O que é SEM? Conheça o Search Engine Marketing e saiba como aplicar

O Search Engine Marketing (SEM) é uma estratégia utilizada para aumentar a visibilidade de um website. Aprenda a aplicá-la no seu negócio.
Tayrane
24/04/2023 | 7 min

Já ouviu aquele velho ditado de que “quem não é visto não é lembrado”? No mundo dos negócios essa é uma máxima que está constantemente entre as preocupações de gestores e líderes de equipe. É para isso que existe o Search Engine Marketing (SEM).

O SEM é uma estratégia de marketing digital cujo objetivo é o de promover uma maior visibilidade de um website nas páginas de resultados dos motores de busca, como Google, Yahoo e Bing.

Apesar da semelhança, em tese, com outra estratégia de ranqueamento bastante conhecida no marketing digital – o SEO -, o SEM possui suas particularidades e funciona a partir de duas abordagens principais, como mostraremos adiante.

Neste artigo, a Ploomes explica tudo o que você precisa saber sobre Search Engine Marketing, quais as diferenças entre SEM e SEO, como fazer e quais os benefícios dessa prática para a sua empresa.

O que é SEM?

Com o avanço das tecnologias voltadas para os segmentos de marketing e publicidade, a disputa por espaço online está cada vez maior entre as empresas. Para ganhar a tão sonhada visibilidade e, consequentemente, a atenção do público, o Search Engine Marketing (SEM) surge como uma opção viável para aumentar o tráfego de um site.

Existem duas abordagens principais no SEM: PPC e SEO. A Publicidade Paga por Clique (PPC) é uma forma de publicidade que envolve a utilização de anúncios pagos nos resultados de uma pesquisa feita em um buscador, como o Google, por exemplo.

O Search Engine Optimization (SEO), por sua vez, é um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o ranqueamento orgânico de um site ou página nos resultados de uma pesquisa feita em motores de busca. 

A diferença entre PPC e SEO, como podemos ver, é que enquanto o PPC trata de aumentar o ranqueamento por meio de publicidade paga, o SEO diz respeito a fazer isso de forma orgânica, ou seja, sem investir o dinheiro da empresa em anúncios.

Ao combinar ambas as técnicas, as empresas podem aumentar significativamente sua visibilidade nos resultados de pesquisa e, consequentemente, gerar mais tráfego e conversões – o que culmina em um aumento no número de leads. 

O SEM é uma estratégia fundamental para o sucesso de qualquer empresa que busca ter presença online, pois a maioria dos usuários de internet usa os motores de busca para encontrar produtos e serviços.

SEM x SEO: qual a diferença?

Embora os conceitos de SEM e SEO sejam semelhantes e ambos se refiram a estratégias eficazes de marketing digital para aumento de tráfego, na prática são duas coisas distintas. Enquanto o SEM engloba várias técnicas para aumentar a visibilidade de um site nos resultados de pesquisa, o SEO é apenas uma das técnicas utilizadas no SEM.

O SEO é uma das estratégias que mais vem ganhando adeptos no marketing há um bom tempo, já que foca exclusivamente em aumentar o tráfego de maneira orgânica, utilizando apenas técnicas, sem gastos exorbitantes com mídia paga.

As otimizações de SEO são feitas por meio da otimização de palavras-chave, criação de conteúdo de qualidade e relevante, melhoria da experiência do usuário no site e construção de backlinks. 

O objetivo do SEO é aumentar a relevância do site para as palavras-chave relevantes, melhorando assim sua posição nos resultados de pesquisa – lembre-se de que quanto mais acima o seu link estiver, maiores as chances de ele ser clicado.

A seguir, preparamos uma lista com as principais diferenças entre ambos.

  • Técnica: enquanto SEO envolve otimização de palavras-chave, criação de conteúdo relevante, melhoria da experiência do usuário e construção de backlinks, o SEM é um conjunto de técnicas, trabalhando especialmente sob duas abordagens: SEO e PPC.
  • Objetivos: o objetivo do SEO é melhorar o ranqueamento orgânico de um site e suas páginas, enquanto o SEM foca em aumentar a visibilidade geral, ou seja, unindo  tráfego orgânico + mídia paga.
  • Prazo: o SEM é uma estratégia que pode gerar resultados imediatos por meio do PPC. O SEO, por outro lado, é uma estratégia de médio e longo prazo, pois leva um pouco mais de tempo para observar os resultados das otimizações – que precisam ser constantes – e do trabalho de construção de backlinks e autoridade.
  • Investimento: o SEO é uma estratégia de baixo custo, já que os únicos gastos eventuais serão com a contratação de ferramentas pagas que ajudem a otimizar o tráfego orgânico (análise de palavras-chave, por exemplo). O SEM, no entanto, tende a ser mais caro, especialmente quando se usa muito o PPC.
  • Controle: o controle que o SEO proporciona sobre a posição em que os termos vão aparecer nos resultados da busca são mais limitados do que no SEM. Isso ocorre por um motivo simples: enquanto no SEO você otimiza para ganhar visibilidade, no PPC sua empresa paga por isso.

