Lead time: tudo o que você precisa saber sobre!

o Lead Time é o intervalo de tempo que uma empresa leva para concluir todo o processo operacional até que um produto chegue às mãos do lead. 
Tayrane
15/09/2023 | 9 min

Em um cenário de concorrência acirrada, é fundamental que as empresas desenvolvam produtos e serviços que se destacam pela qualidade e preços competitivos. Mas, além da competitividade, há um fator que precisa ser considerado em toda a estratégia do negócio: a satisfação dos clientes.

Isso porque, ao realizar uma compra ou contratar um serviço, os consumidores contam com um atendimento de qualidade, um produto que supere suas expectativas e uma entrega ágil.  

A partir desse momento, é fundamental garantir que o cliente receba sua encomenda no prazo certo e de acordo com a opção de entrega escolhida.

Para alcançar esse objetivo, é essencial contar com uma cadeia de suprimentos bem planejada, organizada e otimizada, e é aí que o lead time desempenha um papel importante, contribuindo para uma execução eficaz de todo o processo.

Quer saber mais sobre o lead time e como executá-lo da melhor maneira na sua empresa? Continue lendo e descubra!

O que significa lead time?

Com origem no campo da Engenharia de Produção, o lead time refere-se ao período necessário para que um sistema de produção transforme matérias-primas em um produto final.

Ou seja, é o intervalo de tempo que uma empresa leva para concluir todo o processo operacional até que um produto chegue às mãos do lead. 

Esse processo abrange desde o momento em que o cliente faz o pedido inicial, passando pela aquisição de matérias-primas, etapas de produção, logística e distribuição, até a entrega final.

No contexto de serviços, o lead time envolve processos diferentes em comparação com a fabricação de produtos físicos, que normalmente leva em conta a etapa de compra do produto, o registro do pedido, a separação, o processamento, o transporte e a entrega do item. 

Ao considerar a prestação de um serviço, todavia, o lead time é concluído somente quando ele é efetivamente finalizado.

É fundamental destacar que o lead time possui duas perspectivas: a primeira diz respeito ao tempo que a organização leva para executar todos os processos de forma otimizada e com qualidade, assegurando a entrega do produto ou serviço final.

A outra perspectiva está relacionada ao cliente e abrange o tempo desde o momento em que o pedido é feito até a sua entrega.

Sendo assim, ao estruturar os seus processos e fortalecer o seu fluxo de produção para entregar ágeis e produtos de qualidade, as empresas estarão atuando diretamente na satisfação dos seus clientes.

Então, o que é o lead time?

Em suma, o lead time é o período que uma empresa leva para completar todas as etapas de um processo de compra: do pedido do cliente até a entrega do produto. Na prática, ele conta com as seguintes etapas:

  1. O cliente realiza a compra
  2. A solicitação é feita pela empresa, que dará a entrada no processo
  3. O departamento de vendas processa o pedido e emite a nota fiscal
  4. O pedido é preparado e separado
  5. O produto é enviado para transporte
  6. O cliente recebe o pedido

Qual a importância do lead time?

Ao se deparar com um prazo de entrega mais curto do que o oferecido pela concorrência, o cliente tem suas expectativas elevadas, o que de cara já é motivo suficiente para garantir que ele receba o que espera. 

Sendo assim, atender prazos curtos e entregar produtos ou serviços de qualidade no tempo prometido aumenta a satisfação do consumidor, o que pode resultar em maior fidelidade e recomendações positivas. 

Confira outras vantagens que o lead time oferece para o seu negócio:

Aumenta a satisfação do cliente

À medida que os consumidores se tornam mais exigentes em relação às suas compras, o uso eficaz do lead time se torna um diferencial perante os concorrentes.

Dessa forma, produtos de alta qualidade e entregas eficientes resultam em maior satisfação do cliente e, consequentemente, em sua fidelização.

Reduz prejuízos

Ao promover processos mais enxutos e eficientes, o lead time desempenha um papel essencial na redução de perdas ou na sua prevenção. Isso porque o excesso de gastos e estoques que não são utilizados podem causar sérios prejuízos financeiros para a empresa. 

Melhora a produtividade

Etapas executadas com maior eficiência, equipe mais engajada e um melhor rendimento na execução das atividades são alguns exemplos do impacto do lead time na produtividade.

Isso acontece por conta da otimização dos processos de produção e da manutenção de um fluxo de trabalho padronizado e eficaz, fatores indispensáveis para uma empresa mais produtiva e eficiente. 

Promove a qualidade na produção

Identificar possíveis gargalos e implementar correções necessárias ao longo do processo produtivo também são benefícios observados quando o lead time é utilizado. 

O resultado é um alto nível de qualidade nos processos de produção, uma vez que as lideranças conseguem mapear cada etapa.

Assim, é  possível entregar um produto que contribui para a satisfação dos clientes, atendendo a padrões elevados de qualidade. 

Padroniza os processos

Por fim, a otimização de processos permite a definição de um padrão para todas as etapas , mantendo um fluxo de produção eficiente. 

Além disso, os gestores podem avaliar o que é eficaz e o que precisa de melhorias, uma vez que cada fase do ciclo é analisada de forma minuciosa.

