Neuromarketing: o que é, benefícios de aplicá-lo e exemplos

Neuromarketing é uma disciplina da neurociência que busca entender as respostas do cérebro aos estímulos das estratégias de marketing.
Tayrane
19/07/2023 | 6 min

O neuromarketing é uma disciplina que combina neurociência e marketing para entender como o cérebro humano responde aos estímulos desenvolvidos pelas estratégias de marketing. Ou seja, busca entender o comportamento do consumidor.

Ao desvendar os segredos da mente humana, o neuromarketing oferece insights valiosos sobre o que leva uma pessoa a realizar uma compra e é uma ferramenta poderosa para impulsionar o sucesso das estratégias de marketing B2B

Neste artigo, a Ploomes explica quais são os princípios básicos do neuromarketing e como eles podem ser aplicados para melhorar a eficácia das campanhas de marketing. Conheça os benefícios de aplicá-lo ao seu negócio.

O que é e como funciona o neuromarketing?

Já pensou nos fatores que levam uma pessoa a realizar uma compra? Algumas respostas para esta pergunta podem ser dadas por meio do neuromarketing, uma disciplina que combina neurociência e marketing para entender como o cérebro influencia e é influenciado pelas decisões de compra. 

Para isso, o neuromarketing utiliza técnicas como a ressonância magnética funcional (fMRI) e eletroencefalografia (EEG). Essa ciência busca mapear as atividades cerebrais relacionadas a respostas emocionais e cognitivas diante de estímulos de marketing. 

Essas informações são usadas para otimizar estratégias de marketing, design de produtos, precificação e tomada de decisões em geral. Ao decifrar os processos neurais por trás do comportamento do consumidor, o neuromarketing oferece insights valiosos que podem levar a campanhas mais eficazes e envolventes.

Os dados gerados pelo neuromarketing revelam padrões e insights sobre preferências, motivações e tomadas de decisão dos consumidores, permitindo que as empresas adaptem suas estratégias de marketing para melhor se conectar e influenciar seu público-alvo de forma mais eficaz.

Quais são os benefícios do neuromarketing?

O neuromarketing oferece uma série de benefícios significativos para as empresas, permitindo que elas compreendam melhor o comportamento do consumidor e otimizem suas estratégias de marketing de forma mais eficaz.

Listamos algumas das principais vantagens dessa prática.

Capacidade de obter insights

Um dos principais benefícios do neuromarketing é a capacidade de obter insights profundos e não conscientes sobre as preferências e motivações dos consumidores. 

Ao analisar as respostas cerebrais e emocionais, o neuromarketing pode revelar informações valiosas que podem ser utilizadas para melhorar a segmentação de mercado, a personalização de campanhas e a criação de mensagens persuasivas. 

Avaliar a eficácia das estratégias de marketing

Outro benefício é a capacidade de avaliar a eficácia das campanhas de marketing em tempo real. Utilizando técnicas como o EEG, as empresas podem medir as respostas cerebrais dos consumidores durante a exposição a anúncios ou outros estímulos de marketing. 

Isso fornece uma avaliação objetiva e imediata sobre a efetividade das estratégias adotadas, permitindo ajustes rápidos e melhorias contínuas. Dessa forma, a campanha fica extremamente alinhada ao caminho que vai trazer mais resultados.

Otimização de produtos e embalagens

Ao compreender como o cérebro processa e reage a diferentes características sensoriais, como cor, forma, textura e design, as empresas podem criar embalagens e produtos mais atraentes e envolventes. 

Essas informações permitem que haja um destaque frente à concorrência e influenciam positivamente a decisão de compra dos consumidores.

Superar limitações das pesquisas tradicionais

O neuromarketing oferece uma perspectiva objetiva e baseada em evidências, fornecendo insights que muitas vezes não são acessíveis por meio de métodos convencionais. Isso permite que as empresas tomem decisões mais informadas e embasadas em dados concretos.

Como aplicar o neuromarketing na minha empresa?

Agora que você já sabe o que é o neuromarketing, como ele funciona e quais seus benefícios, chegou a hora de entender como aplicar essa ciência na sua empresa. Abaixo, listamos alguns tópicos que vão ajudar.

  • Psicologia das cores: a escolha das cores têm um impacto significativo nas emoções e percepções dos consumidores. Aplicar as tonalidades apropriadas em sua marca, embalagens e materiais de marketing influencia as percepções dos clientes e gera uma resposta emocional mais positiva.
  • Storytelling: contar histórias envolventes é extremamente eficaz para atrair e envolver os consumidores. O storytelling cria uma conexão emocional com o público, despertando suas emoções e criando uma memória duradoura da marca ou produto.
  • Escolha das imagens: as imagens têm um impacto poderoso no cérebro humano. Ao selecionar imagens atraentes e relevantes em seus materiais de marketing, você pode capturar a atenção dos consumidores e despertar respostas emocionais positivas.
  • Experiência do Usuário (UX): utilizar técnicas de neuromarketing para otimizar o design do seu site, aplicativo ou plataforma, levando em consideração fatores como usabilidade, cores, layout e estímulos visuais, melhora a experiência do usuário e impulsiona o crescimento.
  • Ancoragem de preços: a ancoragem de preços envolve apresentar as opções de preços de forma estratégica para influenciar as percepções de valor dos consumidores. Exemplo: ao mostrar um preço alto primeiro e, em seguida, um preço menor, os consumidores são influenciados a perceber a segunda como melhor.
  • Gatilhos mentais: gatilhos mentais são técnicas que exploram os padrões de pensamento e comportamento dos consumidores. Alguns exemplos comuns incluem o gatilho da escassez; autoridade; e prova social. Utilizá-los influencia a decisão de compra dos consumidores.

Exemplos de empresas que usam o neuromarketing

O neuromarketing tem sido utilizado por diversas empresas que buscam aprimorar suas abordagens de marketing e otimizar o envolvimento dos consumidores com a marca.

Listamos 4 exemplos de grandes empresas que utilizam o neuromarketing em suas estratégias.

1- Coca-Cola

A Coca-Cola tem investido em pesquisas de neuromarketing para entender como as emoções e a memória afetam a percepção da marca. Isso ajudou a empresa a criar anúncios e campanhas mais emocionalmente impactantes, fortalecendo a conexão emocional dos consumidores com a marca.

2- Google

A empresa utiliza técnicas de neuromarketing para melhorar a experiência do usuário em suas plataformas, como o Google Search e o YouTube. Por meio de testes e análises neurométricas, eles otimizam o design, a usabilidade e os algoritmos para manter os usuários engajados e satisfeitos.

3- Amazon

A Amazon utiliza técnicas de neuromarketing para personalizar as recomendações de produtos com base no histórico de compra e nas preferências do consumidor. Eles analisam os dados do usuário, como comportamento de navegação e compras anteriores, para oferecer sugestões relevantes e aumentar as taxas de conversão.

4- McDonald’s 

A McDonald’s aplicou o neuromarketing para otimizar seu menu e layout de restaurantes. Utilizando técnicas de neurolinguística e estudos sobre cores, eles adaptaram suas opções de menu, destacaram itens populares e utilizaram cores que estimulam o apetite, visando influenciar as decisões de compra dos clientes.

Entenda como as neurovendas influenciam seus consumidores

Neurovendas é uma área que utiliza técnicas da neurociência para entender o comportamento dos consumidores. Ela é uma poderosa aliada do neuromarketing e faz total diferença em uma empresa.

A Ploomes preparou um artigo completo sobre o assunto, onde explica o que é neurovendas e como ela influencia na tomada de decisão dos consumidores.

bannner ploomes teste grátis

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.