. 

O layoff é um termo que desperta apreensão e incerteza tanto para os empregadores quanto para os funcionários, e compreender suas implicações e desafios é crucial para enfrentar qualquer momento delicado.

Embora seja uma estratégia legítima para enfrentar desafios empresariais, o layoff traz consigo uma série de implicações que afetam diretamente a vida dos funcionários e a dinâmica das empresas. A seguir, a Ploomes explica porque o layoff acontece e como evitá-lo.

O que é layoff?

O layoff é uma prática empresarial que envolve a suspensão temporária dos contratos de trabalho dos funcionários, com o objetivo de reduzir custos. Durante esse período, os funcionários podem ser afastados do trabalho, geralmente sem remuneração, mas mantêm seus vínculos empregatícios. 

Ele é, infelizmente, uma medida extrema, mas que precisa ser adotada em empresas que estão passando por crises internas, de mercado ou dificuldades econômicas em geral.

O layoff pode ser adotado como uma alternativa à demissão em massa, permitindo às empresas se reorganizarem e sobreviverem em momentos de instabilidade. Embora seja uma estratégia legítima, o layoff traz desafios tanto para empregadores quanto para funcionários.

Layoff ou demissão em massa?

Como explicamos, o layoff, por mais que não seja uma prática benéfica para empregadores e empregados, ainda assim é uma alternativa viável frente à demissão em massa de funcionários.

A seguir, listamos os principais tópicos a serem avaliados em cada uma das ocasiões, considerando as consequências para a empresa que opta por uma delas.

Layoff

Confira os resultados avaliados como positivos para a empresa ao optar pelo layoff.

  • Redução de custos: o layoff permite que as empresas reduzam seus custos operacionais temporariamente, evitando demissões permanentes e os custos associados a elas, como rescisões contratuais, indenizações e processos judiciais.
  • Flexibilidade: as empresas mantêm os funcionários em seus quadros, o que permite uma retomada mais rápida das operações quando a situação econômica melhorar. Isso evita a necessidade de recrutar e treinar uma nova força de trabalho.
  • Preservação de talentos: ao manter os funcionários durante o layoff, a empresa retém o conhecimento e a experiência desses profissionais. Isso pode ser crucial para uma recuperação bem-sucedida no futuro.
  • Imagem da empresa: optar pelo layoff em vez da demissão em massa pode ser percebido como uma estratégia mais compassiva e responsável por parte da empresa.

Confira os resultados avaliados como negativos para a empresa ao optar pelo layoff.

  • Impacto na produtividade: pode causar estresse e ansiedade nos funcionários, que podem se sentir inseguros em relação ao futuro de seus empregos. Isso pode afetar negativamente sua produtividade e moral.
  • Problemas financeiros para os funcionários: durante o período de layoff, os funcionários geralmente não recebem salários ou recebem uma compensação reduzida. Isso pode levar a dificuldades financeiras pessoais e afetar sua qualidade de vida.
  • Reintegração ao trabalho: após o layoff, a reintegração dos funcionários às atividades de trabalho pode ser complicada. Pode haver necessidade de treinamento adicional e adaptação às mudanças ocorridas durante o afastamento.
  • Cultura organizacional abalada: essa prática pode abalar a confiança e o comprometimento dos funcionários com a empresa. Isso pode levar a um ambiente de trabalho menos coeso e a uma perda de lealdade por parte dos colaboradores.

Demissão em massa

Confira os pontos avaliados como positivos para a empresa ao optar pela demissão em massa.

  • Redução de custos imediata: a demissão em massa permite que as empresas reduzam rapidamente sua força de trabalho e, consequentemente, seus custos operacionais. Isso pode ser necessário em situações de crise financeira aguda ou reestruturações drásticas.
  • Reestruturação da organização: essa estratégia pode ser parte de um planejamento mais amplo de reestruturação organizacional, permitindo que a empresa se adapte às mudanças do mercado, reduza ineficiências e foque em áreas mais estratégicas.
  • Agilidade e flexibilidade: com uma equipe mais enxuta, as empresas podem se tornar mais ágeis e flexíveis, tomando decisões e implementando mudanças mais rapidamente.

Confira os pontos avaliados como negativos para a empresa ao optar pela demissão em massa.

  • Perda de talentos e expertise: a demissão em massa resulta na saída de funcionários experientes e talentosos da empresa. Isso significa perder conhecimento institucional, habilidades especializadas e expertise que são valiosas para o sucesso e crescimento da organização.
  • Impacto na moral dos remanescentes: optar pela demissão em massa cria um clima de incerteza e insegurança entre os funcionários remanescentes. Aqueles que permanecem na empresa podem sentir-se sobrecarregados, com medo de serem os próximos a serem demitidos.
  • Afeta a imagem da empresa: essa forma de demissão pode ter um impacto negativo na reputação e imagem da empresa perante o público, clientes e parceiros comerciais. 

Como evitar o layoff na sua empresa?

Agora que você conhece mais sobre layoff, vamos explicar como trabalhar para evitar que esse cenário alcance a sua empresa.

1- Análise e planejamento financeiro

Realize uma análise minuciosa das finanças da empresa, identificando áreas de corte de custos e melhorias na eficiência operacional. Desenvolva um plano financeiro realista e implemente medidas de economia, como redução de despesas não essenciais e otimização de processos.

2- Comunicação transparente

Mantenha uma comunicação aberta e transparente com os funcionários. Compartilhe informações sobre a situação financeira da empresa e explique os desafios enfrentados. Incentive os colaboradores a apresentarem ideias e sugestões para melhorar a eficiência e reduzir custos.

3- Flexibilidade e requalificação

Ofereça programas de treinamento e requalificação para os funcionários, permitindo que eles adquiram habilidades adicionais ou se adaptem a novas funções dentro da empresa. Isso aumenta a flexibilidade da equipe e a capacidade de lidar com mudanças nas demandas do mercado.

4- Alternativas ao layoff

Considere alternativas viáveis ao layoff, como redução temporária de jornada de trabalho, licenças não remuneradas, programas de férias coletivas, trabalho remoto ou compartilhamento de empregos. Essas opções podem ajudar a reduzir custos sem a necessidade de demissões.

Para saber mais sobre a gestão e retenção de pessoas na sua empresa, confira nosso conteúdo sobre retenção de talentos.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.