Lembra quando foi a última vez que você se envolveu tanto em uma atividade que acabou perdendo a noção do tempo? Essa situação é chamada de Estado de Flow, quando tudo ao seu redor parece desaparecer.
Quando esse estado é alcançado, a produtividade aumenta e é normal nos sentirmos mais realizados e satisfeitos com o que estamos fazendo do que em outros cenários – como quando você sente que está fazendo algo apenas por obrigação.
Para as empresas, seria bom se todos os profissionais conseguissem manter o Estado de Flow constantemente, mas como fazer isso com consistência? Pensando nisso, criamos este conteúdo para ensinar dicas práticas para alcançar esse estado mental.
O que é o Estado de Flow?
O Estado de Flow – ou “estado de fluxo” -, é um conceito que descreve uma condição mental em que uma pessoa está totalmente imersa em uma atividade.
Quando estamos em flow, nosso desempenho está no seu ápice e em perfeita harmonia com o que a tarefa que está sendo executada, independente se ela é ou não relacionada com o trabalho.
Considerando isso, sabe aqueles momentos em que você está fazendo algo e quando se dá conta já se passaram horas? Significa que você alcançou o Estado de Flow, o que faz sua percepção do tempo se distorcer.
Origem do conceito de estado de flow
O conceito de Flow foi introduzido pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi, ainda na década de 1970. Mihaly estava interessado em entender o que fazia as pessoas se sentirem felizes e realizadas em suas atividades.
Com esse questionamento em mente, ele passou um período analisando artistas, atletas e profissionais de diversas áreas. Com isso, ele descobriu que muitas dessas pessoas relatavam ter momentos de intensa concentração e satisfação durante suas atividades.
A partir desses relatos, Mihaly definiu o Estado de Flow como uma experiência de total imersão e envolvimento em uma atividade, na qual as habilidades da pessoa são desafiadas ao máximo, mas de maneira que ainda se sentem confortáveis.
Benefícios do Estado de Flow
Por se tratar de um momento de extrema concentração, é óbvio que alcançar o Estado de Flow interessa muito tanto para empresas quanto profissionais.
Esse estado, no entanto, oferece benefícios que vão além da simples satisfação profissional. Quando alguém está em Flow, essa pessoa experimenta uma melhoria significativa em vários aspectos da vida, desde a produtividade até a saúde mental.
Entenda melhor cada benefício:
Melhoria da produtividade
Quando você está imerso em uma tarefa, pode não perceber no momento, mas sua eficiência aumenta, e é possível realizar mais tarefas e com qualidade superior em menos tempo do que o habitual.
A concentração profunda permite entrar em um ritmo de trabalho contínuo, sem deixar que quaisquer distrações afetem. O foco está completamente voltado para a atividade em questão e só ela importa.
Aumento da satisfação e bem-estar
O Estado de Flow também contribui para o aumento da satisfação pessoal e do bem-estar. Ao se focar completamente em uma atividade desafiadora e envolvente, você sente uma profunda sensação de realização e felicidade.
Isso não acontece por acaso, mas porque o Flow lhe permite usar suas habilidades ao máximo, proporcionando um sentimento de competência e autossuficiência.
Redução do estresse e ansiedade
O último benefício mais fácil de perceber é a redução do estresse e da ansiedade. Quando você se concentra 100% em uma atividade, as preocupações e pensamentos negativos tendem a desaparecer, mesmo que apenas nesse momento.
Dessa forma, sua mente descansa e isso cria um estado mental mais calmo e equilibrado, ajudando a aliviar a pressão do dia a dia.
Identificando o Estado de Flow
Reconhecer o Estado de Flow é importante para entender como alcançar essa experiência com mais frequência. Existem sinais que indicam quando alguém está nesse estado, e aprender a identificá-los ajuda a aumentar seus benefícios.
Sinais e sintomas comuns
Os sinais mais comuns do Estado de Flow incluem:
- Sensação de concentração profunda, onde tudo ao redor parece desaparecer;
- Sentir uma perda da noção do tempo, onde as horas passam sem que você perceba;
- Sensação de controle total sobre o que está fazendo, como se cada ação fosse natural;
- Sentimento de prazer e satisfação durante a realização da tarefa.
