Pesquisa da Gartner mostra o que os CEOs pensam sobre a IA

O estudo descobriu que os CEO estão otimistas quanto ao potencial da tecnologia, mas podem não ter um plano totalmente elaborado para cumprir as suas promessas. Leia o artigo!
Tayrane
08/07/2024 | 2 min

A pesquisa anual de CEOs e executivos de negócios sênior do Gartner investigou como os líderes estão reagindo ao aumento altamente visível da IA, especialmente da IA Generativa. O estudo descobriu que os CEO estão otimistas quanto ao potencial da tecnologia, mas podem não ter um plano totalmente elaborado para cumprir as suas promessas.

Qual nova tecnologia os CEOS acreditam que impactará suas indústrias nos próximos 3 anos:

Como nota-se no gráfico acima, assim como foi nos últimos anos, a IA segue disparada como tecnologia que vai impactar a indústria nos próximos anos.

IA faz jus ao hype

Entre 2023 e 2024, os CEOs que nomearam a IA como a tecnologia que teria um impacto mais significativo na sua indústria quase triplicaram.

Os CEOs são naturalmente bastante céticos e, nos últimos anos, experimentaram tentativas pesadas e habilmente comercializadas de vender conceitos como blockchain e metaverso ao mundo corporativo. No entanto, 64% dos CEOs acreditam que os avanços da IA ​​em 2023 justificam o entusiasmo.

Três quartos dos CEOs usaram pessoalmente o ChatGPT no primeiro semestre de 2023 e, 44% o usaram em seus empregos.

CEOs esperam que IA Generativa estimule um aumento de produtividade

49% dos CEO entrevistados indicaram ter um plano de produtividade da força de trabalho que inclui IA Generativa.

Mais de 1/3 dos CEO cujo plano de produtividade da força de trabalho inclui a aplicação da IA Generativa espera que a tecnologia proporcione um aumento superior a 15% na produtividade da empresa nos próximos dois anos.

Houve baixa variação no ganho de produtividade esperado por indústria, sugerindo que os CEOs ainda não têm uma visão específica sobre como exatamente o uso da IA Generativa mudará a produtividade geral.

Os CEOs são vagos sobre como a IA aumentará a receita

86% dos CEOs acreditam que neste ano e no próximo, a IA pode ajudar a manter ou aumentar as receitas da empresa.

Quando questionados sobre como, os CEOs apontaram para melhorar a experiência do cliente, aumentar a produtividade dos talentos e adicionar inteligência e análise.

Isto sugere que os CEO estão a confundir eficiência geral com obtenção de receitas. É apenas mais abaixo na lista que encontramos mecanismos de ganho de receitas mais diretos e substantivos, tais como novos produtos, marketing mais direcionado e personalização.

Os CEOs esperam que os líderes técnicos impulsionem o valor estratégico da IA

Metade dos CEOs está contando com seu CIO, CTO ou CDO para definir e liderar ativamente a mudança que gerará valor estratégico significativo da IA Generativa.

No entanto, 13% dos CEOs impuseram a si mesmos o ímpeto para liderar o ataque à IA Generativa.

Quando se trata de funções não técnicas, percentagens menores de CEOs apoiam-se nos CFOs (8%), COO (7%) e CSO (5%) para liderar estrategicamente os esforços da IA Generativa.

Fonte: Gartner

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.