Automação de Propostas: o que é, como e por que implementar?

Word e Excel são ótimas ferramentas, mas com diversas falhas. Veja porque implementar um CRM com automação de propostas.
Tayrane
17/01/2023 | 5 min
Automação de propostas implementar

Se sua empresa é como a maioria, seus colaboradores ainda criam propostas comerciais e orçamentos usando Word, Excel ou PowerPoint.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Embora estas sejam ferramentas fantásticas, elas apresentam diversos problemas quando usadas para este fim:

  • Excesso de tempo gasto: para cada proposta a ser gerada, é necessário reescrever todos os dados do cliente, inserir produtos e serviços com suas respectivas informações, calcular preços na mão, ajustar visual, escrever textos, etc.
  • Erros: para tentar reduzir o tempo, os colaboradores começam a copiar e colar informações de outros documentos ou, até mesmo, copiar um arquivo inteiro e modificar a proposta a partir dali. Neste processo, eles esquecem de trocar o nome do cliente ou de refazer um cálculo, causando o envio de um preço errado.
  • Dificuldade de armazenamento e busca: o mais comum é anexar arquivos em pastas compartilhadas, já que você precisa ter todos os documentos guardados de forma segura. Neste formato, entretanto, fica muito complicado encontrar propostas antigas e praticamente impossível extrair qualquer tipo de inteligência e relatório dali.

Sendo assim, vamos explicar aqui por que implementar automação de propostas é a melhor opção para seu negócio.

O que é Automação de Propostas?

 A geração automática de Propostas é um tipo de sistema criado justamente para resolver os problemas citados acima e focado na equipe comercial.

Veja mais sobre automação de propostas no vídeo abaixo ou continue a leitura!

Você pode guardar todos os modelos de proposta que sua empresa usa no dia a dia dentro de sistemas de Automação de Propostas.

Cada modelo possui o que chamamos de campos inteligentes, ou seja, espaços que serão substituídos de forma automática por informações do cliente, dos produtos/serviços contidos na proposta, do usuário que gera a proposta, entre outros.

Isso significa que esses sistemas possuem suas próprias bases de dados, pois é a partir delas que as informações automáticas serão extraídas.

É muito comum que você consiga, inclusive, migrar dados de clientes, produtos e serviços de outros sistemas para lá, de forma massiva, sem precisar começar do zero.

Além do preenchimento de dados automático, as ferramentas mais avançadas também oferecem cálculos de preço e imposto, bem como a criação de outras regras definidas por sua empresa, como controle de descontos oferecidos, formas pré-definidas de pagamento, entre outros.

Por fim, as melhores ferramentas de Automação de Propostas para implementar no seu negócio também oferecem a possibilidade de acompanhar a evolução de cada proposta.

Por meio desse recurso, o vendedor é notificado se o cliente visualizou a proposta ou se ela foi convertida em venda ou não, por exemplo, além de oferecer relatórios para análises mais gerenciais.

Por que implementar uma ferramenta de Automação de Propostas?

 Após a contratação de uma ferramenta de automação de propostas, você deverá notar as seguintes evoluções:

  • Diminuição drástica no tempo de geração de proposta a partir das automações de dados e cálculos;
  • Fim dos erros de português, de cálculo e de informações provindas da cópia de uma outra proposta;
  • Padronização visual das propostas enviadas por sua equipe
  • Organização e facilitação nas buscas por propostas enviadas;
  • Controle sobre o andamento das propostas enviadas;
  • Relatórios gerais das propostas comerciais.

Que empresas podem se beneficiar da Automação de Propostas?

Indústrias e grandes escritórios de representação e revenda:

Estas empresas geralmente automatizam suas propostas comerciais por ERPs, mas o acompanhamento é pobre, existe limitação visual e pouca liberdade para ajuste das propostas. Por isso, podem se beneficiar muito de uma ferramenta mais moderna.

CRMs com Automação de Proposta são capazes de tirar o vendedor do ERP e centralizar a vida dele em uma única ferramenta.

Serviços Serializados (softwares, medicina ocupacional, eventos, Rádio e TV, entre outros):

Estas empresas possuem preços e serviços bem definidos e são extremamente propícias a automatizar propostas, já que também não são atendidas por ERPs atualmente. A substituição do CRM atual por um que automatize propostas é o caminho mais tradicional.

Serviços não serializados (engenharia, agências de marketing e desenvolvimento, consultorias):

Nestes casos, existe maior dificuldade para automatizar, pois as propostas variam bastante de uma pra outra. Entretanto, existem soluções flexíveis que trazem um esqueleto mínimo e permitem ao usuário realizar grandes modificações visuais como em um editor de documentos.

Comércio e pequenos escritórios de representação e revenda:

Nestes casos, um ERP ainda não é uma ferramenta viável. Por isso, você pode começar desde já a automatizar suas propostas a um custo muito menor, em uma ferramenta muito mais rápida e fácil de implantar.

Processo de contratação e implementação

As grandes empresas de CRM tradicionais do mercado possuem ferramentas para automação de propostas, mas costumam ser extremamente caras e com baixa adesão do usuário.

Prefira sistemas com automação de propostas mais modernas, simples de usar e implementar. A maioria delas funciona online e realiza cobranças mensais.

A implantação costuma ser bastante simples e dura poucos dias, com exceção dos casos de indústrias com regras de imposto complexas. Neste cenário, pode tomar um pouco mais de tempo e capital humano.

Se você deseja se preparar melhor, tenha os seguintes itens em mãos:

  • Modelos de propostas definidos (geralmente, Word ou Excel. A maioria das ferramentas não trabalha com formatos de PowerPoint);
  • Base de produtos, se for necessário, disponível em Excel;
  • Se você quiser automatizar precificação, é importante ter regras de preço formalizadas.
Banner: solicite uma demonstração do Ploomes

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.