Satisfação do cliente: o que é, qual sua importância e como melhorar

Descubra como alcançar a satisfação do cliente e melhorar seus resultados. Dicas e estratégias para encantar seus clientes.
Tayrane
31/01/2024 | 8 min
cliente preenchendo pesquisa de satisfação

Quem trabalha com o público, vendendo produtos e serviços, sabe o tamanho da importância que é garantir a satisfação do cliente. Por isso, toda empresa precisa pensar em uma estratégia para assegurar a felicidade de quem compra dela.

Os negócios que não pensam em satisfazer o próprio público saem atrás da concorrência e precisam investir muito mais na captação de novos leads, já que a taxa de retenção diminui, e o número de indicações também tende a cair.

Para evitar que isso aconteça no seu negócio, a Ploomes preparou este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre a satisfação do cliente, qual sua importância e como melhorar essa estratégia.

Boa leitura!  

O que é satisfação do cliente?

A satisfação do cliente é o sentimento de prazer – ou de desapontamento – causado pela comparação do desempenho esperado pelo produto ou serviço em relação às expectativas da pessoa com o que foi realmente entregue. 

Em outras palavras, essa satisfação é um sentimento que o cliente constrói em relação a empresa assim que ele adquire um produto, e depois que comprova o uso na prática. Ou seja, é o momento em que uma boa ou má imagem é construída na cabeça dessa pessoa.

A satisfação do cliente é uma métrica importante para qualquer negócio, pois está ligada à sua lucratividade e crescimento. Lembre que clientes satisfeitos são mais propensos a comprar novamente, recomendar a empresa a outros e a gastar mais dinheiro.

Qual é a importância da satisfação do cliente para seu negócio?

A satisfação do cliente, como explicado até aqui, é importante para o seu negócio especialmente pelo sentimento criado entre ele e a empresa. Isso, no entanto, não para por aí. Veja outros motivos para essa importância:

  • Fidelização: clientes satisfeitos são mais propensos a permanecer fiéis à marca, o que significa que eles vão continuar a comprar seus produtos e serviços no futuro;
  • Recomendação: seu público tende a recomendar a empresa a outros, como amigos e familiares, o que pode levar a novos clientes e oportunidades de negócios;
  • Mais vendas: além disso, clientes felizes com uma empresa gastam mais dinheiro com ela, o que leva a um aumento nas vendas e na receita.

Como medir o nível de satisfação do cliente?

Existem diversas maneiras de medir o nível de satisfação do cliente e garantir que tudo esteja dentro do esperado. Separamos algumas das mais comuns a seguir:

CSAT

O Customer Satisfaction Score (CSAT), ou Pontuação de Satisfação do Cliente, é uma métrica que mede o nível de satisfação do cliente em relação a uma experiência específica, como a qualidade de um atendimento ou a compra de um produto.

NPS

O Net Promoter Score (NPS), ou Pontuação de Promotor Líquido, é uma métrica bastante conhecida no meio corporativo. Ela é responsável por medir qual a probabilidade de um cliente recomendar uma empresa a um amigo ou colega.

CSC

Já o Customer Satisfaction Index (CSC), ou Índice de Satisfação do Cliente, é uma métrica que mede a satisfação do cliente em relação a uma empresa ou produto de forma geral. É semelhante ao CSAT, mas o objetivo final é diferente.

Enquanto o CSAT foca em uma experiência específica, o CSC mede o nível de satisfação do cliente de maneira mais abrangente, com base em um histórico maior de interações e negociações.

Menções em mídias sociais

As mídias sociais, como Instagram, Facebook, TikTok e X (antigo Twitter), também podem ser uma fonte valiosa de informações sobre a satisfação do cliente. 

Sua empresa pode monitorar as menções à sua marca nas redes sociais para identificar possíveis problemas ou oportunidades de melhoria. Quanto antes você resolver cada questão, melhor vai ser para a imagem do negócio.

Como aumentar a satisfação do cliente?

Existem diversas ações que a sua empresa pode tomar para aumentar o nível de satisfação do cliente. Algumas das mais importantes são:

Conheça o seu público

Para poder atender às expectativas dos clientes, é importante conhecer bem o seu público-alvo. Isso inclui entender as suas necessidades, desejos e comportamentos. Em cima disso, é possível desenvolver as melhores estratégias para satisfazer cada busca dos clientes.

Compreender as necessidades do seu público, portanto, ajuda a desenvolver produtos e serviços que atendam às suas expectativas. Além disso, entender os desejos do seu público ajuda as empresas a criar uma experiência do cliente mais agradável.

Esteja presente em diversos canais

No mundo moderno, os clientes esperam poder interagir com as empresas por diversos canais. É importante que as empresas estejam presentes em todos esses canais para facilitar o acesso dos clientes.

