CTA: o que é, como e onde usar a Call to Action (Chamada para Ação)?

CTA ou Call to Action é o nome dado ao elemento que indica uma chamada para ação em um anúncio, email ou botão de compra em um site.
Tayrane
01/08/2023 | 8 min

Trabalhando com marketing ou não, provavelmente você já se deparou com um CTA ao visitar um site ou receber um e-mail. 

Não por acaso, esse recurso é comumente utilizado em estratégias de marketing quando o objetivo é levar usuários a realizarem determinada ação.

CTA ou Call to Action é, portanto, o nome dado ao elemento que indica uma chamada para ação, seja para interagir com um anúncio, clicar em um e-mail ou realizar uma compra.

Independentemente do objetivo da estratégia e do segmento do negócio, o ativo tem um papel determinante para otimizar a conversão do público e conquistar leads qualificados com ofertas atrativas.

Saiba mais sobre essa ferramenta e entenda como implementá-la na sua empresa.

O que é CTA (Call to Action)?

“Clique aqui para saber mais” ou “compre agora e ganhe 10% de desconto”. É bem provável que você já tenha visto essas chamadas em sites, e-mails, anúncios, vídeos e mídias sociais, certo?

Essas frases persuasivas têm como principal objetivo induzir um determinado público a realizar uma ação específica, geralmente relacionada à interação ou conversão. 

Recurso fundamental para impulsionar as taxas de conversão e envolver o público-alvo, os CTA’s ajudam a guiar o usuário em sua jornada e transformar visitantes em clientes ou leads.

Mas, para criar um senso de urgência e incentivar a tomada de decisão, as chamadas para ação precisam ser bem formuladas e posicionadas de forma estratégica, além de destacar claramente o benefício que será obtido pelo usuário.  

Quando usar um CTA?

Se o seu objetivo é engajar o público, direcionar suas ações e impulsionar resultados em suas estratégias de marketing digital, apostar em CTA’s pode ser uma excelente alternativa. 

Além de impulsionar seu público a tomar as ações desejadas e estabelecer um canal de comunicação direto com sua audiência, a estratégia ainda pode fortalecer o relacionamento com seus clientes.

Na prática, esse recurso serve para guiar o público em sua jornada, levando-o de um estágio de interesse para o próximo nível de envolvimento. Mas afinal, quando utilizar essa estratégia no seu negócio?

Para guiar seu público em uma jornada 

Seja para direcionar os visitantes do seu site ou blog para páginas relevantes, como landing pages ou formulários de inscrição, ou para levá-los diretamente para a aquisição de um produto ou serviço, um CTA bem formulado pode aumentar significativamente as conversões. 

Para transformar visitantes em clientes

Essa ferramenta também pode ser utilizada para transformar visitantes em clientes a partir de um produto novo ou um serviço exclusivo.

Aqui, o importante é destacar a ação que deseja que os visitantes realizem e levar em consideração o formato, texto e tipo de CTA que será aplicado. 

Para aumentar o engajamento em mídias sociais

Terreno fértil para a interação com o público, as mídias sociais são canais promissores para incorporar os CTA’s e aumentar as conversões.

Ideal para estimular seguidores a participarem de pesquisas, enquetes, ou para compartilharem suas postagens, aumentando o alcance e a visibilidade dos conteúdos.

Para incentivar a inscrição em Newsletters

É inegável o papel das newsletters para comunicar aspectos importantes do negócio e engajar a audiência. 

Sendo assim, atrair inscritos para esse canal é determinante para gerar mais visibilidade e potencializar as conversões em materiais ricos, eventos e outros ativos digitais.

Assim, ao utilizar  CTAs atrativos para encorajar os visitantes a se inscreverem na sua newsletter, sua empresa terá um relacionamento contínuo com sua audiência.

Para aumentar a conversão em materiais ricos

Oferecer materiais e outros conteúdos gratuitos é uma estratégia adotada por muitas empresas que desejam atrair leads qualificados para o negócio. 

Nesse sentido, utilizar CTA’s atrativos para incentivar o download desses ativos é uma excelente alternativa se você quer estabelecer um relacionamento com sua persona com base em seu interesse inicial.

Onde aplicar o Call to Action?

Como você viu existem muitas oportunidades para implementar esse recurso na sua empresa.

Aliados a uma oferta atrativa, os CTA’s são elementos fundamentais para melhorar a conversão e atrair um público qualificado. 

A seguir, compilamos os principais canais onde esse recurso pode ser ativado!

Home do site

Normalmente, o objetivo do site é levar os visitantes a realizar alguma ação, como comprar um produto ou acessar um material rico através de um formulário. 

Sendo assim, nada mais estratégico que utilizar essa página para aumentar suas conversões já na primeira visita, não é mesmo? 

Assim, além de estimular o engajamento e interação com o site, seu site será mais otimizado para aumentar suas vendas

Redes Sociais

Parte fundamental das estratégias de Inbound Marketing, as redes sociais são canais indispensáveis para atrair e converter mais leads para o negócio. 

