Metas de vendas: crie objetivos reais para o seu negócio

Toda empresa que busca alcançar objetivos e expandir o negócio, precisa trabalhar com metas de vendas. Entenda como fazer isso!
Tayrane
10/07/2023 | 7 min
metas-marketing-digital-b2b

Qualquer empresa que almeja alcançar seus objetivos, expandir o negócio e aumentar os resultados, precisa trabalhar com metas de vendas. A grande questão, porém, é entender quais variáveis se encaixam com a realidade do empreendimento, com o propósito de tornar possível atingir o tão sonhado sucesso.

A seguir, explicamos tudo o que você precisa saber para aprender como criar objetivos alcançáveis para o seu negócio, dando exemplo de metas de vendas lúcidas e sólidas, assim como dicas para atingi-las de maneira saudável para gestores e colaboradores.

Boa leitura!

Qual a importância de criar metas de vendas?

Em primeiro lugar, é válido destacar que metas de vendas servem como uma maneira eficiente de impulsionar a empresa e motivar os colaboradores. Sem a ajuda de metas confiáveis, não é possível medir o sucesso que está ou não sendo alcançado, tampouco a eficácia dos serviços prestados, do planejamento interno, das campanhas de comunicação, entre outros aspectos.

Pense nas vendas como um caminho a ser trilhado pelo consumidor. Nele, as metas ajudam a estipular quais serão as etapas desse percurso, quanto tempo, em média, o consumidor vai demorar para percorrê-lo e quais recursos a empresa vai investir para tornar isso possível. 

Para lembrar: as metas andam de mãos dadas com o planejamento estratégico da sua empresa. Elas precisam ser extremamente detalhadas e executadas conforme foram pensadas, para assegurar melhores chances de alcançar os objetivos desejados.

Imagine a seguinte situação: seu objetivo é duplicar o número de vendas no próximo semestre, em comparação com o semestre anterior. Para isso, você tem seu planejamento estratégico. Nele, o aumento das vendas deve estar listado como o seu objetivo geral. As metas serão os objetivos específicos durante a trajetória.

Mas como criar uma meta de venda?

Como criar metas de vendas?

Criar metas de vendas é mais simples do que parece, basta que você conheça de forma aprofundada os processos da sua empresa e tenha as pessoas certas no seu time para lhe ajudar. A seguir, explicamos em cinco passos como criar uma meta.

1. Divida o seu objetivo geral

Dividir o objetivo geral em diversas partes é essencial para tornar o processo mais simples para todos. Imagine que se o objetivo geral tiver 10 objetivos específicos, a cada cumprimento de etapa significará uma vitória para a empresa e sua equipe. É melhor ter a sensação de que ganhou 10 vezes ou uma só?

Exemplo: se o objetivo geral é aumentar em 60% o número de pedidos no semestre seguinte, um dos objetivos específicos pode ser estipular um crescimento aproximado de 10% ao mês. 

2. Conheça o mercado

Conhecer o mercado onde a sua empresa está inserida é indispensável para qualquer negócio de sucesso. Isso é a base para qualquer negócio que almeja crescer e aumentar seu lucro, independente do período de tempo em que espera obter os primeiros resultados. 

Como conhecer o mercado? Estude os resultados anteriores da sua própria empresa e, também, não deixe de analisar os seus principais concorrentes. Investir em pesquisas com o consumidor é, igualmente, uma boa maneira de ter as respostas para as perguntas que você fizer. 

Lembre-se de que a principal vantagem competitiva que uma empresa pode ter sobre a outra é oferecer um serviço único, que conquiste a confiança do consumidor e o torne fiel à marca. 

3. Analise seus resultados

analise de resultados

Conhecer o seu histórico de resultados ajuda a entender como criar metas plausíveis, que não vão gerar frustração porque serão totalmente possíveis de serem alcançadas. Analisar os dados do próprio negócio ajuda a definir a melhor estratégia para ser utilizada e identificar falhas anteriores, que não serão repetidas no futuro.

Entre os aspectos que devem ser analisados estão o histórico de vendas e a projeção futura, seja mensal, trimestral, semestral ou anual, assim como a logística da empresa, capacidade da equipe de vendas e a qualidade/capacidade do atendimento ao cliente. 

4. Conheça a capacidade da sua equipe

Como destacado no item anterior, conhecer a equipe de vendas é fundamental antes de estipular as metas. Isso porque ela está diretamente em contato com o cliente e será responsável por fazer promessas a ele. Ficou com dúvida?

