As pessoas sempre dizem que é preciso pensar positivo. Mas o pensamento positivo pode realmente ajudar a alcançar os objetivos e metas?
Uma coisa é certa, o pensamento positivo não é o único fator que determina o seu sucesso ou produtividade, mas a forma como você pensa afetará os resultados que obtém na vida.
É nesse sentido que entra o mindset, um termo que é frequentemente usado no universo do empreendedorismo. Ele é utilizado para descrever a forma que uma pessoa pensa e encara os desafios da vida, tanto pessoal quanto profissional.
Quer saber mais sobre mindset? Continue a leitura do artigo ou assista o vídeo a seguir:
A definição do mindset acredita que a forma como você pensa pode determinar o seu foco e o seu resultado final. Isso porque o mindset se refere a todas as características da mente de uma pessoa.
No entanto, o mindset não é algo que não pode ser mudado, pelo contrário. Qualquer pessoa pode se adaptar e alterar a forma que pensa, basta se desenvolver e se adaptar.
Neste conteúdo, vamos abordar o conceito e os tipos de mindset, como identificar o seu além de dicas valiosas para mudar seu mindset. Confira!
O que é mindset?
O mindset pode ser definido como um conjunto de crenças que moldam como uma pessoa entende e enxerga o mundo e a si mesma.
Ele pode influenciar como alguém pensa, sente e se comporta em qualquer situação. Isso significa que o que alguém acredita sobre si mesmo pode afetar tanto seu sucesso como o fracasso.Todas essas crenças e pensamentos costumam aparecer e se formar ainda na infância e adolescência.
De acordo com a psicóloga da Faculdade de Stanford nos Estados Unidos, Carol Dweck, as suas crenças desempenham um papel fundamental no que você deseja.
Dweck é uma das pioneiras nos estudos sobre mindset lançando a obra Mindset: a nova psicologia do sucesso no ano de 2017.
Ela também descobriu que é o mindset que desempenha um papel significativo na determinação de conquistas e sucesso.
Sendo assim, o mindset pode influenciar a forma como as pessoas se comportam em diversas situações na vida.
Por exemplo, à medida que as pessoas se deparam com situações diferentes, suas mentes acionam uma mentalidade específica que afeta diretamente seu comportamento naquela determinada circunstância.
Isso acontece pois cada situação pode ter dois lados: o bom e o ruim. Então, se alguém tem a mentalidade voltada para o negativo, ela pode crer que aquela é a realidade e tomar decisões com base nesse ponto de vista.
O contrário também pode acontecer. Se uma pessoa tem seu mindset voltado para o lado positivo, suas ações e condutas serão um resultado dessa mentalidade.
Por conta disso, duas pessoas com o mindset oposto podem enfrentar uma mesma situação com perspectivas completamente diferentes.
Quais os tipos de mindset?
De acordo com a psicóloga Carol Dweck, existem dois mindsets básicos: o fixo e o de crescimento, também chamado de progressivo.
Sendo assim, se uma pessoa tem um mindset fixo, ela acredita que suas habilidades são características fixas e, portanto, não podem ser alteradas. Ela também pode acreditar que o seu talento e a sua inteligência sozinhos a levam ao sucesso, não sendo necessário nenhum tipo de esforço.
Por outro lado, uma pessoa com o mindset de crescimento, acredita que seus talentos e habilidades podem ser desenvolvidos ao longo da vida por meio de esforço, estudo e persistência.
As pessoas com essa mentalidade não acreditam, necessariamente, que todos podem se tornar o novo Steve Jobs simplesmente porque tentam. Elas crêem que qualquer pessoa consegue aprender algo novo e aprimorar suas habilidades caso trabalhem para isso acontecer.
Veja na tabela abaixo as principais diferenças entre os dois tipos de mindset.
Mindset fixo | Mindset de crescimento |
Sou bom em algo ou não sou, não tenho possibilidade de aprender | Eu aprendo a fazer qualquer coisa |
Eu sou quem sou, e não há nada que possa mudar isso | Sou uma pessoa em em constante evolução |
Se você tem que trabalhar duro, você não tem capacidade de fazer esse trabalho | Quanto mais você se desafia e trabalha duro, mais inteligente você fica |
Se eu não tentar, não vou falhar. | Só falho quando paro de tentar. |
Eu nunca vou conseguir esse emprego, está fora da minha realidade | Essa vaga de emprego terá muitos desafios, vou me candidatar. |
Como identificar o meu tipo de mindset?
