O que é PPC? Entenda o Pay per Click, sua importância e como ele funciona

O PPC (Pay Per Click) é uma forma de fazer anúncios online e pagar pela quantidade de cliques que eles receberem. Saiba como ele funciona!
Tayrane
23/11/2023 | 8 min

O Pay Per Click (PPC) é uma estratégia de marketing muito útil para gerar tráfego nos mecanismos de busca, como o Google, e aumentar o número de conversões. Nele, você só paga pela quantidade de cliques que seu anúncio receber.

Essa é uma forma que pode ser mais econômica para empresas que não têm grandes verbas para investir em mídia paga, mas mesmo assim precisam captar novos leads e encaminhar ao setor de vendas.

O PPC, porém, pode ser um pouco confuso, especialmente se você nunca trabalhou com ele ou alguma estratégia parecida. Confira este conteúdo com tudo sobre essa estratégia, qual sua importância, como funciona e muito mais.

O que é PPC?

Como explicamos acima, o PPC é uma forma de fazer anúncios e pagar apenas pela quantidade de cliques que ele recebe. É um modelo de publicidade online que usa plataformas como o Google Ads e paga uma taxa sempre que alguém clica nele.

Os anúncios PPC são exibidos nos resultados de pesquisa, em sites parceiros, ou em redes sociais. Eles são uma ótima maneira de gerar tráfego para a sua página ou aplicativo, aumentar as vendas e alcançar novos clientes.

Como funciona o PPC?

Lembra quando falamos que o PPC pode ser um pouco complexo para quem não está acostumado com essa estratégia? Isso costuma acontecer por conta da forma como ele funciona e da quantidade de etapas, que é a seguinte:

Pesquisa de palavras-chave 

A primeira etapa é identificar as palavras-chave relevantes para o seu negócio. Elas são os termos que as pessoas usam para pesquisar no Google e em outros mecanismos de pesquisa. Por exemplo: “software CRM para B2B” é uma palavra-chave.

Criação de anúncios atrativos e relevantes

Em seguida, você precisa criar anúncios que sejam atraentes e relevantes para o seu público-alvo. Os anúncios PPC devem incluir uma chamada à ação clara (CTA) e um texto persuasivo, mas que seja fácil de entender.

Estruturação de campanhas e grupos de anúncios

Você precisa estruturar suas campanhas PPC de forma que otimize o seu Retorno Sobre Investimento (ROI). Isso inclui a criação de grupos para organizar seus anúncios e a definição de metas para cada campanha.

Definição de lances e orçamentos adequados

Você precisa definir lances e orçamentos adequados para as suas campanhas PPC. São os lances que determinam quanto você está disposto a pagar por cada clique. Já os orçamentos se referem ao quanto você está disposto a gastar no total em suas campanhas.

Monitoramento e ajuste contínuo das campanhas

É importante monitorar o desempenho das suas campanhas PPC e ajustar as configurações conforme necessário. Isso garante que você esteja obtendo o máximo de retorno do seu investimento.

Por que usar o PPC?

O PPC é uma forma eficaz de alcançar seu público-alvo e gerar resultados mensuráveis para sua empresa. Ao veicular anúncios PPC, você pode:

  • Aumentar o tráfego para seu site pagando apenas por cada clique;
  • Gerar leads qualificados;
  • Vender mais produtos ou serviços;
  • Construir a reputação da sua marca;
  • Facilitar a forma como avalia e monitora os resultados;
  • Segmentar os clientes com base nas preferências e outras características;
  • Usar os vários formatos de anúncios disponíveis;
  • Controlar o tempo em que um anúncio é exibido e quanto você vai gastar com isso;
  • Conseguir cliques mais rapidamente.

Essa é uma ótima opção para empresas de todos os tamanhos, desde pequenas empresas até grandes corporações. 

Além disso, é bastante eficaz em negócios B2B, já que as vendas nesse modelo costumam ser mais complexas e o PPC otimiza os recursos investidos em anúncios online.

As principais plataformas de PPC

Existem diversas plataformas de PPC disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias características e vantagens. As duas principais são o Google Ads e o Meta Ads, mas existem outras opções que também podem ser interessantes para empresas de todos os tamanhos.

A seguir, você confere com cada uma delas funciona:

Google Ads

O Google Ads é a plataforma de PPC mais popular do mundo. Ele permite que você veicule anúncios nos resultados de pesquisa do Google, em sites parceiros e em aplicativos móveis.

Vantagens do Google Ads:

  • Grande alcance: ele oferece acesso a um grande público, pois os anúncios são exibidos nos resultados de pesquisa do Google, que é o buscador mais popular do mundo.
  • Segmentação: permite que você segmente seus anúncios para alcançar as pessoas certas, com base em fatores como localização, interesses e histórico de navegação.
  • Ferramentas e recursos avançados: disponibiliza uma grande variedade de ferramentas e recursos avançados que podem ajudar você a criar e otimizar suas campanhas PPC.

