Reunião 1:1 (one on one): o que é e por que é importante realizá-la?

A reunião 1:1 é uma reunião de feedback entre líder e colaborador, com o objetivo de discutir questões importantes. Entenda como!
Tayrane
11/05/2023 | 5 min

A reunião 1:1 (one on one) nada mais é do que uma reunião de feedback entre o gestor e o colaborador. Também conhecido como “reunião individual”, esse é um encontro regular entre o líder e cada membro da equipe, individualmente, realizado com o objetivo de discutir questões importantes sobre o trabalho, assim como estabelecer planos e metas.

Essas reuniões são essenciais para promover a comunicação clara e eficaz entre líderes e membros da equipe, permitindo que as partes envolvidas trabalhem juntas para resolver problemas, identificar oportunidades de crescimento e desenvolver habilidades profissionais

Se você ainda não utiliza o método 1:1 na sua empresa, saiba que está perdendo tempo. A seguir, a Ploomes explica tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de reunião e porque é importante realizá-la para dar feedbacks aos colaboradores do seu time. Boa leitura!

O que é uma reunião 1:1?

Se você é gestor de uma equipe, deve saber que tão importante quanto cobrar produção de um funcionário é fornecer feedbacks para que ele saiba onde está devendo algo e em quais áreas está acertando e correspondendo às expectativas da empresa.

A reunião 1:1 entra em cena para preencher a lacuna causada pela falta de retornos ao colaborador, já que ela é um encontro entre um líder e um membro da equipe, realizado de forma regular, com o objetivo de discutir questões importantes, fornecer feedback e estabelecer metas e objetivos.

Essa reunião é geralmente realizada em um ambiente mais informal, onde ambos os participantes têm a oportunidade de falar livremente e discutir tópicos relevantes ao trabalho e ao desenvolvimento profissional do colaborador.

Como funciona a reunião 1:1 e por que ela é importante?

Durante a reunião 1:1, é comum que o líder forneça feedback sobre o desempenho do colaborador, ofereça sugestões para melhorias e estabeleça metas e objetivos claros. Por sua vez, o membro da equipe pode apresentar suas preocupações e discutir questões relevantes ao seu trabalho e desenvolvimento profissional.

As reuniões 1:1 são importantes para manter a comunicação clara e eficaz entre líderes e membros da equipe, permitindo que as partes envolvidas trabalhem juntas para resolver problemas, identificar oportunidades de crescimento e desenvolver habilidades profissionais. 

banner download guia do gestor de vendas

Além disso, as reuniões 1:1 também ajudam a construir relacionamentos e aumentar a confiança e a colaboração entre líderes e suas equipes.

Quais são os benefícios da reunião one on one?

Agora que você aprendeu o que são reuniões one on one, como funcionam e porque são importantes para o engajamento dos colaboradores e uma comunicação eficaz, chegou a hora de explicarmos os principais benefícios dessa prática. Confira a seguir!

Melhora a comunicação

Nunca é demais reforçar que uma boa comunicação entre lideranças e liderados é parte fundamental para qualquer empresa que deseja obter sucesso no mercado. As reuniões 1:1 são uma oportunidade para líderes e membros da equipe se comunicarem de forma clara e eficaz. Isso ajuda a evitar mal-entendidos e a garantir que todos estejam na mesma página em relação às expectativas e objetivos.

Fornece feedbacks regulares

Durante a reunião 1:1, o líder pode fornecer feedback sobre o desempenho do colaborador, o que ajuda a identificar pontos fortes e áreas de melhoria. O feedback regular permite que os membros da equipe trabalhem em suas habilidades e desenvolvimento profissional. Lembre-se de que dar retornos aos colaboradores deve ser algo bom para eles, e não que os faça se sentirem péssimos profissionais.

Estabelece metas e objetivos claros

As reuniões 1:1 permitem que o líder estabeleça metas e objetivos claros para o membro da equipe, permitindo que ambos trabalhem juntos para alcançá-los.

Desenvolve relacionamentos

As reuniões 1:1 são uma oportunidade para líderes e membros da equipe desenvolverem relacionamentos mais fortes e estabelecerem confiança, o que pode levar a um ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo.

Resolve problemas

As reuniões 1:1 podem ser usadas para discutir problemas ou preocupações que um colaborador esteja enfrentando, permitindo que o líder ajude a resolvê-los ou encaminhá-los para a pessoa ou departamento correto.

Leia também: O que é kick off? Saiba para que serve e como realizar essa reunião

Como realizar uma reunião 1:1 produtiva?

Quanto mais produtiva a reunião one on one for, melhores os resultados a curto, médio e longo prazo. Por isso, listamos tópicos importantes para garantir que sua conversa de feedback seja construtiva para o colaborador e para a empresa.

  • Prepare-se com antecedência: é importante estar sempre preparado para dar um feedback com qualidade. Sendo assim, antes da reunião estude e revise suas anotações, fazendo uma lista dos tópicos a serem abordados. Deixe claro que o colaborador também tem liberdade para abordar assuntos que sejam do interesse dele e que contribuam para o desenvolvimento da sua carreira.
  • Estabeleça uma agenda clara: em reuniões 1:1 é recomendado não haver muito improviso. Isso, além de poder gerar resultados ruins para o rumo da conversa, também causa distração e tira o foco do que é realmente importante. Estabeleça, logo no início da reunião ou antes, qual o objetivo e que assuntos serão tratados.
  • Deixe o colaborador falar: o líder deve conduzir a reunião, mas isso não significa que deve monopolizar a fala e deixar o colaborador apenas como ouvinte. É imprescindível que o profissional também fale e possa expressar suas dúvidas, opiniões e preocupações.
  • Encerre resumindo: ao final, faça um resumo do que foi dito e certifique-se de que o colaborador entendeu tudo o expressou o que queria expressar.

Torne-se um excelente gestor de vendas

Tudo o que você precisa saber para gerir uma equipe de vendas de alta performance está no Guia do gestor de vendas, e-book gratuito e exclusivo produzido pela Ploomes.

Faça o download agora mesmo e aprenda a fazer a gestão de uma máquina de vendas altamente eficaz.

bannner ploomes teste grátis

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.