Vivemos em um mundo tão acelerado e cheio de distrações, que para conseguir equilibrar a vida pessoal com a profissional é necessário ter uma boa produtividade nas tarefas que precisa realizar no dia a dia.
Mas como melhorar a produtividade e conquistar o equilíbrio e a eficiência desejada?
Confira a seguir uma seleção de livros de produtividade essenciais para otimizar seu tempo e aumentar sua eficiência.
Importância da leitura de livros sobre produtividade
Antes de falarmos sobre livros que abordam o tema produtividade. Vamos relembrar esse conceito?
A produtividade pode ser definida como a relação entre o resultado alcançado em uma tarefa em função do tempo disponível para realizá-la.
Os livros de produtividade abordam técnicas, métodos e estratégias voltados a melhorar a eficiência e gestão do tempo. Oferecendo ferramentas para aumentar a eficácia nas atividades, tanto pessoais como profissionais.
Ser produtivo, realizando as atividade no tempo proposto e otimizando a utilização dos recursos disponíveis, é muito importante em um mundo onde o ritmo acelerado gera demandas constantes.
Através de obras literárias dedicadas à produtividade, é possível aprender formas de melhorar a gestão de tempo, priorizar tarefas, otimizar recursos, estabelecer metas e eliminar hábitos improdutivos. Isso ajuda a reduzir o estresse na realização de atividades e possibilita se organizar para ter tempo para a vida pessoal e profissional.
Portanto, livros de produtividade têm um papel crucial, tanto para indivíduos como para empresas. Fornecendo conhecimento para otimizar tempo e recurso, garantindo competitividade e equilíbrio na vida.
16 Livros de Produtividade Imperdíveis
Agora que entende a importância de otimizar sua produtividade, conheça dezesseis livros para ampliar seu conhecimento.
1. Trabalhe 4 Horas por Semana — Timothy Ferriss
Timothy Ferriss apresenta uma abordagem que prioriza uma maior liberdade pessoal e aumento da eficiência. No livro, você encontra estratégias para automatizar tarefas, priorizar atividades, delegar responsabilidades e alguns princípios sobre estilo de vida que podem ser substituídos e adequados para imprevisíveis tempos de crise.
Entre os ensinamentos do livro estão aprender a eliminar as atividades desnecessárias, ter melhor controle do tempo e automação de processos. Apresentados em uma linguagem descontraída, usando de dicas, estudos de casos, além de apresentar ferramentas e truques.
2. O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios — Charles Duhigg
Neste livro, Charles Duhigg, repórter investigativo do New York Times, mostra que a chave para o sucesso é entender como os hábitos funcionam e como podemos transformá-los.
O autor mostra que os hábitos podem causar um grande impacto em nossa vida, tanto no âmbito da saúde, na parte financeira, na produtividade e na felicidade. Ele também apresenta formas de transformar os hábitos.
Segundo Charles Duhigg, “a mudança pode não ser rápida e nem sempre é fácil. Mas com tempo e esforço, quase qualquer hábito pode ser remodelado.”
3. A arte de fazer acontecer: O método GTD – Getting Things Done — David Allen
David Allen é considerado uma autoridade no campo da produtividade, e defende a teoria de que “Sua mente deve estar livre para criar, e não preocupada em reter informações”. Neste livro, desenvolvido depois de 30 anos de pesquisa e prática, oferece uma nova maneira de trabalhar: com mais foco, mais produtividade e menos estresse.
Allen mostra que, por meio de cinco passos e inúmeros exemplos, você pode aprender a: aplicar a Regra dos Dois Minutos; reavaliar as metas e manter o foco; planejar projetos de longo prazo e revisá-los semanalmente; controlar a ansiedade e a sobrecarga de trabalho; a aceitar que você não pode fazer tudo e que algumas coisas podem ficar para depois.
4. Rápido e devagar: Duas formas de pensar — Daniel Kahneman
Daniel Kahneman, foi um psicólogo e economista que recebeu o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas de 2002. No livro, explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica.
Kahneman, também oferece insights práticos e esclarecedores sobre como tomamos decisões nos negócios e na vida pessoal, e como podemos usar diferentes técnicas para nos proteger contra falhas mentais que muitas vezes nos colocam em apuros.
5. A Tríade do Tempo — Christian Barbosa
Christian Barbosa é considerado um especialista em gestão do tempo. Neste livro, oferece uma solução para quem deseja uma vida mais equilibrada.
Baseando-se em uma pesquisa realizada com mais de 42 mil pessoas em todo o mundo, ele apresenta um método de planejamento pessoal, que ajuda a organizar a vida e se tornar mais produtivo.
A partir do conceito de que o tempo se divide em três esferas — importante, urgente e circunstancial —, o autor ensina como equilibrá-las para melhorar seu desempenho e como agir caso você esteja desperdiçando energia demais na esfera errada.
6. SCRUM: A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo — Jeff Sutherland e J. J. Sutherland
Jeff Sutherland é cocriador do Scrum, e um profundo conhecedor de como o método evoluiu para atender às necessidades de diferentes negócios.
No livro, Sutherland fala sobre a metodologia ágil, que visa tornar as equipes mais eficientes e aumentar a produtividade. Além do processo de liderança e gestão, com base em insights de artes marciais, tomadas de decisão judiciais, robótica e outras disciplinas.
7. A única coisa: A verdade surpreendentemente simples por trás de resultados extraordinários — Gary Keller e Jay Papasan
Gary Keller é cofundador da Keller Williams Realty, uma das maiores empresas do mundo no mercado imobiliário. Em a “A Única Coisa”, ele defende que a chave para bons resultados é focar em um único objetivo ou tarefa.
