Negociação: o que é, principais tipos e como melhorar suas técnicas

A negociação é do que uma conversa entre duas ou mais pessoas, onde pelo menos uma delas tenta convencer as demais. Saiba como melhorá-la!
Tayrane
07/11/2023 | 7 min

Ser bom em negociação é fundamental em todos os aspectos da vida, mas essa habilidade tem um peso ainda maior quando falamos em vendas, afinal, que vendedor nunca esbarrou com sucessivos “nãos” dos clientes, certo?

Quer ouvir a narração deste artigo? Clique no player abaixo. Ou continue a leitura na sequência:

O segredo para passar pelas barreiras e fechar um novo contrato ou renovar um antigo passa diretamente pela forma como você negocia com o público. Seja você um profissional iniciante ou alguém experiente no ramo, sempre há espaço para se aperfeiçoar.

Pensando em ajudá-lo a ter êxito com esta tarefa, a Ploomes preparou este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre técnicas de negociação para melhorar as suas.

O que é negociação?

Uma negociação nada mais é do que uma conversa entre duas ou mais pessoas, onde pelo menos uma delas tenta convencer as demais sobre algo. Ela é uma habilidade indispensável para quem quer ter sucesso trabalhando com vendas.

Na negociação, o ponto principal é a busca por conciliar interesses diferentes e, com isso, alcançar um resultado que seja benéfico para todas as partes envolvidas. Para ser eficaz, é importante entender que negociar não é uma batalha onde uma parte faz de tudo para vencer a outra, mas uma oportunidade de construir bons e duradouros relacionamentos.

Quais os tipos de negociação?

Por mais que negociar seja uma forma de diálogo entre pessoas, existem tipos específicos que variam conforme a situação. Separamos 7 deles e explicamos como funcionam:

1- Distributiva

A negociação distributiva, também conhecida como negociação competitiva, envolve a divisão de recursos entre as partes envolvidas. Nela, a ideia é que o ganho de uma parte seja obtido à custa da outra. 

É comum ver negociações desse tipo em transações comerciais, como a compra e venda de produtos. Estratégias incluem fixar limites e usar táticas para pedir descontos no preço.

2- Integrativa

Neste tipo, o objetivo principal é encontrar soluções que beneficiem todas as partes envolvidas, ou seja, o foco está em gerar uma satisfação coletiva, em vez de cada um competir por uma fatia do bolo. 

Os negociadores procuram identificar interesses em comum e criar um acordo que traga igual benefício para ambos. Alguns exemplos incluem a comunicação aberta, o brainstorming e a busca por soluções criativas que deixem todos de acordo.

3- Compulsória

Quando se trata de uma negociação compulsória, isso significa que as partes não têm escolha a não ser negociar, como ocorre em disputas legais ou de trabalho, por exemplo. Um mediador ou juiz muitas vezes facilita o processo, ajudando as partes a chegar a um acordo. 

A negociação compulsória é regida por regras e regulamentos, e as partes frequentemente têm menos controle sobre o resultado. Dessa forma, o mediador é quem tem a maior parte do poder de decisão.

4- Relações

A negociação de relações, por outro lado, se concentra na manutenção e no fortalecimento de relacionamentos a longo prazo, sendo bem comum em vendas no B2B. Inclusive, as negociações entre empresas e seus clientes, fornecedores ou parceiros são ótimos exemplos. 

Neste tipo, a confiança é fundamental para o negócio dar certo, e o ponto de destaque está em encontrar soluções que fortaleçam os laços entre as partes.

5- Internacional

Uma negociação internacional costuma ser mais comum quando é feita entre empresas, organizações ou governos de países diferentes. Ela costuma envolver questões culturais, políticas, econômicas e legais. 

A compreensão das diferenças e a adaptação a normas comerciais internacionais são essenciais para o sucesso nesse contexto. Além disso, um grande diferencial é saber se comunicar em outros idiomas, especialmente o inglês.

6- Crises

Ainda falando em vendas, a negociação em tempos de crise já fez, faz ou fará parte da vida de qualquer vendedor. Ela é utilizada em situações urgentes e de alta pressão, como resolução de conflitos e insatisfação por parte dos clientes. 

A calma, a comunicação eficaz e a tomada de decisões rápidas e corretas são fundamentais nesses cenários. Caso contrário, há o risco de o problema crescer e a crise se tornar irredutível.

