Backlinks: o que são e como utilizá-los na sua estratégia

Descubra como atrair mais tráfego para o seu site. Aumente sua autoridade online e conquiste melhores posições com backlinks.
Tayrane
20/03/2024 | 10 min

Um backlink é um link de um site externo que aponta para o seu site. Eles são elementos cruciais para as estratégias de posicionamento nos mecanismos de buscas

Neste material, abordaremos a conexão entre negócios, relevância em buscas e backlinks. E ao compreender com mais clareza essa relação complexa, você poderá adotar táticas mais eficazes para alcançar sucesso em um ambiente digital cada vez mais dinâmico.

Os backlinks são links que direcionam para o seu site a partir de outras fontes. Em outras palavras, é uma estratégia de marketing digital em que se deve conquistar links que apontam de uma página para a sua. É, essencialmente, um voto de confiança de outro site no seu, uma vez que o seu conteúdo é relevante o bastante para ser compartilhado.

Alguns exemplos de backlinks: 

  • Links de outros sites que recomendam o seu conteúdo;
  • Links em comentários de blogs ou fóruns;
  • Links em redes sociais;
  • Links em artigos de guest blogging.

Em outras palavras, os backlinks são os resultados da obtenção de links externos de outros sites que apontem para o seu site, aumentando a autoridade e o tráfego.

Quando se trata de negócios B2B, a relevância nos mecanismos de busca é essencial para garantir que empresas em busca de produtos ou serviços encontrem parceiros mais adequados para suas necessidades.

Pensando nisso, entendemos que os backlinks são relevantes porque são um dos principais critérios de classificação para os mecanismos de busca. À medida que mais ligações de outras páginas forem estabelecidas, maior será a sua visibilidade orgânica nas pesquisas.

Os buscadores compreendem que a indicação do seu conteúdo é um forte sinal da qualidade, relevância e confiabilidade do que é compartilhado. O que contribui para o o aperfeiçoamento do PageRank.

Quanto mais backlinks de qualidade uma página receber de outros sites relevantes e autoritários, maior será seu PageRank. Isso ocorre porque para ranquear as páginas, é considerado cada backlink como um voto de confiança ou endosso para a página vinculada. 

Aquisição de tráfego de referência

O processo de direcionar visitantes qualificados para o seu site a partir de links em outros sites, também conhecidos como backlinks, refere-se a ideia de aquisição de tráfego de referência.

No contexto B2B, esta ação pode desempenhar um papel crucial na geração de leads e assim no crescimento do negócio. Mas para alcançar este propósito é importante manter o foco na criação de relacionamentos genuínos e na oferta de valores para seu público-alvo. 

Fortalecimento da marca

O fortalecimento da marca ocorre quando sua imagem e identidade é mais amplamente reconhecida, valorizada e lembrada pelos consumidores. 

Isso pode ser alcançado por meio de estratégias de marketing, que incluem a utilização de um link building eficaz, responsável pela criação de backlinks qualificados.

Os backlinks de sites respeitáveis e relevantes podem aumentar a credibilidade e a autoridade da sua marca. E nesse contexto, quanto mais backlinks você tiver, maior será a exposição do seu conteúdo aos novos públicos.

Os visitantes que acessam o seu site por meio de backlinks tendem a demonstrar maior interesse em relação ao conteúdo, produtos ou serviços, o que pode resultar em taxas de conversão mais elevadas. O que contribui para o aumento da sua autoridade de domínio perante aos mecanismos de busca e assim fortalecendo a marca no ambiente digital.

Construção de relacionamentos

Fundamental para o sucesso em qualquer tipo de negócio, a construção de relacionamentos sólidos com clientes, parceiros e influenciadores pode levar a parcerias duradouras e oportunidades de negócios.

Estabelecer parcerias estratégicas pode criar oportunidades para troca de backlinks qualificados. Mas para isso acontecer é necessário criar conexões autênticas e construir conteúdos valiosos. 