Para entender qual é o seu tipo de mindset, Para descobrir, leia as afirmações abaixo e escolha com quais você se identifica mais:
- Você nasce com talento para algumas coisas e para outras não. Isso não é algo que pode ser mudado.
- Não importa quem você é, não há muito o que fazer para melhorar suas habilidades e talentos.
- Qualquer pessoa é capaz de mudar quem ela é.
- É possível aprender coisas novas e melhorar sua inteligência com foco e determinação.
- As pessoas contam com talentos específicos ou não. Não é possível apenas adquirir talento para as coisas como aprender um esporte ou um instrumento musical.
- Estudar, trabalhar duro e praticar quaisquer novas habilidades que queira aprender são formas de desenvolver novos talentos.
De acordo com a teoria, se você tende a concordar mais com as frases 1, 2 e 5, provavelmente é uma pessoa com o mindset fixo. No entanto, se você concorda mais com as frases 3 e 4, 6, você tem chances de ser uma pessoa com mindset de crescimento.
Como desenvolver um mindset de crescimento?
Se você chegou a conclusão de que seu mindset é fixo e deseja mudar sua mentalidade para ter um mindset de crescimento, siga os quatro passos a seguir:
1. Desafie suas crenças limitantes
Algumas pessoas se apegam a suas crenças limitantes e não conseguem realizar seus sonhos. É preciso desafiar esses pensamento para superá-los e alcançar seus objetivos.
As crenças limitantes são as histórias que contamos a nós mesmos sobre quem nós somos: incapazes, com pouco talento, sem capacidade de ser bem sucedido. Essas ideias não são e podem ser substituídas por crenças fortalecedoras.
Ao reconstruir essa mentalidade com um conjunto de crenças positivas, é possível alcançar o sucesso.
2. Enfrente seus medos
Pessoas com mindset fixo deixam diversas oportunidades passarem por medo do fracasso. Aprender a sair do lugar do medo pode trazer novas oportunidades e desafios.
O medo é uma emoção destrutiva, mas não é preciso aceitá-lo. Superar seus medos é um passo importante para mudar seu mindset.
3. Mude sua perspectiva
Aprender como mudar sua mentalidade pode parecer difícil e desafiador. No entanto, na maioria das vezes, tudo o que é preciso para mudar o mindset é uma simples mudança na maneira como alguém vê o mundo.
Uma escolha que podemos fazer facilmente é o significado que damos às nossas experiências. Nada na vida tem significado certo, exceto o significado que damos a ela. Ou seja, é melhor enxergar os desafios como obstáculos – ou como oportunidades?
Conseguir ver as coisas de uma perspectiva diferente pode trazer um impacto enorme na vida pessoal e profissional.
4. Seja mais positivo
Quando algo não ocorre da forma que você queria, você se vê atolado em pensamentos negativos?
Saiba que se você plantar uma linguagem positiva em sua cabeça sempre, você se sentirá mais enérgico e disposto a superar os desafios. Lembre-se que os contratempos são normais e devem ser encarados com positividade.
Qual a importância do mindset de crescimento?
O mindset desempenha um papel crítico em como nós lidamos com os desafios da vida. Quando alguém conta com um mindset de crescimento, essa pessoa tende a ter vontade de aprender e trabalha para descobrir coisas novas.
Além disso, ter essa mentalidade torna as pessoas mais propensas a perseverar diante de quaisquer contratempos.
Ou seja, em vez de jogar a toalha, as pessoas enxergam qualquer situação como uma oportunidade de aprender e crescer. Por outro lado, aqueles com o mindset fixo são mais propensos a desistir diante de circunstâncias mais desafiadoras.
A psicóloga Carol Dweck escreve que aqueles com mindset fixo estão constantemente buscando a validação para provar seu valor não apenas para os outros, mas também para si mesmos.
Ela afirma que já viu diversas pessoas com o objetivo único de provar seu valor em sala de aula, carreiras e em relacionamentos.
Sendo assim, o mindset tem o poder de influenciar de forma direta ou não, as escolhas do dia a dia e as decisões que podem mudar drasticamente a vida das pessoas.
Livros recomendados
Por ser um assunto muito discutido no mundo do empreendedorismo, existem diversos livros que abordam o mindset como temática principal. A seguir apresentamos leituras para você aprofundar seu estudo.