Mesmo atividades mais difíceis podem parecer agradáveis nesse estado. A mente parece funcionar em um ritmo natural, com prazer e sem pressão.
Autoavaliação e feedback
Comece refletindo sobre as atividades que você realiza com mais prazer e concentração no seu dia a dia. Pergunte a si mesmo se você sente esses sinais apenas durante essas tarefas, caso sim, é provável que seja um Estado de Flow.
Além disso, pedir o feedback de colegas e supervisores serve para coletar informações sobre seu desempenho durante momentos específicos. Mantenha um registro das atividades que mais te levam ao Estado de Flow. Isso permite identificar padrões e entender melhor as condições que facilitam essa experiência.
Técnicas para Alcançar o Estado de Flow
Alcançar o estado de flow não é algo que acontece por acaso, como explicado até aqui. Existem várias técnicas que você pode adotar para facilitar a entrada neste estado.
Confira:
Definição de metas claras
Definindo metas claras, você sabe exatamente o que quer alcançar. Fazer isso facilita na hora de concentrar seus esforços e manter o foco na tarefa que está fazendo. Metas bem definidas dão um senso de direção e propósito.
Essas metas devem ser desafiadoras, mas possíveis de alcançar sem que exijam um desgaste fora do comum. Além disso, a clareza permite monitorar o progresso com eficiência, o que ajuda a manter a motivação e a concentração ao longo da tarefa.
Eliminação de distrações
Sabe quando você está tentando se concentrar, mas interrompido? É impossível alcançar o estado de concentração desse jeito.
Organize seu espaço de trabalho, removendo tudo que possa desviar sua atenção, mesmo que por uma fração de segundo. Lembre-se de estabelecer horários específicos para checar e-mails e mensagens nos permite focar totalmente na tarefa durante períodos prolongados.
Equilíbrio entre desafios e habilidades
Quando uma tarefa é muito fácil, é normal você se sentir entediado com mais facilidade. Se for muito difícil, você pode sentir ansiedade.
O Flow ocorre quando a tarefa está exatamente no ponto certo entre esses dois extremos, onde você é desafiado, mas sabe que tem as habilidades necessárias para superar os obstáculos à sua frente.
Mantendo o Estado de Flow
Agora que você entende o que precisa fazer para alcançar o Estado de Flow, vem a segunda parte: manter ele.
Veja como você pode fazer isso:
Práticas diárias
Manter o Estado de Flow requer práticas diárias para ajudar a sustentar a concentração e o foco durante um longo período de tempo. Uma rotina bem estabelecida costuma ser muito útil, como se você criasse seu próprio ritual do Flow.
Práticas como a meditação e exercícios físicos regulares podem melhorar a capacidade de concentração e reduzir o estresse, criando um ambiente mental mais propício ao estado total de imersão.
Por último, também estabeleça uma rotina de descanso. Pausas regulares são fundamentais para evitar o esgotamento mental, que pode impedir a entrada e a manutenção do Flow.
Ferramentas e recursos
Você pode – e deve – usar a tecnologia para te ajudar a criar sua rotina de Flow. Aplicativos de gestão do tempo, como timers de produtividade, podem ser úteis para estruturar períodos de foco intenso seguidos de intervalos curtos.
A técnica Pomodoro é uma abordagem muito útil para isso, onde você trabalha intensamente por 25 minutos e depois faz uma pausa de 5 minutos. Os tempos não precisam ser necessariamente estes, você pode ajustá-los conforme achar melhor.
Playlists de música instrumental ou sons ambientes também ajudam a criar um ambiente acústico que favorece a concentração. No caso do celular, bloqueie notificações e acessos a redes sociais temporariamente, para eliminar distrações.
Você precisa definir seu mindset
O mindset é o conjunto de crenças que moldam como uma pessoa entende e enxerga o mundo e a si mesma. Essa compreensão serve para todas as áreas da vida, incluindo o Estado de Flow.
Se você não sabe como definir o seu, não tem problema! Criamos um conteúdo exclusivo sobre mindset, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto.