6 dicas para aumentar sua geração de leads

Para quem trabalha com Marketing, sobretudo na área digital, entende alguns desafios no processo de captação de clientes, ou a geração de leads, processo tão importante para a […]
Blog da Ploomes
23/11/2021 | 8 min
aumentar a geração de leads

Para quem trabalha com Marketing, sobretudo na área digital, entende alguns desafios no processo de captação de clientes, ou a geração de leads, processo tão importante para a manutenção dos fluxos de venda e constante atração dos usuários.

Afinal, não basta apenas captar, é necessário fazer com que o cliente continue mantendo o interesse pelo serviço ou produto, até o processo de finalização da compra.

Com o aumento do número de empresas e da competitividade, é fundamental investir no Inbound Marketing, que consiste em algumas técnicas e estratégias de marketing de atração. 

Com isso, serão desenvolvidas ações de conquista ao cliente, humanização da marca, além de um processo de interação e relacionamento.

São muitas estratégias que precisam ser empregadas para conhecer o público-alvo e até mesmo atuar na geração de leads.  

Por isso, neste artigo traremos dicas que vão ajudar o seu negócio no processo de atração e conversão de mais leads. Confira mais detalhes a seguir, em nosso artigo!

O que são leads?

Antes de trazermos as dicas sobre como realizar a geração de leads, é fundamental compreender o que o termo representa. 

De forma simples, os leads são possíveis consumidores e clientes interessados em um determinado serviço ou produto que sua empresa oferece. 

Ou seja, são pessoas que desejam obter mais informações, sendo que essa taxa de conversão do lead ocorre quando ele compra o seu produto ou serviço. 

Por exemplo, digamos que uma pessoa tenha interesse em sapatos vermelhos e pesquise na internet. 

Ao verificar o sapato vendido em sua empresa, ela clica para obter mais informações sobre o modelo, fabricação, tipo de material, dentre outros. 

Com isso, essa pessoa até se cadastra para receber mais informações sobre sua loja e e-mails com promoções. Ou seja, ela é um possível lead e, se essa pessoa chegar a concluir a compra, o objetivo estará cumprido. 

Em alguns casos, a obtenção do produto não é tão direta, pois o cliente pode desejar adquirir um serviço ou resolver algumas dúvidas antes da efetivação da compra. 

Nesse caso, algumas empresas disponibilizam formulários para o cliente preencher com seu contato e nome completo, para que um agente consiga falar com a pessoa. 

É importante saber que o lead já é uma pessoa que tem bastante interesse na sua empresa, inclusive, em receber seus conteúdos e ofertas.  Assim, não se trata de uma pessoa sem interesse no negócio. 

Sabendo o que é lead e da necessidade de conquistar novos clientes, é importante conhecer as estratégias utilizadas para que essa geração de leads aconteça com qualidade, trazendo os clientes certos. 

Como gerar mais leads?

Como a geração de leads está diretamente ligada ao inbound marketing, sendo fundamental para conquistar e se relacionar com os clientes, é importante conhecer como realizar esse processo de gerar e alimentar os leads. Separamos 6 dicas que vão ajudar sua empresa. 

1 – Tenha uma homepage que chame a atenção do cliente

Nossa primeira dica é sobre a necessidade de  investir em um site que tenha características de legibilidade e navegação, como uma boa usabilidade, adaptado para dispositivos móveis e para computadores, carregamento rápido das páginas, além de ser acessível para pessoas com deficiência. Ou seja, seu site precisa ser:

  • Legível;
  • Interativo;
  • Funcional;
  • Com carregamento rápido;
  • Focado em seu cliente. 

Isso representa dizer que seu site precisa funcionar corretamente para que o cliente tenha facilidade em navegar nas páginas que ele precisa, assim como realizar a compra de forma rápida. 

2 – Crie formulários diretos para conhecer melhor seu público

Além do site, a criação de formulários, assim como de landing pages que atraiam o público, são processos importantes para obtenção de informações sobre o seu cliente, o que ajuda no desenvolvimento de materiais e promoções, além de uma forma de mostrar interesse pela marca. 

Por isso, torne o espaço no qual o cliente preenche suas informações ainda mais interessante e interativo. 

Para criar landing pages inteligentes, ou até mesmo formulários mais interativos, existem diversos softwares e páginas especializadas em gerar esse tipo de ação e que podem ajudar na criação de ideias. 

3 – Envie conteúdos criativos para seus clientes, como e-books

Quando a empresa tem acesso aos seus leads, que são potenciais clientes, é muito importante utilizar técnicas do Marketing de Conteúdo, por meio da nutrição dos leads. 

Essa nutrição representa enviar um conteúdo de qualidade para o cliente, fazendo com que ele sempre se lembre de sua marca e negócio.