Exemplo: se a empresa estabelece que todos os pedidos, independente de para qual região serão enviados, devem chegar em até 10 dias, o vendedor irá repassar essa nova “política” para o consumidor, ou seja, a promessa de que em até 10 dias ele irá receber os produtos. Caso o prazo não seja cumprido, a imagem da sua empresa fica em descrédito com o cliente.

Manter a equipe de vendas e a logística da empresa extremamente alinhadas nunca é demais, lembre-se disso ao criar suas metas. 

5. Metodologia SMART

A metodologia SMART é uma grande aliada de muitos gestores. Ela serve como uma forma de orientação, auxiliando na criação das metas necessárias para atingir o resultado desejado pela empresa. O termo “Smart” vem do inglês e significa “esperto/inteligente”. Sua divisão é feita da seguinte maneira:

S: (Specific/específico) crie metas específicas, de forma clara e objetiva para todos na equipe. 

M: (Measurable/mensurável) as metas devem estar baseadas em critérios que permitam o acompanhamento dos resultados ao longo do processo.  

A: (Achievable/alcançável) as metas precisam ser lúcidas e alcançáveis – nada de planejar um aumento de 100% nas vendas no semestre seguinte se o seu histórico dos últimos anos nunca passou dos 20%. 

R: (Realistic/realista) seguindo a ideia da meta alcançável, ela também deve fazer sentido para o propósito da empresa. 

T: (Time based/temporal) a meta precisa ter um prazo para ser alcançada, especificando início, meio e fim. Isso ajuda a criar um gatilho de urgência na equipe. Se a meta não for cumprida, deve ser reavaliada para entender porque não foi possível fazer isso. 

Exemplos de metas de vendas

Dentro do objetivo geral de aumentar as vendas de uma empresa, estão alguns objetivos específicos em comum entre todos os negócios. Os mais populares são:

  • Aumentar a receita anual;
  • Aumentar a taxa de cross-sell no trimestre;
  • Estipular um fechamento de X novos negócios mensais com clientes;
  • Definir um número de renovações com clientes recorrentes;
  • Estabelecer uma meta de ligações diárias para os clientes;
  • Aumentar a quantidade de leads no mês, trimestre, semestre ou ano;
  • Visitar X clientes durante o mês;
  • Estipular um número ideal de respostas diárias na pesquisa de satisfação da empresa;
  • Agendar um número específico de visitas técnicas nos clientes a cada mês ou 15 dias;
  • Aumentar a taxa de abertura e cliques de E-mail Marketing ou nas campanhas de mídia paga.

Como atingir as metas de vendas?

Agora que você já sabe a importância das metas de vendas, aprendeu como criá-las da maneira correta e conhece alguns exemplos populares, deve estar se perguntando o que fazer para atingir os seus objetivos. 

Bem que gostaríamos de dar uma resposta exata para ajudar sua empresa, mas a verdade é que não existe uma fórmula mágica infalível. O que existe, porém, são dicas que vão tornar mais simples se manter fiel ao seu planejamento e aumentar as chances de impulsionar suas vendas.

  • Verifique o andamento do desempenho das metas ao menos uma vez por semana – um software CRM pode ajudar no controle.
  • Se sua análise de desempenho apontar erros em alguma das metas, corrija o problema o quanto antes.
  • Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje (pode parecer clichê, mas é sempre útil reforçar).
  • Estabeleça micrometas. Dentro dos objetivos específicos, você pode definir objetivos diários, que podem ser verificar o andamento das ações, por exemplo.
  • Converse com seu time: os objetivos só serão alcançados se a equipe estiver em sintonia, com todos dando o seu máximo. Realize reuniões periódicas com a equipe para tratar do andamento das metas.
  • Direcione o foco das ações para o público-alvo da empresa. Isso otimiza o tempo e proporciona melhores resultados.
  • Esteja sempre aberto a receber feedbacks e melhorar o que for necessário para que seja possível alcançar o objetivo geral.
teste grátis ploomes

Como motivar a equipe a bater as metas?

Não é segredo para gestor nenhum que uma equipe motivada é capaz de atingir qualquer objetivo dentro da empresa. Ter uma figura de liderança ativa e próxima dos colaboradores, estipular metas alcançáveis, promover reuniões e campanhas de incentivo são apenas alguns dos motivos para impulsionar o moral do time e bater as metas.

Para você que deseja entender a raiz do problema e ter excelentes insights de como garantir a motivação da sua equipe, a Ploomes preparou um conteúdo exclusivo, com diversas dicas de como manter o sorriso no rosto de colaboradores e gestores, tornando possível alcançar qualquer objetivo. Não deixe de conferir: Como motivar a equipe e sempre bater metas?

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.