Ao convidar os seguidores a realizar uma ação, como clicar em um link, fazer uma compra ou participar de uma promoção, as chances de direcionar tráfego qualificado para o site aumentam, incentivando seus seguidores a explorarem seus produtos ou serviços com mais profundidade.

Além disso, quando projetadas de forma criativa e envolvente, as Calls to Actions impulsionam novas interações com as postagens, através de curtidas, comentários e compartilhamentos, aumentando a visibilidade e alcance das suas publicações.

Email Marketing

Estratégia indispensável para aumentar o engajamento, gerar conversões e fortalecer o relacionamento com os clientes, incluir os CTA nos disparos de e-mail marketing eleva as taxas de cliques, além de destacar ofertas especiais, lançamentos de produtos ou descontos exclusivos

Além disso, CTA’s que direcionam para o preenchimento de um formulário enriquecem ainda mais sua base com leads qualificados e que de fato têm interesse em saber mais sobre os seus serviços.

Blogposts

A inclusão de CTA’s em blogposts é uma estratégia valiosa para atrair leads qualificados para o negócio, especialmente quando são consideradas as especificidades de cada conteúdo. 

Há, por exemplo, os posts de topo de funil – os quais são compostos por temas mais introdutórios e educativos. Nestes, o ideal é utilizar gatilhos para materiais ricos, como e-books, por exemplo.

Por outro lado, os conteúdos de fundo de funil são mais estratégicos, normalmente com o objetivo de vender um produto ou serviço. Nesse caso, utilizar CTA’s que levem para cases e ofertas é uma boa opção. 

Vídeos

O Youtube permite a inserção de links para outros sites diretamente nos vídeos. Dessa forma, ao adicionar CTA’s, sua audiência será direcionada para conteúdos complementares para continuar sua jornada de aprendizado. Além de engajar o seu público, essa estratégia potencializa a aquisição de leads e transforma espectadores em clientes potenciais

Anúncios

Incluir CTAs em anúncios é fundamental para maximizar o impacto das campanhas de marketing, especialmente se você investe em anúncios de fundo de funil. 

Além de facilitar a captura de leads, o recurso ajuda a promover eventos e lançamentos importantes para o seu negócio.

Como escolher o CTA certo?

Até agora você viu que existem uma série de benefícios em incorporar o CTA na sua estratégia de marketing, certo?

Mas para que ele gere resultados, é importante escolher corretamente o tipo de chamada para que sua audiência seja direcionada para conteúdos alinhados às suas necessidades!

Conheça sua persona

Compreender quem é a sua persona permite que você crie conteúdos mais relevantes e personalizados, e isso também acontece com os CTA’s, já que esse elemento precisa levar em consideração os interesses e necessidades do seu público-alvo

Avalie o funil de vendas

É fato que a etapa do funil de vendas representa um nível diferente de interesse e engajamento do público, por isso, CTAs relevantes para cada estágio garantem que você ofereça o conteúdo certo no momento certo, atendendo às necessidades específicas do público.

Assim, à medida que o cliente em potencial avança no funil, o CTA pode ser adicionado para estimular um engajamento mais profundo

No estágio inicial, um CTA pode convidar para um download de material gratuito, enquanto em estágios avançados, você pode oferecer uma demonstração ou um teste gratuito da sua solução. 

Escolha o formato do CTA

A escolha do formato do CTA é crucial para garantir que ele seja notado, compreendido e eficaz em incentivar o seu público a acessar o seu conteúdo.

A boa notícia é que existem diversas possibilidades de uso dessa estratégia, basta você determinar qual delas é a mais indicada para os seus objetivos. Em geral, os principais formatos são:

  • Texto (Links);
  • Sidebar;
  • Imagem;
  • Pop up.

Utilize gatilhos mentais

Muito utilizado em estratégias de marketing, os gatilhos mentais são responsáveis por causar estímulos nos indivíduos que consomem um determinado conteúdo, com o intuito de motivá-los a tomarem uma decisão. 

Quando aplicados nos CTA’s, esse recurso ajuda a incentivar a ação desejada, promovendo o engajamento e a conversão do público.  

Como medir os resultados dos seus Call to Action?

O CTR (Click-through Rate, ou Taxa de Clique) é a principal métrica para acompanhar a performance dos seus CTA’s, indicando o total de cliques em relação às visualizações. 

Através de ferramentas como Google Analytics, é possível ter uma visualização completa desse número com base em um determinado período. 

Conclusão

Se os CTA’s já fazem parte da sua estratégia de marketing, que tal aprender como planejar os próximos conteúdos e atrair grandes oportunidades usando canais digitais de forma mais eficiente e previsível? 

Neste material gratuito, mostramos como estruturar um planejamento de Marketing Digital B2B de forma organizada e estratégica!

bannner ploomes teste grátis

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.