O marketing de conteúdo atua com técnicas que visam identificar palavras-chaves e conteúdos que chamam a atenção da clientela, ou mesmo envio de materiais de relacionamento, com base em materiais já comprados, pensando na fidelização.

Com isso, a empresa consegue direcionar o seu conteúdo a depender da necessidade do cliente. 

Inclusive, o marketing de conteúdo é uma excelente ferramenta para captar novas pessoas, que podem tornar-se leads.

Isso porque o conteúdo consegue despertar tanto interesse e é tão assertivo, que a pessoa decide se cadastrar em seu formulário e passa a valorizar e reconhecer ainda mais a marca.

Quando falamos sobre o tipo de conteúdo é válido ressaltar sobre a importância de diversificar o material oferecido. Ou seja, a empresa pode apostar em conteúdos de:

  • Fotografia;
  • Infográficos;
  • Vídeos;
  • E-books;
  • Envio de folders e revistas;
  • Gravação de áudios.

Com isso, o cliente consegue ter acesso a um material diversificado. É interessante também segmentar, ou seja, apostar em uma personalização.

Lembre-se que não vale a pena enviar o mesmo conteúdo para todos os clientes e repetidas vezes, porque isso pode fazer com que seu email vire um spam, ou que o cliente não se interesse, afetando a taxa de conversão. 

4 – Utilize ferramentas digitais, como anúncios em redes sociais e no Google

Outra dica importante é aproveitar os recursos digitais disponíveis na contratação de serviços como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e Twitter Ads

Isso porque, por meio de anúncios ou de campanhas, sua empresa consegue atingir um número maior de pessoas.

Ou seja, por meio das redes sociais é possível realizar algumas campanhas publicitárias sobre produtos e serviços ofertados em sua empresa e, por isso, mais pessoas conseguem conhecer sua marca e visualizar seu negócio. 

Por meio do Google Ads, por exemplo, é possível alavancar sua marca e seu posicionamento no momento da busca digital do cliente. 

Para que um anúncio tenha sucesso no Google Ads ou nas redes sociais, o marketing de conteúdo exercerá um papel importante a partir de técnicas de SEO, que significa Search Engine Optimization

Basicamente, esse é um mecanismo de busca que é focado na otimização, contribuindo na escolha das palavras-chaves que seu público pesquisa, assim como ajudando na construção de conteúdo, principalmente, textual. 

Aliando as palavras corretas a um investimento em anúncios para os meios digitais, a empresa consegue obter vantagens como um aumento da visibilidade da marca, assim como maior número de visitas no site, aplicativos e até mesmo conversões de leads. 

5 – Tenha  uma equipe qualificada em marketing digital

Uma atenção importante que sua empresa deve ter também diz respeito à qualificação de sua equipe. 

Isso representa dizer que se o cliente for direcionado por uma página e preencher seus dados de email e telefone, a empresa deve ter uma equipe pronta para telefonar, enviar emails marketing e até mesmo interagir com o cliente em redes sociais e no whatsapp. 

Se a empresa não pensar na integração do digital com as ações físicas, dificilmente ela ganhará a credibilidade das pessoas e terá boas taxas de conversão dos leads. 

6 – Aproveite o marketing digital para geração de leads

Outra estratégia bastante legal para quem utiliza o Google Ads e as técnicas do inbound marketing é investir em remarketing. 

Isso significa que quem preencheu os formulários de sua empresa e tem interesse pelo seu negócio, receberá anúncios de forma repetida para se lembrar de fechar o negócio. 

Além disso, para possíveis clientes em potencial é possível utilizar outras técnicas, como uma conversa pelo whatsapp corporativo ou o uso de pop-ups, que conseguem chamar a atenção do seu cliente. Outras dicas para gerar mais leads para sua empresa são:

  • Crie ofertas e ofereça descontos aos clientes;
  • Delimite como será feita a avaliação de métricas no site e redes sociais;
  • Atualize suas pesquisas de mercado para se aproximar de sua persona;
  • Crie personas para o seu negócio, direcionando o conteúdo. 

Com todas essas dicas é possível compreender que as empresas que desejam obter um diferencial diante do mercado, assim como se destacar em meio da concorrência, devem apostar em um investimento no ambiente digital. 

Esse investimento, sem dúvidas, pode trazer retornos bastante interessantes para as empresas, pois muitos clientes estão nesse ambiente e utilizam os meios digitais para conhecer os negócios e novos produtos. 

Neste aspecto, foi possível compreender também que o cliente é uma parte bastante importante no processo de compra de uma empresa e como ele está exposto a diferentes marcas e produtos, é importante ter estratégias de captação e fidelização para, assim, fazer com que a pessoa torne-se lead e, consequentemente, adquira um produto ou serviço de sua empresa. 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

    Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

    Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

      Seus contatos serão utilizados para envio de e-mails, respeitando a sua privacidade, e é possível cancelar o recebimento de novas mensagens a qualquer momento.