Meta Ads

O Meta Ads é a plataforma de PPC da Meta (Facebook). Ele permite que você veicule anúncios no Facebook, no Instagram e em outros aplicativos da Meta.

Vantagens do Meta Ads:

  • Alcance: oferece acesso a um grande público, pois o Facebook e o Instagram são duas das redes sociais mais populares do mundo.
  • Segmentação: permite que você segmente seus anúncios para alcançar as pessoas certas, com base em fatores como interesses, dados demográficos e comportamento online.
  • Formatos de anúncio inovadores: você tem à disposição uma ótima variedade de formatos de anúncio inovadores, como os de vídeo, carrossel e anúncios de realidade aumentada.

Outras redes de anúncio

Além do Google Ads e do Meta Ads, existem outras plataformas de PPC que também podem ser interessantes para empresas de todos os tamanhos. Algumas das opções mais populares incluem:

  • Bing Ads: O Bing Ads é a plataforma de PPC da Microsoft. Ele permite que você veicule anúncios nos resultados de pesquisa do buscador Bing.
  • LinkedIn Ads: O LinkedIn Ads é onde você veicula anúncios para profissionais em potencial na rede social – ótimo para negócios B2B.
  • YouTube Ads: O YouTube Ads permite que você veicule anúncios em vídeos.
  • Amazon Ads: O Amazon Ads é a plataforma de PPC onde você pode criar anúncios em produtos vendidos no site e no app.
  • Yahoo! Gemini: O Yahoo! Gemini é uma plataforma de publicidade digital que combina anúncios de display e de pesquisa nos e-mails do Yahoo e também no seu buscador.

Como escolher a plataforma de PPC certa

A escolha da plataforma de PPC certa depende de uma série de fatores, como seu orçamento, seus objetivos de marketing e seu público-alvo. Veja algumas dicas de fatores que vão te ajudar a tomar a decisão correta.

Tenha um orçamento definido

O PPC pode ser uma forma eficaz de alcançar seu público-alvo, mas também pode ser caro se não for feito com estratégia. É importante considerar seu orçamento antes de escolher uma plataforma para veicular os anúncios.

Seus objetivos de marketing

O que você deseja alcançar com suas campanhas PPC?  Aumentar o tráfego para seu site? Gerar leads? Vender mais produtos ou serviços? Faça a si mesmo essas perguntas antes de escolher a plataforma, para garantir que ela atenda aos seus objetivos de marketing.

Seu público-alvo

Se você está procurando alcançar um público amplo, o Google Ads ou o Meta Ads podem ser boas opções. Se você está procurando alcançar um público mais específico, como profissionais em potencial ou clientes em potencial, o LinkedIn Ads ou o YouTube Ads podem ser as melhores opções.

Considerações adicionais

Além de tudo o que mencionamos acima, você também pode considerar os seguintes fatores ao escolher uma plataforma de PPC:

Ferramentas e recursos disponíveis 

As diferentes plataformas de PPC oferecem uma variedade de ferramentas e recursos que ajudam a criar e otimizar suas campanhas, mas nem todas contam com as mesmas funcionalidades. Por isso, é importante escolher aquela que oferece o que você precisa para ter sucesso.

Complexidade da plataforma

Assim como o PPC costuma ser complexo no começo, se você nunca utilizou uma plataforma como o Google Ads ou Meta Ads, pode considerá-las complexas no início. Procure a opinião de um profissional que já trabalha com mídia paga ou estude bastante para fazer tudo certo.

Recomendações

Caso você ainda não saiba o que está procurando em uma plataforma de PPC, considere o seguinte:

  • Se estiver procurando grande alcance e segmentação avançada, o Google Ads ou o Meta Ads podem ser boas opções;
  • Caso queira uma plataforma para alcançar profissionais em potencial, o LinkedIn Ads é uma boa escolha;
  • Se o que quer é uma plataforma para veicular anúncios em vídeos, então o YouTube Ads pode ser o mais indicado.

Aprenda a estruturar o Marketing Digital da sua empresa

O PPC é uma excelente estratégia para aumentar o tráfego e as conversões do seu negócio, mas sem um bom planejamento por trás, há grandes chances de se tornar mais um problema – e você não quer isso.

Evitar que isso seja mais uma dor de cabeça no seu dia a dia é possível com organização e eficiência, por isso, a Ploomes desenvolveu o e-book Como estruturar um planejamento de Marketing Digital B2B.

Nesse material 100% gratuito e exclusivo, você aprende a atrair ótimas oportunidades de negócio usando canais digitais de maneira mais eficiente e previsível.

Baixe o conteúdo agora mesmo e melhore a sua visão estratégica do negócio usando o Marketing Digital:

banner e-book planejamento marketing digital b2b

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.