5 Formas de Melhorar sua Taxa de Conversão no Funil de Vendas

Colocar um “lead” ou potencial cliente em um funil de vendas é essencial para que possa melhorar suas taxas de conversão, fidelização e até mesmo reconhecimento de seu […]
24/08/2021 | 7 min
homem de negócios mostrando taxa de conversão do funil de vendas

Colocar um “lead” ou potencial cliente em um funil de vendas é essencial para que possa melhorar suas taxas de conversão, fidelização e até mesmo reconhecimento de seu produto ou serviço.

Contudo, quais são as principais dicas para conseguir melhor sua taxa de conversão em seu funil de vendas?

Para responder a essa pergunta, vamos apresentar aqui as principais formas de você conseguir melhorar seus resultados enquanto empreendedor digital.

Contudo, tenha sempre noção que o mercado está constantemente mudando, bem como nossos mais diretos concorrentes. Confira:

1. Entregue valor e seja claro no que oferece

Acima de tudo um cliente ou potencial cliente terá que perceber, desde início, qual é sua proposta de valor, mensagem e o propósito de sua empresa, bem como a vantagem de se fidelizar!

Desse jeito, logo no primeiro contato, quer seja em seu website, landing page ou na campanha de marketing, passe a mensagem clara do que esse usuário poderá receber de valor de sua empresa. 

Em suma, para apresentar uma proposta de valor, terá que ter em conta os seguintes pontos:

  • Terá que apresentar uma proposta superior ao do seu concorrente. Entregue um fator que faça destacar seu negócio do resto. Entregando um valor inegável ao seu público-alvo;
  • Teste diferentes formas de apresentar sua oferta e proposta de valores. Seja claro e não tenha receio de inovar, de acordo com as métricas que são entregues;
  • Conheça seu mercado e concorrentes. De forma a responder a uma necessidade ou responder a um problema. 

A partir daí, será muito mais simples colocar potenciais clientes dentro de seu funil de vendas, que realmente estão interessados no que está apresentando, aumentando sua taxa de conversão. Não se esqueça que a proposta terá que ser muito clara.

2. Construa reputação e credibilidade no mercado

Sem dúvida alguma que um dos melhores investimentos a realizar, enquanto empreendedor, é na construção de uma empresa, website e aplicativo que sejam reputados e passem uma imagem de transparência e enorme seriedade.

Ou seja, deverá seguir os seguintes pontos:

  • Construa confiança – para tal deverá apostar no desenvolvimento de uma imagem e uma mensagem que sejam altamente credíveis. 
  • Testemunhos e revisões – a utilização de presença social poderá ser uma estratégia de confiabilidade importante no desenvolvimento do seu negócio online. 
  • Facilite a comunicação com sua empresa – desenvolva uma página com todas as informações sobre o contato direto. Além disso, tenha uma presença de redes sociais forte. 
  • Pareça sempre profissional – tenha em atenção à estrutura de seu website, invista em um design de logo online, que seja profissional e se relacione com seu produto ou serviço, ao mesmo tempo que passa a mensagem que você pretende para seu cliente alvo.
  • Tenha sempre sem conteúdo atualizado – faça questão de atualizar suas páginas web, permanecendo informativo e com um grande cuidado acerca do conteúdo que está passando.

3. Dê motivos para comprar seu produto/ serviço

Em um mercado altamente competitivo, deverá perceber como poderá se destacar de todos seus outros concorrentes.

Tal se aplica também para aumentar a taxa de conversão do funil de vendas. Ainda mais se você pretende realizar “pós-venda”, por exemplo.

Portanto, utilizar os seguintes elementos poderá ser crucial para seu sucesso online:

  • Códigos promocionais e descontos especiais – facilite ao máximo a condições especiais, como para quem se registre em sua newsletter.  Poderá ser uma estratégia de marketing interessante. 
  • Não force registros – deverá saber como guiar seus usuários por seu website ou loja E-commerce. Torne todo o processo de compra ou registro simples e intuitivo, estruturando e pensando muito bem seu negócio. Quanto mais simples melhor!
  • Ofereça fretes grátis – ninguém gosta de pagar extra por encomendas. Ora, essas ofertas podem funcionar muito bem, aumentando as taxas de conversão.
  • Apresente muitos métodos de pagamento – de forma a simplificar ao máximo todo o processo de compra, segurança e conforto, faça questão de oferecer o máximo de métodos conhecidos e confiáveis. 