Os canais mais comuns para interação com clientes são:

  • Telefone: ainda é um canal importante para interação com clientes, especialmente para solicitações de suporte ou esclarecimento de dúvidas;
  • E-mail: é um canal versátil que pode ser usado para diversos propósitos, como atendimento ao cliente, marketing e vendas;
  • Chat online: canal conveniente para clientes que desejam obter ajuda rapidamente;
  • Redes sociais: importante para interação com clientes, especialmente para empresas que buscam se conectar com um público jovem.

Além desses canais, as empresas também podem considerar a implementação de outros, como:

  • WhatsApp: aplicativo de mensagens instantâneas que tem se tornado cada vez mais popular para interação com clientes;
  • SMS: canal simples e direto que pode ser usado para enviar lembretes, notificações e outras informações importantes;
  • Aplicativos móveis: são uma ótima maneira de fornecer aos clientes acesso aos seus produtos e serviços em qualquer lugar e a qualquer hora.

Faça pesquisas de satisfação

Pesquisas de satisfação são uma ótima maneira de coletar feedback dos clientes sobre a sua experiência com a empresa. Essas informações podem ser usadas para identificar áreas de melhoria e tomar ações corretivas para corrigir os problemas o quanto antes.

As pesquisas de satisfação podem ser feitas de diversas maneiras, como:

  • Pesquisas online: maneira conveniente e econômica de coletar feedback dos clientes;
  • Pesquisas por telefone: permitem coletar feedback mais detalhado;
  • Pesquisas presenciais: podem ser usadas para coletar feedback de clientes que visitam a empresa.

Ao realizar pesquisas de satisfação, garanta que as perguntas sejam claras e concisas e que as respostas sejam fáceis de interpretar.

Solicite feedbacks constantes

Além das pesquisas de satisfação, você também pode solicitar feedbacks constantes dos clientes. Isso pode ser feito por meio de outras ferramentas, como o e-mail marketing, chat online ou das próprias redes sociais.

Fazer isso ajuda a manter um diálogo aberto com os clientes e a identificar problemas de forma mais rápida.

Tenha um bom pós-venda

O pós-venda é uma etapa essencial para a satisfação e retenção do cliente. É importante que a sua empresa continue a atender e apoiar os compradores mesmo depois da negociação, afinal, é bom para o seu negócio que ele continue comprando.

Um bom pós-venda pode incluir:

  • Envio de e-mails ou SMS com informações sobre o produto ou serviço adquirido;
  • Oferta de suporte técnico ou de atendimento ao cliente;
  • Realização de pesquisas de satisfação para coletar feedback.

Valorize a experiência do cliente

A experiência do cliente é a soma de todas as interações que ele tem com a sua empresa. É importante que os negócios se concentrem em criar uma experiência positiva e memorável para criar uma imagem e impressão duradouras para o público.

Para criar uma boa experiência do cliente, considere o seguinte:

  • A qualidade dos produtos e serviços oferecidos;
  • A eficiência do atendimento ao cliente;
  • A facilidade de uso dos canais de atendimento;
  • A estética e a funcionalidade do site e dos aplicativos.

Utilize a tecnologia

A tecnologia tende a ser uma aliada importante para aumentar o nível de satisfação do cliente. Empresas podem utilizar ferramentas como canais de atendimento automatizados, CRM e análise de dados para melhorar a sua interação com os clientes.

Veja como funciona cada uma dessas soluções:

Canais de atendimento automatizados

Os canais de atendimento automatizados são aqueles que não precisam de intervenção humana para atender às solicitações dos clientes. Eles podem incluir chatbots, assistentes virtuais e sistemas de autoatendimento.

Os canais de atendimento automatizados ajudam as empresas a atender aos clientes de forma mais rápida e eficiente, pois podem responder às solicitações 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

CRM

O Customer Relationship Management (CRM) é um sistema que ajuda as empresas a gerenciar as interações com os clientes. Ele pode ser usado para armazenar informações sobre os clientes, como dados de contato, histórico de compras e preferências.

Além disso, o CRM pode ajudar as empresas a aumentar a satisfação do cliente de várias maneiras:

  • Personalizando o atendimento ao cliente: sendo usado para fornecer uma experiência personalizada, com base em necessidades e preferências;
  • Identificando oportunidades de melhoria: acompanhando tendências e oportunidades de otimizar o atendimento ao cliente;
  • Melhorando a eficiência do atendimento ao cliente: ajudando as empresas a organizar e automatizar as tarefas de atendimento ao cliente, o que pode levar a uma maior eficiência.

Conheça o Ploomes

A satisfação do cliente é um fator essencial para o sucesso de qualquer negócio, como você viu até aqui. E uma das principais ferramentas para isso é o CRM.

O software de gerenciamento do relacionamento com o cliente da Ploomes é o primeiro a unir CRM, funil de vendas, BPM e geração de propostas, pedidos e contratos. Ele é fácil de usar e implementar, assim como tem um preço acessível para o seu negócio.

Conheça agora mesmo o CRM Ploomes e peça a sua demonstração!

banner conheça o ploomes e solicite uma demonstração

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.