Construir relacionamentos com ligações significativas, em colaboração mútua para alcançar objetivos comuns, é um fator fundamental para o sucesso das estratégias para o digital. 

Para aprimorar a utilização dos backlinks é necessário entender como categorizá-los. 

Existem diferentes tipos de backlinks, incluindo Follow, No Follow e patrocinados. Confira abaixo e descubra qual o melhor para seu planejamento estratégico.

Follow

Um link follow é um tipo de backlink que transmite autoridade de uma página para outra. Eles incluem uma instrução para os mecanismos de busca seguirem o link para o site de destino. Sendo considerados valiosos em termos de SEO, ao ajudarem a aumentar a autoridade e a relevância do site vinculado.

No Follow

Já os links No Follow, são um tipo de backlink que não passa autoridade de uma página para outra. Eles são comumente usados ​​em situações onde o site vinculador não quer associar sua própria autoridade ao site de destino.

Ou seja, incluem uma instrução para os mecanismos de busca não seguirem o link para o site de destino. Logo devem ser evitadas ao máximo.

Patrocinado

Um link patrocinado é um tipo de backlink que é pago e devem seguir as diretrizes dos mecanismos de busca. Enquanto os backlinks são adquiridos organicamente por meio de criação de conteúdos de alta qualidade.

Embora os backlinks e os links patrocinados sejam distintos, ambos podem ser componentes importantes de uma estratégia bem-sucedida. 

Em resumo, os backlinks ajudam a construir autoridade online, enquanto os links patrocinados oferecem uma opção paga para aumentar a visibilidade e o tráfego do seu site, a curto prazo.

Uma estratégia de backlinks envolve definir objetivos, publicar conteúdo de qualidade, buscar bons parceiros, investir em guest posts e monitorar métricas para identificar backlinks de qualidade.

Defina os objetivos

O primeiro passo para uma estratégia coesa é definir claramente seus objetivos. Para isso comece identificando suas necessidades e prioridades, de forma específica e que seja mensurável.

Estabeleça metas realistas e defina prazos que priorizem seus objetivos com base em sua relevância. Alinhe o que for definido a estratégia geral do seu negócio e revise regularmente o desenvolvimento dos pontos definidos.

Publique conteúdo de qualidade

Bons backlinks estão intrinsecamente relacionados a um conteúdo de alta qualidade que seja digno de ser compartilhado e vinculado por outros sites.

Ou seja, os conteúdos relevantes são mais propensos a atrair a atenção, tem maior probabilidade de serem referenciados em outros sites e ajudam a estabelecer a credibilidade e relevância do seu site em seu nicho de mercado. 

Busque bons parceiros

Encontrar parceiros faz parte da estratégia fundamental na obtenção de backlinks de qualidade. Para um elo duradouro, que renda bons frutos, é preciso identificar quem é relevante no seu meio e a qualidade da presença deles no meio digital.

Proporcionar uma troca de valores, como conteúdo exclusivo e colaboração em projetos, pode ser um atrativo para a parceria. 

Invista em guest post

Um guest post é um conteúdo criado por um autor externo e publicado em um blog ou site de outra empresa. Sendo uma prática de colaboração mútua. 

O investimento em artigos relevantes do seu setor, faz parte da estratégia para obter backlinks e aumentar a visibilidade da sua marca. Sendo importante focar na qualidade do conteúdo e na relevância do parceiro escolhido.

Algumas métricas importantes para serem utilizadas na mensuração dos backlinks são:

  • Analisar a Autoridade de Domínio (Domain Authority – DA) e Autoridade de Página (Page Authority – PA);
  • Relevância do conteúdo;
  • Verificar se o site possui um bom volume de tráfego orgânico e a Taxa de Rejeição (Bounce Rate);
  • Verificar e garantir uma diversificação de fontes de diferentes autoridades. 

Conteúdos interessantes e informativos são backlinks naturais. Estes são adquiridos organicamente, sem intervenção direta do proprietário do site, e se baseiam puramente no interesse gerado pela informação divulgada.