De salientar também que oferecer a possibilidade de existir um período de garantia é muito bom para criar a tal credibilidade junto de seu cliente, principalmente aquele que está tendo o primeiro contato com seu produto ou serviço. Porém, nunca se esqueça de sua rentabilidade e taxas de lucro. 

4. Ofereça incentivos em seu funil de vendas

Para que um usuário esteja em seu funil de vendas é porque acabou demonstrando algum interesse em seus conteúdos, produtos, serviços ou até mesmo empresa.

Desse jeito, em uma fase mais avançada, poderá recorrer a estratégias como incentivos para esses tais “leads”, tais como:

  1. Crie uma sensação de urgência – mesmo em páginas de vendas, campanhas de marketing ou em e-mails, poderá criar “countdowns” ou outras estratégias que criem urgência ao potencial cliente. Além disso, poderá oferecer descontos que terminem dentro de um curto período de tempo. 
  2. Sensação de pouca quantidade – tornar seu produto ou serviço escasso faz com que ele seja mais exclusivo e raro. Logo, estará incentivando seus “leads” a terem que tomar uma atitude, para que não percam a chance de conseguirem comprar esse produto que estiver escasseando. 
  3. CTAs bem pensados e implementados – mais uma vez, teste em suas landing pages ou campanhas de marketing os “call to action”. Faça várias tentativas e não se esqueça de os colocar em um posicionamento evidente e com destaque (como nas cores). 
  4. Oferta de descontos especiais e limitados – criar a tal urgência em descontos ou promoções é uma estratégia a ter em conta ao criar suas campanhas. 

Portanto, é importante não esquecer que trabalhar muito bem em suas landing pages, principalmente na apresentação das ofertas, é essencial para aumentar sua taxa de conversão no funil de vendas, até mesmo para a criação de listas de e-mail marketing.

Assim, faça questão de estudar e testar diferentes posicionamento para CTAs e até mesmo conteúdos como vídeos, imagens e até os próprios testemunhos, já acima mencionados. 

5. Realizar testes A/B em seu funil de vendas

Caso não esteja seguro acerca de uma determinada landing page, página web ou até da estrutura e conteúdo de seu website, poderá sempre correr aos testes A/B.

Ou seja, estará usando seus “leads” para perceber qual página web está conseguindo gerar as ações que pretende junto de quem está em seu funil de vendas. Consequentemente, estará testando o que realmente está funcionando com seu funil de vendas.

Em suma, o teste A/ B é uma técnica para aumentar a taxa de conversão de seu site.

Por exemplo, se houvesse dois títulos possíveis para sua página web e não conseguisse decidir qual usar, poderia executar um teste de divisão A/ B para ver qual funcionaria melhor.

Desse jeito, bastaria criar 2 versões alternativas de sua página (página A e página B), cada uma com um título diferente.

O software de teste A/ B direciona 50% do tráfego de entrada para a página A e 50% para a página B. Ambas as páginas teriam uma frase de atração de usuários.

No final desse teste, iria calcular quantas pessoas realizaram a ação pretendida. A página com o maior número de conversões ganharia e poderia ser utilizada por você.

Conclusão: melhorar taxas de conversão no funil de vendas é crucial

Com certeza que a implementação de essas estratégias de aumento de conversão, associadas ao seu funil de vendas, irá contribuir muito para um melhoramento dos resultados pretendidos.

Ainda assim, antes mesmo de iniciar seu projeto/ negócio online, invista muito em um conhecimento alargado do mercado, concorrentes e interesses e hábitos de seu público-alvo. 

Finalmente, faça testes e entenda como estudar as respostas aos seus e-mails ou campanhas do funil.

Não se esqueça de estabelecer diferentes formas de calcular as métricas, ações e comportamentos dos usuários. Apenas desse jeito será possível chegar a uma conclusão mais próxima da realidade, fazendo com que as chances de conversão possam subir de forma mais provável.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

    Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

    Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

      Seus contatos serão utilizados para envio de e-mails, respeitando a sua privacidade, e é possível cancelar o recebimento de novas mensagens a qualquer momento.