7- Virtual

Esse tipo se popularizou muito desde a pandemia, especialmente com o avanço das tecnologias para reuniões online, como o Google Meet, Zoom e Microsoft Teams. A premissa é a mesma de qualquer negociação, com o adendo de que as partes estão separadas por uma tela.

Isso pode parecer que o processo se torna mais simples, o que nem sempre é verdade. Se o negociador não tiver a capacidade de se comunicar e negociar de forma eficaz, há um grande risco de perder a atenção do cliente.

Quais as principais técnicas de negociação?

Entender e dominar as técnicas de negociação é fundamental para se tornar um vendedor de sucesso. Essas habilidades ajudam a criar acordos vantajosos, construir ótimos relacionamentos com os clientes e alcançar todas as suas metas comerciais.

Para você se aperfeiçoar na área, listamos as principais técnicas de negociação. Confira:

Faça sua lição de casa

Antes de iniciar qualquer tratativa, esteja bem preparado. Pesquise sobre a outra parte, conheça seus interesses e necessidades, e esteja bem informado sobre o que está sendo negociado. Quanto mais você souber, mais preparado vai estar.

Nem sempre as negociações vão ser concluídas na primeira conversa. Neste caso, as pequenas vitórias também contam, e muito. Defina metas específicas e realistas, incluindo o preço que deseja obter, os termos do contrato ou a quantidade de produtos a serem vendidos.

É importante que, conforme novas reuniões sejam marcadas, você consiga ir progredindo nas suas metas, até chegar ao fechamento do contrato.

Saiba se comunicar

A comunicação é a base da negociação. Pode parecer clichê, mas ouvir atentamente o que a outra parte está dizendo e fazer perguntas para entender suas necessidades é essencial para promover uma aproximação. Use uma linguagem clara e evite jargões técnicos que possam confundir.

Esteja preparado para fazer concessões

Negociar também é o processo de fazer concessões até chegar em um acordo mútuo. No entanto, não ceda rapidamente, e use-as somente como moeda de troca para obter algo. Lembre-se de que todos os seus passos devem ser planejados, não impulsivos.

Desperte o desejo e entregue valor

Em negociações mais complexas, como vendas a longo prazo, busque despertar a curiosidade e o desejo do cliente, para, no final, oferecer o seu produto como solução. Dessa forma, você entrega valor e identifica interesses comuns para explorar.

Trabalhe com uma oferta âncora

A primeira oferta feita ao cliente é conhecida como “âncora” e pode influenciar o resultado da negociação. Use isso a seu favor, fazendo uma âncora que cause a sensação de que a outra parte é que vai sair ganhando muito mais do que você, mas mantendo as margens realistas. Isso pode definir o tom da conversa.

Ouça antes de falar

Após fazer uma oferta, permita que a outra parte responda primeiro. O silêncio pode ser uma tática poderosa. Às vezes, a pressão do silêncio pode levar a concessões da outra parte.

Não saia de casa sem um Plano B

Saiba qual é a melhor alternativa caso a negociação não seja bem-sucedida. Ter um plano B ajuda a definir seus limites e a tomar decisões inteligentes durante a negociação.

Mantenha sempre o controle emocional

A negociação pode ser emocional, mas manter a calma e a compostura é essencial para o sucesso do negócio e também para não prejudicar a sua reputação de alguma forma. Evite reações impulsivas e tome decisões racionais.

Saiba como melhorar suas táticas de negociação

Não existe fórmula mágica quando o assunto é ser um bom negociador. A principal maneira de aprimorar suas táticas é estudar muito as técnicas citadas acima. Com isso, você vai conseguir colocar em prática tudo o que aprender e ganhar uma ótima experiência.

Alguns pontos, como manter o controle emocional e saber como fazer concessões não são fáceis para muitos vendedores, mas tenha em mente que são características essenciais para formar bons profissionais.

Aprenda a negociar na prática

O hábito da leitura é uma excelente alternativa para quem busca se aperfeiçoar no mercado. Por isso, a Ploomes preparou um conteúdo com insights sobre o livro Negociação na Prática”, de Ira Asherman, presidente da Asherman Associates.

São 5 ensinamentos que vão mostrar a você caminhos para tornar seu time de vendas mais produtivo e, dessa forma, aumentar a quantidade de contratos fechados. Papel e caneta na mão, e prepare-se para aprender com quem entende do assunto.

Leia agora o conteúdo:

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.