Texto âncora

O texto âncora é o texto clicável em um link e é uma parte essencial da estratégia. Ao otimizar o texto âncora para relevância, palavras-chave e variedade, você pode melhorar a qualidade e o impacto dos seus backlinks. Ou seja, deve ser relevante e descritivo para melhorar a experiência do usuário e o SEO.

Existem diversos tipos de links, alguns já citados neste texto como o follow, nofollow, patrocinados e naturais. Outros links são: os internos que direcionam em um mesmo site, os externos que apontam de outro site para o seu e links incorporados a imagens ou mesmo no formato texto.

Cada um dos diferentes links tem efeitos na autoridade do site e no SEO.

Posição na Página

A posição de um backlink em uma página pode influenciar sua visibilidade, acessibilidade e eficácia em termos de SEO. Aqueles adicionados na parte superior da página, sem ser necessário rolar a página, tendem a receber mais atenção dos usuários. 

Outros pontos importantes são: a relevância do conteúdo, como já explicado anteriormente, e a inserção não intrusiva, evitando uma excessividade promocional.

Existem várias ferramentas disponíveis para auxiliar na sua estratégia e podem ajudá-lo a analisar de forma completa seus backlinks.

Em resumo, estas plataformas podem auxiliar na construção de backlinks, fornecendo insights detalhados sobre os backlinks do seu site, identificando oportunidades de criação de novos, auditando a qualidade dos existentes e monitorando o desempenho da sua estratégia ao longo do tempo. 

Abaixo apresentamos três ferramentas poderosas.

SEMrush

A SEMrush é uma ferramenta de marketing digital que oferece uma grande variedade de recursos para aperfeiçoar a sua presença online. Sendo uma das suas funcionalidades principais a de auxiliar na criação de backlinks de diversas maneiras.

Moz

A Moz é uma plataforma que reúne diversas ferramentas de análise de SEO, entregando dados de desempenho em relação aos principais mecanismos de buscas. Seus recursos contribuem para o desenvolvimento de uma estratégia de link building mais eficaz, impulsionando o sucesso da sua presença online.

Desenvolvida pelo Moz, a Autoridade de Domínio (Domain Authority, DA) é uma métrica que mede a influência de um site no Google. Ela é muito utilizada quando falamos de SEO. 

Ahrefs

O Ahrefs é uma ferramenta de análise de dados de SEO que fornece dados aprofundados sobre backlinks, palavras-chave e tráfego de referência. Com uma variedade de funcionalidades projetadas para ajudar gestores, ela contribui para melhorar sua presença online e impulsionar o tráfego orgânico para seus sites.

Conclusão

Em um ambiente de negócios B2B altamente competitivo e em constante evolução, a relevância dos backlinks na estratégia de SEO é inquestionável.

Os backlinks não são apenas um componente essencial para melhorar a visibilidade e a autoridade nos mecanismos de busca, mas também desempenham um papel crucial na construção de vínculos sólidos e duradouros entre empresas.

Os backlinks são um componente crucial de qualquer estratégia de SEO e marketing digital. Eles ajudam a aumentar a autoridade, relevância e visibilidade do seu site nos mecanismos de busca, levando a um melhor ranking e mais tráfego. 

Mas para isso é importante desenvolver uma estratégia de backlinks sólida e monitorar regularmente seu desempenho para garantir resultados positivos.

Lembre-se que os mecanismos de buscas consideram vários fatores ao avaliar a qualidade de um backlink. Como a autoridade do site de onde o backlink vem, a relevância do conteúdo vinculado, o texto âncora usado no link e a naturalidade dos padrões de conexão.

Gostou deste conteúdo e quer saber como colocar em prática? Acesse aqui e saiba como fazer seu link building. Acompanhe a Ploomes aqui no blog, nas redes sociais, assine newsletter e alavanque o planejamento estratégico digital da sua empresa. 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

Isso vai fechar em 0 segundos