Quais os tipos de lead time?

Existem diferentes tipos de lead time, e a seguir, descrevemos três dos principais:

Lead time de compra

Trata-se do período que decorre entre a confirmação do pedido até a entrega do produto, considerando o envio até o consumidor ou a retirada do item na loja. No caso de serviços, considera-se concluído quando o serviço foi totalmente prestado.

Lead time de produção

Mais comum quando o negócio depende da obtenção de matéria-prima para a fabricação do produto, o lead time de produção leva em conta o tempo necessário para a fabricação, montagem, administração de recursos e insumos e, por fim, o envio de um produto. 

Lead time de entrega

Já o lead time de entrega representa a fase final do processo, na qual o produto sai do centro de distribuição ou da transportadora com destino ao cliente.

Como calcular o lead time?

Compreender o processo de produção do início ao fim é a chave para realizar o cálculo do lead time com efetividade. Abaixo estão os passos necessários para efetuar esse cálculo:

Identificação dos insumos

O primeiro passo é listar todos os insumos e materiais necessários para a fabricação de um produto ou para a execução de um serviço.

Análise do tempo para a entrega da matéria-prima

Em seguida, é hora de realizar uma análise do tempo necessário para adquirir os materiais para produção, além do período de entrega na sua empresa, sempre se atentando aos imprevistos que podem ocorrer. 

Caso os materiais tenham como local de origem outros Estados ou países, lembre-se de levar esse fator em consideração na hora de determinar os prazos, evitando possíveis atrasos na produção e entrega aos clientes. 

Estimativa para produção e entrega

Ao determinar o tempo necessário para a preparação do produto até a entrega ao cliente, a empresa precisa considerar alguns fatores, como: fins de semana, feriados e possíveis pausas que possam ocorrer ao longo do processo produtivo

Inclusão do tempo de entrega final

Por fim, lembre-se de considerar o intervalo de tempo entre a chegada do produto na transportadora, sua saída e o tempo necessário até a entrega ao consumidor.

Nesse caso, a contabilização do período de entrega vai depender da localização dos insumos necessários para a produção, fator que deve ser atrelado ao cálculo. 

Como reduzir o lead time?

Se a sua empresa depende de entregas ágeis e quer se manter ativa em um mercado cada vez mais competitivo, contar com uma gestão eficiente e processos padronizados são aspectos indispensáveis. 

Aqui estão algumas orientações sobre como reduzir o lead time:

Identifique produtos com maiores prazos

A dica chave para reduzir o lead time é identificar quais produtos ou processos têm os prazos mais longos para produção ou entrega. 

Uma vez identificados, é importante analisar como reduzir esses períodos, seja por meio de pesquisas ou gráficos para medir e entender os dados relacionados aos prazos em todo o processo de compra. 

Fortaleça relações com fornecedores

Se o seu objetivo é obter prazos mais curtos e processos eficientes, mantenha negociações constantes com seus fornecedores, sempre optando por empresas confiáveis.

Além disso, considere a possibilidade de ter um segundo fornecedor para os mesmos materiais, como uma garantia em caso de escassez de insumos no fornecedor principal.

Priorize a qualidade

Mesmo ao buscar a redução dos prazos, não comprometa a qualidade dos produtos ou serviços. Do contrário, a empresa correrá o risco de perder insumos e ter retrabalhos que podem afetar o prazo de entrega ao cliente.

Otimize e padronize processos

A palavra eficiência nunca esteve tão em alta. E não é por acaso, já que esse elemento é consequência de processos organizados, produtivos e sem desperdícios. O resultado são empresas mais estáveis e confiáveis aos olhos do consumidor. 

Tenha um estoque de matéria-prima

Por fim, procure manter um estoque de matéria-prima em casos em que há a necessidade de fabricação do produto. Além de ajudar a evitar a espera pelo fornecedor, o tempo de produção não será comprometido. 

Como o CRM atua na melhoria do lead time?

Ao coletar e armazenar informações detalhadas sobre os clientes, pedidos e históricos de interações, fica fácil ter uma visão clara dos padrões de compra e das necessidades dos consumidores, ajudando a antecipar demandas futuras.

Além disso, com a automatização das tarefas, como a geração de pedidos, faturamento e gerenciamento de estoque, o CRM elimina a necessidade de processos manuais demorados.

O resultado? Mais velocidade de resposta aos pedidos dos clientes.

No que diz respeito às integrações, a ferramenta permite centralizar todas as atividades, criando integrações com demais softwares utilizados por sua empresa, como plataformas de e-commerce, ERPs e softwares de atendimento ao cliente. 

Conclusão

Agora que você já conhece todas as vantagens de ter processos ágeis e eficientes para um lead time que aumente a satisfação dos clientes, que tal entender como o CRM da Ploomes pode te ajudar a aprimorar ainda mais o relacionamento com os seus consumidores?

Conheça nossa solução e melhore a delegação de tarefas, defina prazos com mais assertividade e tenha mais controle sobre os seus processos.

banner conheça o ploomes e solicite uma demonstração

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.