Segundo Keller, “não importa o objetivo, não importa o destino, a jornada para qualquer coisa que você queira começa sempre com um único passo”.
Neste livro, é ensinado como reduzir o foco para se concentrar no que é mais importante, criar listas de sucesso, eliminar atividades desnecessárias, empregar energia eficazmente, e estabelecer prioridades.
8. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes — Stephen Covey
Desde a primeira publicação da obra, muita coisa mudou no mundo empresarial e político. No entanto, os 7 hábitos estabelecidos por Stephen Covey foram imutáveis e seguem guiando e ajudando, sejam chefes de Estado ou indivíduos comuns.
O livro apresenta uma abordagem de forma global e integrada à solução dos problemas pessoais e profissionais baseada em princípios. Segundo ela, os sete hábitos, modificaram a linguagem que usamos, a partir dos seguintes conceitos: proatividade; um objetivo em mente; prioridades; pensamento ganha/ganha; primeiro compreender, depois ser compreendido; e sinergia.
9. O milagre da manhã: O segredo para transformar sua vida (antes das 8 horas) — Hal Elrod
Em “O Milagre da Manhã”, a mudança de hábitos e a nova rotina matinal proposta por Hal visa proporcionar melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, nas finanças ou quaisquer outras áreas que necessitem ser aprimoradas.
O livro incentiva começar cada dia com níveis extraordinários de disciplina (a capacidade crucial para fazer com que você cumpra seus compromissos), clareza (o poder que você vai gerar se concentrando no que é mais importante) e desenvolvimento pessoal (talvez, o único fator determinante mais significativo para seu sucesso).
10. Faça Tempo: 4 Passos Para Definir Suas Prioridades e Não Adiar Mais Nada — Jake Knapp e John Zeratsky
Jake Knapp e John Zeratsky se dedicaram a encontrar maneiras de auxiliar as pessoas a otimizarem energia, concentração e tempo. No livro, reuniram as táticas mais eficientes em uma estrutura diária de quatro passos. Voltado para qualquer pessoa poder esquematizar o próprio dia de maneira mais sistemática.
“Faça Tempo” é um guia que proporciona pequenas mudanças para se libertar da ocupação e da distração constantes e priorizar o que é realmente importante. Seus passos incluem destacar, focar, energizar e refletir.
11. Hiperfoco: Como Trabalhar Menos e Render Mais — Chris Bailey
Neste livro, o especialista em produtividade Chris Bailey apresenta dicas práticas para controlar melhor a atenção e melhorar a produtividade.
Segundo ele, o cérebro alterna entre o modo hiperfoco, um estado de profunda concentração, e o modo foco disperso, ideal para despertar a criatividade. O caminho para maior eficiência e criatividade é combinar ambos na medida certa.
12. Hábitos Atômicos: um Método Fácil e Comprovado de Criar Bons Hábitos e se Livrar dos Maus — James Clear
No livro, James Clear apresenta estratégias práticas a fazer pequenas mudanças de comportamento que levam a melhores resultados. Seu método, desenvolvido a partir de conceitos comprovados da biologia, psicologia e neurociência, é um guia descomplicado para tornar os bons hábitos inevitáveis e os maus, impossíveis.
Remodelando a forma de pensar em avanço e sucesso, o livro traz as ferramentas e estratégias de que precisa para transformar os hábitos.
13. Trabalho Focado: Como Ter Sucesso em um Mundo Distraído — Cal Newport
“O trabalho focado é a capacidade de se concentrar sem distração em uma tarefa cognitivamente exigente. É uma habilidade que lhe permite dominar rapidamente informações complicadas e produzir melhores resultados em menos tempo.”
No livro, o autor e professor Cal Newport aborda sobre o impacto da era digital, dividindo em duas partes. Primeiro argumentando que em quase todas as profissões, cultivar uma profunda ética de trabalho produz benefícios enormes. Depois apresentando um rigoroso regime de treinamento, composto de uma série de quatro ideias.
14. A Técnica Pomodoro — Francesco Cirillo
A técnica Pomodoro é um sistema de gerenciamento de tempo que transformou o modo de trabalhar, desenvolvido por Francesco Cirillo.
A técnica apresentada busca: aliviar a ansiedade; aumentar o foco e a concentração ao diminuir as interrupções; ampliar a consciência sobre as próprias decisões; impulsionar a motivação e mantê-la constante; sustentar a determinação para atingir seus objetivos; aprimorar processos de estudo ou trabalho; e fortalecer a determinação para continuar dedicando-se a situações complexas.
15. O princípio do progresso: Como usar pequenas vitórias para estimular satisfação, empenho e criatividade no trabalho — Teresa Amabile e Steven Kramer
Segundo os autores, os melhores líderes têm o poder de formar quadros de empregados satisfeitos, com forte motivação e percepções favoráveis da organização, de seu trabalho e de seus colegas.
O “Princípio do progresso” mostra como remover as barreiras mais comuns ao progresso, tais como tarefas sem significado, relacionamentos tóxicos e ressalta o grau de prejuízo que estes fatores podem gerar.
No livro também é explicado sobre duas forças que auxiliam o progresso: catalisadores que são eventos que facilitam diretamente o trabalho no projeto, como metas e autonomia; e “nutridores”, e os eventos interpessoais que estimulam os empregados, como encorajamento, demonstrações de respeito e coleguismo.
Conclusão
Os livros de produtividade são aliados importantes para melhorar a eficiência e conseguir gerir bem o tempo. E como vimos, a melhor produtividade não significa trabalhar mais, mas sim trabalhar melhor com foco no que é relevante.
Através deles é possível conhecer ferramentas, técnicas e práticas que contribuem para transformar a forma de executar as atividades, como definir prioridades e como fazer uma gestão eficiente do tempo.