Mindset: A nova psicologia do sucesso, por Carol S. Dweck:
Carol S. Dweck, ph.D e professora de psicologia na Universidade Stanford, desenvolveu o conceito de mindset, após anos de pesquisas e estudos. No livro, ela explica que a forma que encaramos a vida é crucial para o sucesso. Apresenta o mindset como algo que define a relação com o trabalho e com as pessoas. E aponta como um fator decisivo para que todo o potencial de um indivíduo seja explorado.
Mindset – Updated Edition: Changing The Way You think To Fulfil Your Potential, por Carol S. Dweck:
Neste livro, disponível apenas em inglês, Dweck volta a abordar o conceito de mindset, mas dessa vez a autora apresenta um guia prático sobre como desenvolver a mentalidade necessária para o sucesso, seja no âmbito pessoal ou profissional.
Mindset de alta performance: Como pensam e agem os líderes e as empresas mais inovadoras do mercado, por Behnam Tabrizi:
Behnam Tabrizi, professor em transformação organizacional na Universidade Stanford, estudou 26 grandes empresas, e o modo ágil e dinâmico de gerência dessas organizações, para desenvolver uma análise aprofundada com exemplos reais. Neste livro, o autor ensina como desenvolver um mindset de alta performance, que contribui para disseminar a cultura de inovação por toda empresa.
O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios, por Charles Duhigg:
O repórter do New York Times, Charles Duhigg, mostra neste livro que a chave para o sucesso é entender como os hábitos funcionam e como podemos transformá-los em prol de uma vida melhor. Indo além do conhecimento científico, ele apresenta também propostas factíveis e dicas práticas para lidar melhor com os grandes dilemas da vida contemporânea.
Estudo de Caso: Transformações Através do Mindset
A história de Michael Jordan, empresário e ex-jogador de basquete da NBA, é um exemplo de mindset de crescimento. O início de sua carreira foi marcado pela rejeição do time de basquete da escola e como ele usou dessa experiência como motivação para trabalhar mais.
Jordan acreditava nas suas habilidades e entendia que elas poderiam ser aprimoradas com esforço e prática contínuos. O ex-jogador afirmou certa vez: “Eu errei mais de 9.000 arremessos na minha carreira. Eu perdi quase 300 jogos. Em 26 ocasiões, confiaram em mim para fazer o arremesso vencedor e eu errei. Eu falhei repetidamente em minha vida. E é por isso que eu sou bem-sucedido.”
A visão de que cada falha é uma oportunidade para melhorar levou Jordan a se tornar um ícone no mundo do esporte, e um caso de sucesso frequentemente citado em estudos sobre mindset.
Sua trajetória mostra como a crença no desenvolvimento contínuo e no aprendizado com os erros, podem levar a uma grande mudança, tanto do lado pessoal quanto profissional.
Outro caso de sucesso com o uso do mindset de crescimento é o exemplo da fundadora da SPanx, uma grande marca de roupas íntimas modeladoras, Sara Blakely.
A empresária passou por alguns fracassos iniciais, como a rejeição no trabalho de advocacia e muitos obstáculos, antes de lançar sua marca de modeladores. Sem experiência na indústria da moda, Blakely precisou aprender sozinha.
Em um caminho desafiador de novas descobertas constantes e consequentemente muitos tropeços, foi na sua visão de que o fracasso é parte do aprendizado que a empresária conseguiu persistir.
Conclusão
O sucesso tem tudo a ver com mentalidade. Todos nós conhecemos algumas pessoas talentosas e com grandes habilidades que não são tão bem-sucedidas na vida profissional e pessoal.
Por outro lado, também existem pessoas que não têm um diploma universitário e não parecem ter muito conhecimentos, mas conseguem crescer e viver uma vida que algumas pessoas só conseguem sonhar.
Quando se trata de alcançar o sucesso, o talento, as habilidades e a paixão são apenas parte dos fatores, o mindset desempenha um papel essencial nisso.
Ter uma mentalidade voltada para o crescimento é algo que pode trazer muito sucesso tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. Então, não deixe de colocar em prática todas as dicas que trouxemos aqui.
Quer saber mais sobre como melhorar seu estado de mente? Confira nosso artigo Alcançando o estado de flow: dicas práticas.