Em resumo, ambos são importantes para o aumento do tráfego em um site ou para páginas específicas, basta verificar qual se encaixa melhor com a filosofia e o orçamento da empresa.

Como fazer o SEM?

Aplicar o SEM na sua empresa está longe de ser algo impossível ou extremamente complicado. Seguindo apenas 5 passos, você consegue colocar em prática essa estratégia de marketing digital e aumenta as chances de obter ótimos resultados.

1- Defina os objetivos

O primeiro passo é definir objetivos claros para a estratégia de SEM. Isso pode incluir aumentar o tráfego orgânico, gerar mais leads ou vendas, melhorar a reputação online da marca, entre outros. Pense nas principais dificuldades que a empresa enfrenta atualmente e quais delas são mais críticas de serem resolvidas. 

2- Faça uma pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é fundamental para o sucesso de uma estratégia de SEM. É preciso identificar as palavras-chave relevantes para o negócio e otimizar o conteúdo do site para elas. Além disso, é possível utilizar ferramentas de pesquisa de palavras-chave para descobrir novas oportunidades e comprar palavras-chave por meio do investimento em Ads.

3- Otimize o site

É importante garantir que o site esteja otimizado para as palavras-chave identificadas. Isso inclui a criação de conteúdo relevante e de qualidade, a otimização das meta tags e descrições e a melhoria da experiência do usuário no site. Lembre-se de que os fatores atuais de ranqueamento do Google levam 100% em consideração o EEAT (sigla em inglês para Experiência, Expertise, Autoridade e Confiabilidade).

4- PPC

O PPC, como explicamos, é uma forma eficaz de aumentar a visibilidade do site nos resultados de pesquisa e está dentro da estratégia de SEM. É possível criar anúncios para as palavras-chave relevantes e segmentar o público-alvo. É importante monitorar e ajustar as campanhas de PPC para garantir um bom retorno sobre o investimento (ROI).

5- Análise de dados

Uma análise de dados bem feita e trabalhada com inteligência é o equivalente para uma empresa a ouro digital. A análise de dados é fundamental para avaliar a eficácia da estratégia de SEM. É preciso monitorar o tráfego do site, as taxas de conversão, o ROI e outros indicadores relevantes. Com base nesses dados, é possível fazer ajustes na estratégia e melhorar o desempenho ao longo do tempo.

Seguindo estes passos, aumentam as chances da sua estratégia de SEM ser aplicada com sucesso e gerar ótimos resultados para a empresa.

Quais os benefícios do SEM?

Se ainda estiver com dúvidas sobre aderir o SEM à sua empresa, listamos, abaixo, os principais benefícios que essa estratégia – se bem planejada e executada – traz para o negócio.

  • Autonomia para as campanhas de marketing;
  • Controle sobre o investimento;
  • Geração de tráfego focado para um público-alvo específico;
  • Melhores otimizações de público;
  • Aumento da visibilidade orgânica e paga;
  • Aumento da captação de leads;
  • Resultados a curto prazo.

O SEM é uma ferramenta poderosa nas mãos de quem faz um bom planejamento e o executa com máxima precisão. 

Quer aparecer na primeira página do Google?

A Ploomes e a NP Digital se uniram por um objetivo específico: ensinar você a alcançar a primeira página do Google e captar tantos leads que seu banco de dados vai ficar repleto de contatos qualificados.

Fazendo download do e-book gratuito e exclusivo que preparamos, você aprende as técnicas mais eficientes para chegar na tão sonhada primeira página do Google e captar uma enxurrada de leads para o seu negócio.

Utilizando as mesmas estratégias e técnicas de profissionais e empresas consagrados no marketing digital, conheça boas práticas para ranquear melhor e atrair a atenção do seu público-alvo. Mude o jogo para a sua empresa! 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.